SóProvas


ID
5158588
Banca
FAUEL
Órgão
SBMG - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir e responda à questão:

Uma manhã, em São Paulo, com grande surpresa minha, convidou-me meu pai a ir à cidade e, dirigindose a um cartório de tabelião, mandou lavrar escritura de minha emancipação. Tinha eu dezoito anos. De volta à casa, chamou-me ao escritório e disse-me: “Já lhe dei hoje a liberdade; aqui está mais este capital”, e entregou-me títulos no valor de muitas centenas de contos. “Tenho ainda alguns anos de vida; quero ver como você se conduz: vai para Paris, o lugar mais perigoso para um rapaz. Vamos ver se você se faz um homem; prefiro que não se faça doutor; em Paris, com o auxílio de nossos primos, você procurará um especialista em física, química, mecânica, eletricidade, etc., estude essas matérias e não se esqueça que o futuro do mundo está na mecânica. Você não precisa pensar em ganhar a vida; eu lhe deixarei o necessário para viver…”

Trecho extraído da obra “O que vi, o que nós veremos”, de Santos Dumont, 1918.

O termo “se” pode assumir muitos sentidos distintos, dependendo do contexto em que é empregado. Este termo aparece como pronome, indicando que a ação do verbo recai sobre si, EXCETO em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - A

    Trocando o " SE " POR " ISSO" = CONJUNÇÃO INTEGRANTE

    Vamos ver se você…”.

    Vamos ver ( Isso ) ....

    Bons estudos!

  • Complemento :

    Na maioria das vezes ,segue esta regra :

    Que = isso : depois de verbos ( conjunção integrante )

    Que = o qual ,a qual (s ) :depois de substantivos ( pronome relativo )

  • Respondi a questão esperando ser o pronome refle...

  • gabarito letra A)

    A unica que difere das demais.....temos um caso de:

    CSI ------- Conjunção subordinada integrante

  • Gab: A e C.

    A banca quer a alternativa que não apresenta um pronome que indica uma ação de um verbo que recai sobre si, ora, trata-se do pronome reflexivo.

    A) Vamos ver ISTO ["se" conjunção integrante. Inicia uma O.S.S.Objetiva direta.

    B) Como você se conduz [conduz a si próprio = pronome relexivo].

    C) Não se esqueça [de] que o futuro... [A partícula "se" faz parte do verbo "esquecer", nesse uso, ou seja, esquecer-se. Ela é considerada como PIV [parte integrante do verbo], e não pronome reflexivo. Sobre a falta do "de", Cegalla afirma que antes da conjunção integrante "que" é possível deixar implícita essa preposição.

    D) Você faz si próprio [de] homem. Pronome reflexivo - objeto direto. O verbo foi utilizado na forma transobjetiva. Faz a si próprio [se] + predicativo do objeto direto [ um homem]

    E) Não faça si próprio [de doutor] - mesma análise da alternativa anterior, pronome reflexivo - objeto direto, sentido de desenvolver-se como doutor / Pode-se considerar também o sentido: Não se [passe por doutor], ou seja, fazer alguém acreditar que se é doutor.

  • C é parte integrante do verbo. também difere. Dublo gabarito.