SóProvas


ID
5172139
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Parnamirim - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o custo dos estoques pode não ser recuperável se eles estiverem danificados, se se tornarem total ou parcialmente obsoletos ou se os seus preços de venda tiverem diminuído. A prática de ajustar o valor de custo dos estoques para o valor realizável líquido é consistente com o ponto de vista de que os ativ os não devem ser escriturados por quantias superiores àquelas que se espera que sejam realizadas com a sua venda, troca, distribuição ou seu uso.

Considere que, na Câmara Municipal de Parnamirim, há um estoque de computadores que foram adquiridos para doação a escolas e ONGs que atuam no município, ao custo de R$ 140.000,00. Em função da evolução tecnológica, esses computadores têm hoje um valor realizável líquido de apenas R$ 95.000,00. O lançamento para contabilização do ajuste de perdas de estoques para adequar o estoque de computadores da Câmara ao valor realizável líquido é:

Alternativas
Comentários
  • No caso em tela, houve perda por obsolescencia tecnológica do ativo. A diferença entre o custo de aquisiçao e Valor realizável líquido deve ser reconhecida como uma perda (despesa) no exercício. O lançamento para reconhecimento desta perda é:

    Natureza da informação: patrimonial

    D 3.6.1.8.x.xx.xx VPD com Ajuste de Perdas de Estoques

    C 1.1.5.9.x.xx.xx (-) Ajuste de Perdas de Estoques 45.000

    MCASP - 8ª Ed., pag. 166

    44. "(...) A quantia de qualquer redução dos estoques para o valor realizável líquido e de todas as perdas de estoques deve ser reconhecida como despesa (VPD) do período em que a redução ou a perda ocorrer." - NBC TSP 04 - Estoques