SóProvas


ID
5148232
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CIAS-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto à sintaxe do verbo haver, assinale a alternativa correta referente aos itens:

(i) O verbo haver, conforme o seu significado, pode empregar-se em todas as pessoas, ou apenas na 3ª pessoa do singular.
(ii) Emprega-se o verbo haver em todas as pessoas quando é auxiliar (com sentido equivalente a ter) de verbo pessoal, quer junto a particípio, quer junto a infinitivo antecedido da preposição de.
(iii) Não se emprega o verbo haver como impessoal, quando significa “existir”, ou quando indicar tempo decorrido.
(iv) Emprega-se o verbo haver em todas as pessoas, quando é verbo principal, com as significações de “conseguir”, “obter”, “alcançar”, “adquirir”.
(v) Não se emprega o verbo haver em todas as pessoas, quando é verbo impessoal, com a forma reflexa, nas acepções de “postar-se”, “proceder”, “comportar-se”, “conduzir-se”.

Alternativas
Comentários
  • A questão quer saber sobre a impessoalidade e pessoalidade do verbo "haver". Vejamos:

    (i) Correta.

    O verbo haver quando tiver o sentido de existir, ocorrer ou tempo decorrido, assim, é impessoal e só se conjuga na terceira pessoa do singular. Ex: Há (existem) muitas pessoas ali (impessoal).

    Quando o verbo haver não tiver os significados escritos acima, será pessoal e deverá concordar com o seu sujeito. Ex: Elas haviam chegado mais cedo (pessoal).

    (ii) Correta.

    A explicação da assertiva está perfeita, o exemplo que usei na assertiva anterior é do verbo haver sendo conjugado por funcionar como auxiliar do verbo no particípio (terminado em DO), mas irei além desse colocar mais um exemplo do verbo haver sendo auxiliar de um infinitivo (terminando em R) ligado por preposição. Vejam:

    Ex: Elas haviam chegado mais cedo

    Ex: Novas vidas hão de ser mencionadas no filme.

    (iii) Incorreta.

    Como já explicado na assertiva I, emprega-se o verbo haver como impessoal, quando significa “existir”, ou quando indicar tempo decorrido. 

    (iv) Correta.

    Emprega-se o verbo haver em todas as pessoas, quando é verbo principal, com as significações de “conseguir”, “obter”, “alcançar”, “adquirir”. 

    Houveram (conseguiram)  do técnico as estratégias perfeitas.

    (v) Incorreta.

    A assertiva errou em dizer justamente o contrário. Vejam a forma correta: emprega-se o verbo haver em todas as pessoas com a forma reflexa, nas acepções de “postar-se”, “proceder”, “comportar-se”, “conduzir-se”. Ex.: Precisando de uma nova chance de emprego, ela terá de haver-se (entender-se) com o seu patrão..

    Dessa forma, apenas as assertivas (i), (ii) e (iv) estão corretas.

    Gabarito do monitor: C