SóProvas


ID
5147158
Banca
OMINI
Órgão
Prefeitura de Anaurilândia - MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma Lição de Vida

     Coprodução entre EUA, Quênia e Reino Unido, e dirigido por Justin Chadwick (Mandela: O Caminho para a Liberdade), Uma Lição de Vida promete emocionar com história verídica.
     Num vilarejo do Quênia, Maruge (Oliver Litondo) ouve no rádio o anúncio da educação gratuita para todos. Não tendo tido oportunidade de estudar no passado, o senhor de 84 anos – um veterano da tribo Mau Mau que lutou para libertar o Quênia dos ingleses – bate à porta da escola primária e espera uma chance de poder aprender a ler. Rejeitado de início, Maruge não desiste: já de uniforme escolar e uma pequena bolsa a tiracolo, volta a pedir por uma vaga e insiste até ser aceito pela professora Jane (Naomie Harris). Em meio a lembranças do doloroso passado, Maruge tem de enfrentar a revolta e as ameaças das autoridades, dos moradores da região e dos pais dos alunos, inconformados por um idoso ter sido aceito em uma classe de crianças de seis anos de idade.
     A despeito da péssima escolha do título em português – seria mais interessante um que se aproximasse do original, The First Grader –, o longa nos brinda com uma trama de superação que, para nosso alívio, está bem distante da fórmula “autoajuda para assistir”.
     Muito poderia ser dito acerca das belezas deste filme. Seja com relação à trama ela mesma, tocante sem jamais escorregar no sentimentalismo piegas; ou então sobre os belíssimos planos fechados, capazes de causas sensações as mais diversas e que exprimem mais que palavras. Prefiro, no entanto, dar ênfase à força dos personagens e à entrega dos atores, aspectos capazes de arrepiar o espectador. Os protagonistas – o idoso Maruge e a professora Jane – colocam a determinação como base para se operar mudanças e apontam a educação como a ferramenta principal para isso.
     Através de flashbacks bem situados, adentramos o passado de Maruge e somos confrontados com a chocante realidade da luta pela liberdade da excolônia britânica. A crueldade extrema e as condições mais desumanas foi o que Maruge encontrou nos campos de detenção na década de 50, após ter tido sua esposa e filhos cruelmente assassinados. Veio a liberdade para o Quênia, a vida continuou. O passado, porém, nunca foi de todo extinto e permanece como uma ferida que dói, além de uma dívida histórica. 
     Uma Lição de Vida é a história de uma luta que atravessa gerações. A luta de Maruge para superar seu passado, ir à escola e aprender a ler; a luta de Jane pelo amor à educação; a luta diária das crianças em face das condições precárias da escola, em que cinco alunos dividem uma carteira e tantos outros estudam sentados no chão. Mas também, trata-se de uma inspiradora história de conquista, portadora de uma verdade incontestável: “o aprendizado só termina quando tivermos terra nos ouvidos”.

Por Aline T.K.M. do Cen Brasil

... “em que cinco alunos dividem uma carteira e tantos outros estudam sentados no chão”. A palavra sublinhada da frase acima quanto a semântica refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • Parônimos : É a relação que se estabelece entre palavras que possuem significados diferentes, mas são muito parecidas na pronúncia e na escrita.

    Homônimos perfeitos: Possuem a mesma grafia e o mesmo som. Por exemplo:

    Eu cedo este lugar para a professora.

    (cedo = verbo)

    Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de 

    Exemplo

    • Ela sentou em um banco do shopping para aguardar sua chegada.

    A depender do contexto, a palavra banco pode significar instituição financeira assento e arcar com as despesas, pagar

  • gaba B

    Homônimos Perfeitos - > A Palavra possui mesmo jeito de escrever ( grafia) e o mesmo som.

    Eu cedo (verbo) este lugar para maria

    Cheguei cedo ( adverbio tempo) para casa.

    Subclasse homônimos :

    Homônimos imperfeitos:

    Homógrafas -> Palavras que possuem mesma escrita (grafia),mas a pronuncia e o significados são diferentes.

    Almoço ( nome refeição substantivo) 

    ” hoje vou no almoço vai ter peixada”

    Almoço (verbo, almoçar)         

    ” agora não estou no meu almoço”

    gosto (substantivo)     

    ” o meu gosto é muito diferente do seu”

    gosto (verbo)   

    ”eu gosto de joão”

    Homofonos – > Palavras que possuem mesma pronuncia ou sons, mas escritas diferentes.

    Sessão -> (com três esses) significa intervalo de tempo de uma reunião para determinado fim;

    seção -> dignifica corte, segmento, setor (setor de esportes);

    cessão -> é o ato de ceder (transferir ou doar algo).

    pertencelemos!

  • Parônimos são também palavras que apresentam significados diferentes, mas que são pronunciadas da forma parecida, como comprimento e cumprimento.

  • não entendi
  • POLISSEMIA - Palavras que tem vários significados dependendo do contexto, porém possuem uma mesma ideia.

