SóProvas


ID
5153098
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Panambi - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Coping é o conjunto de esforços cognitivos e comportamentais, utilizado pelos indivíduos com o objetivo de lidar com demandas específicas, internas ou externas, que surgem em situações de estresse. Essas demandas são avaliadas a partir da sobrecarga e excesso dos recursos pessoais do indivíduo, ameaçando o seu bem-estar (ARGIMON; ESTEVES; WENDT, 2014). As estratégias de coping podem ser classificadas em dois tipos, focalizada

Alternativas
Comentários
    • coping focalizado na emoção é definido como um esforço para regular o estado emocional que é associado ao stress, ou é o resultado de eventos estressantes. Estes esforços de coping são dirigidos a um nível somático e/ou a um nível de sentimentos, tendo por objetivo alterar o estado emocional do indivíduo. Por exemplo, fumar um cigarro, tomar um tranqüilizante, assistir a uma comédia na TV, sair para correr, são exemplos de estratégias dirigidas a um nível somático de tensão emocional. A função destas estratégias é reduzir a sensação física desagradável de um estado de stress.
    • coping focalizado no problema constitui-se em um esforço para atuar na situação que deu origem ao stress, tentando mudá-la. A função desta estratégia é alterar o problema existente na relação entre a pessoa e o ambiente que está causando a tensão. A ação de coping pode ser direcionada internamente ou externamente. Quando o coping focalizado no problema é dirigido para uma fonte externa de stress, inclui estratégias tais como negociar para resolver um conflito interpessoal ou solicitar ajuda prática de outras pessoas. O coping focalizado no problema, e dirigido internamente, geralmente inclui reestruturação cognitiva como, por exemplo, a redefinição do elemento estressor.

    Em situações avaliadas como modificáveis, o coping focalizado no problema tende a ser empregado, enquanto o coping focalizado na emoção tende a ser mais utilizado nas situação avaliadas como inalteráveis (Folkman & Lazarus, 1980).

    Fonte:https://www.scielo.br/j/epsic/a/XkCyNCL7HjHTHgtWMS8ndhL/?lang=pt

  •  coping - estratégias de enfrentamento

    O principal modulador entre o uso de um e outro tipo de coping refere-se à possibilidade real de que você faça alguma coisa que modifique o evento estressor, ou a necessidade de aceitar a situação, bem como adaptar-se à mesma. Portanto, ambos os tipos de coping (emocional e centrado no problema) são úteis, assim como todas as suas estratégias são utilizadas por todos de algumas formas.