SóProvas


ID
5157337
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Catanduvas - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir foi extraído do livro O pároco de aldeia, de Alexandre Herculano. Leia-o atentamente para responder as próximas questões.

“Como a filosofia é triste e árida! Como a florinha do campo, a alma por onde passou a procela da filosofia, esse turbilhão transitório de doutrinas, de sistemas, de opiniões, de argumentos, pende desanimada e tristonha; e na claridade baça do ceticismo, que torna pesada e fria a atmosfera da inteligência, não pode aquecer-se aos raios esplêndidos do sol de uma crença viva. Com Kant, o universo é uma dúvida: com Locke, é dúvida o nosso espírito: e num destes abismos vêm precipitar-se todas as antologias. Como a filosofia é triste e árida! A árvore da ciência, transplantada do Éden, trouxe consigo a dor, a condenação e a morte; mas a sua pior peçonha guardou-se para o presente: foi o ceticismo. Feliz a inteligência vulgar e rude, que segue os caminhos da vida com os olhos fitos na luz e na esperança postas pela religião além da morte, sem que um momento vacile, sem que um momento a luz se apague ou a esperança se desvaneça! Feliz a alma vulgar e rude que crê e nem sequer sabe que a dúvida existe no mundo! Para ela, as noites não têm os pesadelos monstruosos, nem os dias a meditações febris em que o cético involuntário se debate na orla do possível, que toca por um lado nas solidões do nada, por outro na imensidade de Deus. Mas ainda mais feliz a inteligência superior às do vulgo, aquela que a Providência destinou à missão do poeta, nos anos da infância e da juventude, antes que o bafo árido da ciência a queimasse, passando por cima dela!”
(Trecho com adaptações).

Ao tratar do ceticismo, o autor enfatiza a sua suposta “claridade baça”. Em relação a essa expressão, de acordo com esse contexto, pode-se dizer que apresenta um sentido:

Alternativas
Comentários
  • O paradoxo é uma figura de linguagem ou figura de pensamento. É chamado também de oximoro e consiste na expressão de uma ideia contrastante, isto é, em que há oposição, além de conter em si uma contradição, uma incoerência, por apresentar elementos que se contradizem. Portanto, não basta haver oposição na ideia expressa, os elementos contrastantes precisam também ser contraditórios.

  • na claridade baça do ceticismo

    Baça é o feminino de baço. O mesmo que: morena, sombria, escura, embaciada, embaçada, enevoada, trigueira.

    Paradoxal ou Oximoro - trata-se de antitese levada ao extremo, fazendo coexistir duas ideias contrarias, ao mesmo tempo, implicando falta de logica..

    como pode claridade e escura ao mesmo tempo nao tem sentindo, isso...

  • gabarito A

  • Tive que pesquisar a palavra antes de responder baça primeira vez que vejo essa palavra

  • claridade baça. Paradoxo: oposição de ideias