SóProvas


ID
5138593
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Mataraca - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O serviço brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho, dos trabalhadores e do amplo acesso à terra para a produção de meios de vida e ao compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história. MV Iamamoto. O serviço social na cena contemporânea. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS / ABEPSS, 2009, p. 18 (com adaptações).

A partir do texto acima como referência inicial, analise os itens a seguir, acerca do serviço social na contemporaneidade.

I. Estudos revelam que, na análise das particulares condições particulares de trabalho do assistente social, recoloca-se o clássico dilema entre causalidade e teleologia, bem como entre momentos de estruturas e momentos de ação.
II. A ruptura com o conservadorismo histórico, a partir do movimento de reconceituação, provocou a instauração de um ambiente em que não há possibilidade de interferência de correntes teórico-metodológicas herdeiras da perspectiva modernizadora, de caráter sistêmico, no serviço social brasileiro da atualidade.
III. Os desdobramentos das mudanças societárias ocorridas ao longo dos anos 90 do século passado, e as repercussões dessas mudanças nos dias atuais, manifestam-se, no âmbito do exercício profissional do assistente social, na alteração de suas condições de trabalho, as quais refletem as novas demandas encaminhadas à profissão e as respostas mobilizadas para respondê-las.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O item III está errado pois não conseguimos romper totalmente com o conservadorismo

    GABARITO: D

  • momentos de estruturas? o que seria isso?

  • GABARITO: D

    "Verifica-se uma tensão entre projeto profissional, que afirma o assistente social como um ser prático-social dotado de liberdade e teleologia, capaz de realizar projeções e buscar implementá-las na vida social; e a condição de trabalhador assalariado, cujas ações são 9 submetidas ao poder dos empregadores e determinadas por condições externas aos indivíduos singulares, os quais são socialmente forjados a subordinar-se, ainda que coletivamente possam rebelar-se. Em outros termos, repõe-se, nas particulares condições do trabalho do assistente social profissional, o clássico dilema entre causalidade e teleologia, entre momentos de estrutura e momentos de ação, exigindo articular, na análise histórica, estrutura e ação do sujeito."

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/FH41e7O0eM1MvI8g3552.pdf