A questão exige conhecimento sobre ergonomia. Esse assunto está regulamentado na NR-17.
Analisaremos cada uma das assertivas em busca do item correto. Os erros serão marcados de vermelho e as correções, de azul.
A- INCORRETA. "Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas pode ser igual ou maior àquele admitido para os homens".
Corrigindo a assertiva nos termos da NR-17:
"17.2.5 Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou a sua segurança".
B- INCORRETA. "Pode ser exigido ou admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança"
Corrigindo a assertiva nos termos da NR-17:
"17.2.2 Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança".
C- INCORRETA. "O transporte e a descarga de materiais feitos por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, carros de mão ou qualquer outro aparelho mecânico podem ser executados de forma que o esforço físico realizado pelo trabalhador não precise ser compatível com sua capacidade de força".
Corrigindo a assertiva nos termos da NR-17:
"17.2.6 O transporte e a descarga de materiais feitos por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, carros de mão ou qualquer outro aparelho mecânico deverão ser executados de forma que o esforço físico realizado pelo trabalhador seja compatível com sua capacidade de força e não comprometa a sua saúde ou a sua segurança".
D- CORRETA. De fato, todas as alternativas acima estão incorretas.
GABARITO DA MONITORA: LETRA D