SóProvas


ID
5139982
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus do Sul - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca da disciplina constitucional dos municípios, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Questão quer a assertiva incorreta.

    GABARITO: B.

    Letra A -> correta, pois reproduz o caput do art. 29 da CF.

    Letra B -> incorreta (gabarito), pois o art. 29-A, §1º, da CF prevê que a Câmara Municipal não gastará mais de 70% de sua receita com a folha de pagamento, INCLUÍDO o gasto com o subsídio dos vereadores.

    Letra C -> correta, pois reproduz art. 31, §4º, da CF

    Letra D -> correta, pois reproduz art. 29, VII, da CF

  • GABARITO: LETRA B

    LETRA A - Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

    LETRA B - Art.  29-A.  § 1   A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.

    LETRA C - Art. 31.§ 4º É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

    LETRA D - Art. 29. VII - o total da despesa com a remuneração dos Vereadores não poderá ultrapassar o montante de cinco por cento da receita do Município

    FONTE: CF 1988

  • GABARITO - B

    A) O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal.

    MUNICÍPIOS E DF = LEI DDD

    Dez dias

    Dois turnos

    Dois terços dos votos

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos

    Art. 32. O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger- se-á por lei orgânica, votada em dois turnos com interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição.

    ___________________________________________

    B) A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, excluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.

    ESQUEMATIZANDO>

    CAM - NÃO PODE GASTAR

    mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento

    incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.  

    Dica de memorização: Nessa idade vc TENTA

    Se gastar ?

    CRIME DO PREFEITO?

    NÃO!

    Constitui crime de responsabilidade do Presidente da Câmara Municipal

    REMUNERAÇÃO DE VEREADORES:

    o total da despesa com a remuneração dos Vereadores não poderá ultrapassar o montante de cinco por cento da receita do Município; 

    _____________________________________

    C) É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

    Art. 31, § 4º É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

    CUIDADO!

    A Constituição da República impede que os Municípios criem os seus próprios tribunais, conselhos ou órgãos de contas municipais (CF, art. 31, § 4º), mas permite que os Estados-membros, mediante autônoma deliberação, instituam órgão estadual denominado Conselho ou Tribunal de Contas dos Municípios (RTJ 135/457, rel. min. Octavio Gallotti – ADI 445/DF, rel. min. Néri da Silveira)

    _____________________________________

    BONS ESTUDOS!

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca dos Municípios na Constituição Federal.

    2) Base constitucional (Constituição Federal de 1988)

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

    VII - o total da despesa com a remuneração dos Vereadores não poderá ultrapassar o montante de cinco por cento da receita do Município;   

    Art. 29-A [...]

    § 1 o A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.

    Art. 31 [...]

    § 4º É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

    3) Exame das assertivas e identificação da resposta

    A questão busca a assertiva INCORRETA.

    a. CORRETO. À luz do art. 29, caput, da CF/88, O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal.

    b. INCORRETO. Conforme art. 29, §1º, da CF/88, a Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.

    c. CORRETO. À luz do art. 31, §4º, da CF/88, é vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

    d.  CORRETO. Nos termos do art. 29, VII, da CF/88, o total da despesa com a remuneração dos Vereadores não poderá ultrapassar o montante de cinco por cento da receita do Município.

    Resposta: LETRA B.

  • A questão exige conhecimento acerca da organização do Estado e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante aos Municípios. Vejamos:

    a) O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal.

    Correto. Inteligência do art. 29, caput, CF: Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

    b) A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, excluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. O gasto com o subsídio de seus vereadores se inclui na limitação de 70%, conforme preceitua art. 29-A, §1º, CF: § 1 A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.  

    c) É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

    Correto, nos termos do art. 31, § 4º, CF: § 4º É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

    d) O total da despesa com a remuneração dos Vereadores não poderá ultrapassar o montante de cinco por cento da receita do Município.

    Correto. Aplicação do art. 29, VII, CF: Art. 29, VII - o total da despesa com a remuneração dos Vereadores não poderá ultrapassar o montante de cinco por cento da receita do Município;    

    Gabarito: B

  • O erro da letra B está no ''excluído''. De acordo com o art. 29-A, §1º da CF: prevê que a Câmara Municipal não gastará mais de 70% de sua receita com a folha de pagamento, INCLUÍDO o gasto com o subsídio dos vereadores.