Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre alguns elementos que são considerados para medir a ação organizacional. Dentre as opções, vejamos a que completa corretamente a lacuna.
Vejamos a diferença de três conceitos que costumam dar as caras, sendo até mesmo confundidos às vezes.
Eficiência: é uma palavra utilizada para indicar que os recursos são usados de maneira econômica. Quanto mais alto o grau de produtividade/economia no uso dos recursos (humanos, financeiros, materiais etc), mais eficiente é a organização.
Seus objetivos são:
- Ênfase nos meios;
- Fazer corretamente as coisas;
- Resolver problemas;
- Salvaguardar os recursos;
- Cumprir tarefas e obrigações;
- Treinar os subordinados.
Eficácia indica que a organização realiza seus objetivos. Quanto maior o grau de realização, mais eficaz a organização é. Seus objetivos são:
- ênfase nos resultados;
- fazer as coisas certas;
- atingir objetivos;
- otimizar o uso dos recursos;
- obter os resultados;
- dar eficácia aos subordinados.
Efetividade é uma medida de desempenho utilizada como sinônimo de impacto. O impacto é avaliado pelos efeitos finais dos objetivos realizados pela organização. Neste caso, envolve a capacidade de ser eficiente e eficaz, daí temos que: consiste em fazer o que tem que ser feito, atingindo os objetivos traçados e utilizando os recursos da melhor forma possível.
Concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018