    Ex: A boca da criança está suja;

    A água está preenchida até a boca da garrafa

    Observem que a palavra "boca", em ambas as orações, apresentam a ideia de parte onde é introduzido, inicialmente, algo. Parte inicial de algo.

    Homônimos perfeitos - palavras que possuem a mesma grafia, o mesmo som, mas apresentam significados diferentes.

    Ex: O Banco do Brasil fecha às 16h. (Banco = instituição financeira)

    As crianças estavam sentadas no banco da praça ( banco = objeto usado para sentar)

    Observem que a palavra "banco" apresenta a mesma grafia, mesmo som, mas significados distintos.

    Portanto, carteira, na oração do enunciado, significa objeto usado nas salas de aulas para os alunos sentarem) e carteira pode ser, também, um objeto usado para guardar dinheiro. Ambas as palavras se classificam em homônimas perfeitas.

    GABARITO: B

    @simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)

  • A questão é de semântica e quer que saber a classificação semântica da palavra destacada em “em que cinco alunos dividem uma carteira e tantos outros estudam sentados no chão”. Vejamos:

     .

    A) Parônimos.

    Errado.

    Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes, mas que são pronunciadas e escritas de forma parecida. Ex.: absolver (perdoar, inocentar) e absorver (aspirar, sorver).

     .

    B) Homônimos perfeitos.

    Certo. Nesse caso, "carteira" é um homônimo perfeito, pois possui significados diferentes, mas a mesma escrita: carteira pode ser uma mesa usada pelos alunos na escola, pode ser uma bolsa para colocar dinheiro, pode ser um documento de identificação...

    Homônimos: existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos. Homônimos perfeitos: são palavras que possuem a mesma escrita e a mesma pronúncia, mas apresentam significados diferentes entre si. Ex.: Você sabe o caminho do local de prova? (substantivo – itinerário) Eu caminho todos os dias para treinar para o TAF. (verbo caminhar). Homônimos homófonas: são palavras pronunciadas de forma igual, mas apresentam significados e escritas diferentes. Ex.: A palavra ideia não recebe mais acento. (sinal gráfico). O jovem cedeu seu assento à senhora idosa. (cadeira, lugar). Homônimos homógrafas: são palavras escritas de forma igual, mas que apresentam significados e pronúncias diferentes. Ex.: Seu gosto é muito esquisito! (substantivo - preferência) Eu gosto muito de resolver questões! (verbo gostar)

     .

    C) Polissemia.

    Errado.

    Polissemia: é quando uma palavra ou expressão apresenta vários sentidos além de seu sentido original. Ex.: João ficou com a mão machucada. A rua dava mão para a esquerda. Não abra mão dos seus direitos. A palavra final está na mão do juiz.

     .

    D) Nenhuma das alternativas.

    Errado.

     .

    Gabarito: Letra B

  • GABARITO: B

    As palavras homônimas perfeitas têm a mesma grafia, bem como a mesma pronúncia. Ex: Manga: fruta; parte da roupa.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/o-que-sao-palavras-homofonas/

  • Gabarito: B. Homônimo é aquele que há grafia e pronuncia igual.

    Corrijo redações em até 24 horas. Exercícios textuais, dicas e orientações baseadas na banca. Correção direcionada. Valor: 10 reais.

  • Homônimas homófonas: são palavras iguais na pronúncia, mas diferentes na grafia e no significado.

    Exemplo: “sessão” (período de tempo) e “seção” (departamento) / “cela” (substantivo) e “sela” (verbo). Homônimos perfeitos: são as palavras com a mesma grafia e pronúncia, mas com significados diferentes.

    GAB: B

  • O enunciado é péssimo!

  • Essa banca é horrível, enunciado péssimo.

  • Cara, essa bagaça cai muito!

    Diferenças:

    em que cinco alunos dividem uma carteira e tantos outros estudam sentados no chão”.

    Polissemia x Homonímia

    Na Polissemia a classe gramatical não muda! A palavra apresenta a mesma classe.

    ex:

    O ponto de ônibus é ali.]

    Ele marcou só um ponto

    Ele ganhou um ponto na prova

    ( Todas substantivas )

    Na Homonímia a classe gramatical muda.

    Ele casa amanhã.

    ( Verbo )

    Ele vai para casa domingo

    ( Substantivo )

    OBS: Isso funciona na maioria dos casos e não em todos!

    pode ajudar: https://www.youtube.com/watch?v=6QKGiYTXP1U

    Bons estudos!

  • e qual o limite "mínimo" de sentidos para enquadrar a polissemia? Posso ter a carteira de guardar dinheiro, a carteira que entrega cartas, a carteira de sentar ...
  • Essa banca , para ficar ruim , precisa melhorar muito...

  • na verdade n consigo entender por q nesse caso carteira é homonima e n polissemica...ja q carteira(cadeira) e carteira(por ex, guardar money) sao ambos substantivos???....ou seja, n deveria ser polissemia????

  • A carteira está vazia. A carteira é de couro. (Substantivo)= polissemia.

    A questão, ao meu ver, está mal formulada.