SóProvas


ID
5154022
Banca
Unoesc
Órgão
Prefeitura de Maravilha - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O primeiro dos quatro estágios de Piaget para o desenvolvimento cognitivo o estágio sensório- motor. Durante esse estágio do (nascimento até os 2 anos, aproximadamente), os bebês aprendem sobre si mesmos e sobre o mundo mediante suas atividades sensoriais e motoras. Os bebês passam de seres que respondem basicamente por meio de reflexos e comportamento aleatório, a crianças orientadas para uma meta. Sobre este fato, assinale as alternativas abaixo com (V) verdadeiro ou (F) falso.

( ) Durante esse estágio, os e s desenvolve a capacidade de pensar e lembrar. a desenvolve conhecimento sobre certos aspectos do mundo físico, tais como objetos e relações espaciais.

( ) Um dos aspectos do conceito de objeto é a permanência do objeto, a percepção de que ele ou uma pessoa continua existindo quando está fora do campo de visão, sendo que se desenvolve gradualmente durante o estágio sensório- motor. A princípio, o bebê não tem essa noção.

( ) Em torno de 8 a 12 meses os bebês aprendem a fazer generalizações a partir da experiência passada para resolver novos problemas. Eles vão engatinhar para pegar algo que desejam, vão agarrá-lo ou afastar um obstáculo que esteja no caminho. Nesse estágio inicia-se o desenvolvimento de comportamentos complexos orientados para uma meta.

( ) É no estágio sensório-motor que a criança desenvolve a empatia, tornando-se capaz de imaginar como os outros estão se sentindo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Etapa sensório-motora

    • Vai do nascimento até aproximadamente os dois anos de idade.
    • A criança baseia-se exclusivamente em percepções sensoriais e em esquemas motores para resolver seus problemas, que são essencialmente práticos.
    • Não possui pensamento, a criança está presa ao aqui-e-agora da situação.
    • Para conhecer, portanto, lança mão de esquemas sensório-motores: pega, balança, joga, bate, morde objetos e atua sobre os mesmos de uma forma pré-lógica, formando, assim, conceitos sensório-motores.
    • Os conceitos sensório-motores são construídos a partir de reflexos inatos usados pelo bebê para lidar com o ambiente.
    • Tais esquemas, formas de inteligência exteriorizada, vão se modificando com a experiência.
    • Gradativamente, a criança vai diferenciando-os e tornando-os cada vez mais complexos e maleáveis.
    • Dentre as principais aquisições do período sensório-motor, destaca-se a construção próprio corpo. O bebê o explora, percebe suas diversas partes, experimenta emoções diferentes, formando a base do seu autoconceito.
    • Além de perceber a diferença entre si mesma e os objetos, a criança será capaz de estabelecer também diferenças entre tais objetos, chegando, finalmente, à concepção de uma realidade estável, em que a existência dos objetos é independente da percepção imediata.
    • Nesse mesmo período, as concepções de espaço, tempo e causalidade começam a ser construídas, possibilitando à criança novas formas de ação prática para lidar com o meio. Aos poucos o sensório-motor vai se modificando.
    • Esquemas cada vez mais complexos são construídos, de forma a preparar e a dar origem ao aparecimento da função simbólica, ou seja, a capacidade de representar eventos futuros, de libertar-se do universo restrito do aqui-e-agora. O aparecimento da função simbólica altera drasticamente a forma como a criança lida com o meio e anuncia uma nova etapa, denominada pré-operatória.