SóProvas


ID
5164285
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Será uma boa ideia ter armas que definem seus alvos e disparam os gatilhos automaticamente? Um robô capaz de selecionar contratados em uma empresa seria confiável? Como garantir que a tecnologia faça bem ao ser humano? Essas são algumas perguntas presentes no debate ético em torno da IA (inteligência artificial). O crescimento da área é acelerado e muitas vezes incorre em aplicações questionáveis.

    Diversos países correm para dominar a tecnologia visando benefícios comerciais e militares. Para isso, criam políticas nacionais a fim de fomentar a pesquisa e a criação de empresas especializadas na área. EUA, China e União Europeia são destaques nesse mundo.

    O caso chinês é o mais emblemático, com startups sendo incentivadas a desenvolver sistemas sofisticados de reconhecimento facial. O governo usa a tecnologia para rastrear algumas minorias, como os uigures, população majoritariamente muçulmana. Câmeras nas ruas e aplicativos nos celulares monitoram os passos dos cidadãos. A justificativa chinesa é pautada na segurança nacional: o objetivo é coibir ataques extremistas. O sistema de vigilância já foi vendido a governos na África, como o do Zimbábue.

    A discussão sobre ética no ocidente tenta impor limites à inteligência artificial para tentar impedir que a coisa fuja do controle. Outras ferramentas poderosas já precisaram do mesmo tratamento. A bioética, que ajuda a estabelecer as regras para pesquisas em áreas como a genética, é frequentemente citada como exemplo a ser seguido. Uma boa forma de lidar com os riscos de grandes avanços sem impedir o progresso da ciência é por meio de consensos de especialistas, em congressos. Eles podem suspender alguma atividade no mundo todo por um período determinado – uma moratória – para retomar a discussão no futuro, com a tecnologia mais avançada.

    Essa ideia de pé no freio aparece na inteligência artificial. Um rascunho de documento da União Europeia obtido pelo site “Politico”, em janeiro, mostra que o grupo considera banir o reconhecimento facial em áreas públicas por um período de três a cinco anos. Nesse tempo, regras mais robustas devem ser criadas.

(Raphael Hernandes. Inteligência artificial enfrenta questões éticas para ter evolução responsável. Disponível em: https://temas.folha.uol.com.br. Acesso em: 25.02.2020. Adaptado)

A relação de sentido que há entre as palavras “majoritário” e “minoritário” está presente também entre

Alternativas
Comentários
  • Majoritário: que possui a maioria dos votos.

    Minoritário: relativo ou pertencente à minoria.

    Ou seja, a questão pede uma Antonímia: são palavras com sentidos opostos, com o emprego de antônimos.

    coibir: fazer cessar; impedir que continue; refrear, reprimir.

    consentir: não pôr obstáculo, dar consentimento; permitir.

    GAB: letra C

  • GAB. C

    coibir e consentir.

  • A questão quer saber a relação de sentido que opõe dois termos.

  • Alentada é o feminino de alentado. O mesmo que: afoita, aguerrida, animosa, audaciosa, corajosa, destemida, ousada.

  • ROBUSTO: Vigoroso; que possui força; de estrutura física muito forte, resistente. Sadio; Vibrante; que se expressa com vigor.

    ALENTO: Animoso, esforçado.Condição da pessoa que demonstra coragem; excesso de vigor: depois da caminhada, perdeu o alento.

    (Ou seja, quase sinônimos e letra E errada)

  • coibir = proibir

    consentir = permitir.

    A relação é de oposição, tal como em "majoritário" e "minoritário"

    Lembrando que esta é a minha visão sobre a questão, hein!

    Se eu estiver equivocado, por favor, avise-me, pois o intuito aqui é tentar ajudar as pessoas.

  • Essas questões podem ser uma prévia de como será PMSP

  • Antônimo. É o oposto do outro termo.

    Questão fácil.

  • coibir e consentir.

  • Quase errei pois não sabia o significado de ALENTADAS.

    Porém como a relação entre majoritário e minoritário é de oposição e relação entre as palavras da alternativa C também eram eu acertei.

  • ✅Letra C.

    Majoritário e minoritário são PALAVRAS ANTÔNIMAS, ou seja, elas são palavras com sentido contrários. Ex: Bem/mal, dia/noite.

    Então, a questão está pedindo a alternativa que possui também palavras antônimas. Nesse caso, é a alternativa C.

    Coibir = Reprimir, impedir, cessar.

    Consentir = É permitir, consentir...

    Erros? Só avisar!! BONS ESTUDOS!!!

  • Aqui a tarefa do candidato é aplicar seus conhecimentos sobre as relações de sentido entre as palavras, mais precisamente as de antonímia. Sempre é bom lembrar que antônimos são palavras com sentidos diferentes aos de outras palavras. Dito isto, hora de resolver a questão.

     

    O enunciado afirma que, em uma das alternativas apresentadas, fica configurada a mesma relação de sentido existente entre majoritário e minoritário. O concurseiro precisa saber que majoritário se refere a uma maioria, enquanto minoritário se refere a uma minoria. Agora, vamos analisar cada uma das alternativas.

     

    A) ético (moral/íntegro) X principiológico (relativo ao conjunto de princípios que fundamental determinada área). Pergunto: existe relação de antonímia? Não. Na verdade as duas palavras, apesar de não serem sinônimas, guardam relação entre si, já que a ética não deixa de ser um princípio. Portanto, alternativa incorreta.

     

    B) fomentar (estimular) X incitar (incentivar). Aqui o que existe é sinonímia e não antonímia. Portanto, alternativa incorreta.

     

    C) coibir (reprimir) X consentir (permitir). Aqui há relação de antonímia e, sendo assim, a alternativa está correta.

     

    D) incentivo e motivação são sinônimos. Portanto, a alternativa está incorreta.

     

    E) robustas e alentadas também são sinônimos. Portanto, a alternativa está incorreta.

     

    Gabarito do Professor: Letra C.

  • E eu achando que queria algo com significado meio que parecido kkkkkkkkkkkkkk

  • Errei por não entender enunciado da afirmativa, porém vale como aprendizado! :)

  • SINÔNIMOS: palavras que contextualmente apresentam o mesmo resultado. Ex: Amava/Adorava conversar com pessoas mais velhas.

    ANTÔNIMOS: palavras que apresentam sentidos opostos. Ex.: O bem que ele faz não apaga o mal que ele fez.

     

    COESÃO LEXICAL:

    - HIPÔNIMOS (GE) – trata-se da retomada de uma palavra geral por outra de sentido mais específico. Ex.: Somos movidos por vários sentimentos. O medo é o maior deles.

    - HIPERÔNIMOS (EG) - trata-se da retomada de uma ESPECÍFICA por outra de sentido geral. Ex.: O medo, por vezes é paralisante. Nenhum sentimento é tão forte quanto ele.

    (Correção dessa questão, ensinada pela professora de Português Flávia Rita.)

  • Questão que se parar pra pensar bem ela é difícil porque depois que você percebe que pediu o oposto você já está em casa conferindo o gabarito kkkkk

  • Questão que se parar pra pensar bem ela é difícil porque depois que você percebe que pediu o oposto você já está em casa conferindo o gabarito kkkkk

  • Eita questão braba

    Não necessariamente sentidos de maior ou menor.

    Seria sentidos opostos pelo que eu entendi pelas alternativas

    Coibir e consentir

    Coibir=proibir

    Consentir=permitir

    GAB C

    APMBB