SóProvas


ID
5158861
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre a sintaxe, analise:

I. A plantação de feijão foi devastada por uma praga;
II. A resposta do entrevistado surpreendeu a todos;
III. A resposta ao entrevistado provocou-lhe tristeza.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Levando em consideração que todas as palavras principais (em termos de C.N e A.A) são substantivos abstratos, temos as ideias abaixo:

    I. O feijão é plantado = Passividade = Complemento Nominal

    II. O entrevistado responde = Atividade = Adjunto Adnominal

    III. O entrevistado "recebe" a resposta = Passividade = Complemento Nominal

  • CN = sofre a ação

    AA= prática a ação

  • Por que plantação é substantivo abstrato?

  • I - Plantação de feijão = se a plantação de feijão foi devastada por uma praga, logo, "plantação" é um substantivo concreto e "de feijão" é um Adjunto Adnominal.

    II - A resposta do entrevistado = o entrevistado respondeu = agente = Adjunto adnominal;

    III - A resposta ao entrevistado = O entrevistado foi respondido = paciente = Complemento nominal

    GABARITO: A e D (GABARITO INCORRETO DA QUESTÃO)

    @simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)

  • GABARITO INCORRETO

    O examinador conseguiu errar mesmo copiando o exemplo do livro. Fraude pura. Para aqueles que têm dificuldade com essa semântica: a praga só devasta a plantação concreta (as plantas que estão nela), não há que se falar em substantivo abstrato aqui. O de feijão é adjunto adnominal de matéria. Eis as palavras de Rocha Lima, que o examinador foi incapaz de entender:

    "Basta que o substantivo, ainda que abstrato de ação, venha empregado como concreto, para que desaceite complemento nominal. Ponham-se lado a lado estas frases:

    a) A plantação de cana enriqueceu, outrora, a economia do país. (Complemento nominal: "plantação" tem, aqui, valor abstrato — a ação de plantar, cujo objeto é "cana").

    b) Em poucas horas, o fogo destruiu toda a plantação de cana. (Adjunto adnominal: já agora, "plantação" é nome concreto, e, portanto, intransitivo)"

    (Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 49ª edição. 2011. Editora José Olympio. Rio de Janeiro. 655 páginas. ISBN 9788503010221. Página 298).

  • Vi bastante controvérsia nos comentários, por isso fui procurar. Eu também classifiquei como Concreto o Substantivo "plantação", o que dificultou um pouco as coisas, só que como "o feijão foi plantado", fui pela passividade e marquei a alternativa dada como correta.

    "Ao contrário dos substantivos concretos, os substantivos abstratos designam seres cuja existência é dependente de outros" (https://blog.flaviarita.com/classificacao-do-substantivo/#.YIa5NNLPyMo).

    Essa definição serviu de muito para mim: Abstratos são aqueles que "dependem de outros para existir", assim uma Plantação (apesar de você conseguir ver, sentir, e pegar...) depende de outro para existir.

    Logo,

    "A plantação (substantivo abstrato) de feijão (passividade, feijão foi plantado) foi devastada por uma praga" - Complemento Nominal.

    Não sou perito, mas a pesquisa rápida que fiz aqui leva a crer que o gabarito encontra-se correto mesmo.

    Pra cima!