SóProvas


ID
5156374
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O contexto pós Segunda Guerra Mundial impactou a ciência administrativa, pois, a partir de então, surgiram novas concepções de administração, com características próprias decorrentes das mudanças e inovações tecnológicas. A concepção que enfatizou a tecnologia e o meio ambiente para definir uma abordagem mais ampla a respeito do desenho organizacional é denominada

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre algumas teorias administrativas. A alternativa a ser marcada deve apresentar a teoria que enfatizou a tecnologia e o meio ambiente para definir uma abordagem mais ampla a respeito do desenho organizacional.

    A - correta. A Teoria Contingencial parte da ideia de que não existe uma estrutura definida previamente que seja capaz de otimizar a eficiência organizacional. Para essa teoria, nada é absoluto, mas relativo

    Para a Teoria Contingencial, a estrutura considerada ótima vai depender de certos fatores contingenciais, incertos, como estratégia, tamanho da organização, tecnologia usada, características de mercado, entre outras.

    B - incorreta. A Teoria Comportamental traz à tona para a administração o conhecimento das ciências comportamentais e abandona as posições prescritivas das teorias que lhe antecedem.

    C - incorreta. A Teoria Sistêmica apresenta-se como sentido oposto ao da especialização, simplicidade e independência dos elementos, para essa teoria, tudo depende de tudo e qualquer situação tem inúmeras causas e pode gerar inúmeros efeitos, dada a interação constante com o ambiente.

    D - incorreta. A Teoria Estruturalista encara a organização como um sistema deliberadamente construído e em constante relação de intercâmbio com o ambiente em que a organização está inserida.

    Após analisar as alternativas apresentadas, podemos concluir que a letra "A" é a correta.

    GABARITO: A

  • Letra A

    A teoria da contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas orga­nizações ou na teoria administrativa. Algo do tipo: “Tudo pode, nada pode, depende!”. Salienta que não se alcança a eficácia orga­nizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existem princípios universais que podem ser aplicados de maneira indistinta a todas as organizações.

    (Gran Cursos)