SóProvas


ID
5172529
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Xinguara - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 


Ascensão social
Por Élcio Batista, em 22/05/2019

   Vivemos em sociedades em que os indivíduos se distinguem e se tornam desiguais pela quantidade dos capitais simbólicos – social, cultural e intelectual (S.C.I). – acumulados ao longo da vida. O mercado de trabalho é um "mercado de capitais", onde se medem, se vendem e se compram determinadas quantidades de habilidades e capacidades. O capital econômico é consequência deste processo de acúmulo e troca.
   Numa sociedade ideal, os indivíduos teriam oportunidades iguais para adquirirem os capitais (S.C.I.). Na prática, há fatores "decisivos" que impedem alcançar a igualdade de condições entre os indivíduos. A família é o primeiro deles. A escola, o segundo. O território, o terceiro.
   Dependendo da sociedade, parte-se em menor ou maior desvantagem. Os escandinavos se estruturaram para equilibrar a competição. Os brasileiros se especializaram no desequilíbrio. No primeiro caso, a mobilidade social é favorecida. No segundo, ela é reduzida e os processos de exclusão bloqueiam o acesso aos capitais simbólicos capazes de romper com os ciclos históricos que reproduzem as posições e disposições desvalorizadas.
   Uma das principais dificuldades dos pobres está na aquisição de capital social. Suas redes são fracas, pequenas e homogêneas. O cotidiano numa rede de pessoas em situação social muito semelhante afasta a ampliação dos capitais. A interação com pessoas de ciclos sociais, culturais e econômicos diferentes é fundamental para conectar indivíduos e oportunidades. O desencontro cria um ciclo vicioso.
   A ascensão social é uma aspiração fundamental na vida dos indivíduos. Numa sociedade livre e democrática, deve estar no centro de todo e qualquer projeto de desenvolvimento sustentável. O bom estímulo – material, financeiro ou simbólico – é aquele que produz dinamismo. Numa sociedade estagnada, os indivíduos não aspiram, sonham ou projetam. Não se cria riqueza. A sociedade brasileira estagnou! Como fugir da armadilha que nos impomos? Desenhando um modelo que enfrente os determinantes (família, escola e território) que imobilizam a sociedade. Construir o futuro investindo nas famílias mais pobres, numa educação de excepcional qualidade, em ciência, tecnologia, inovação e na infraestrutura social, cultural e econômica dos territórios para conectar indivíduos e mercados. 

Disponível em https://www.opovo.com.br/jornal/opiniao/2019/05/21/ascensaosocial.html. Acesso em 01/07/2020.

As orações “onde se medem, se vendem e se compram determinadas quantidades de habilidades e capacidades” foram construídas

Alternativas
Comentários
  • VOZ PASSIVA SINTÉTICA.

    É formada por um verbo transitivo conjugado na 3.ª pessoa do singular ou do plural mais o pronome apassivador se, seguindo quase sempre a estrutura: verbo transitivo + pronome se + sujeito paciente.

    Exemplos:

    • Vendem-se limões.
    • Cantam-se canções.
    • Finalizou-se o acordo.
  • Gabarito: B

    Voz passiva sintética ou pronominal [ VTD + VTDI + SE]

    A partícula SE transforma o objeto direto em sujeito.

  • Voz Passiva Sintética

    É econômica- não tem verbo auxiliar (Ser) e não menciona o agente da passiva (não confundir o agente da passiva com o agente da passiva indeterminado);

    A estrutura é VTD/ VTDI + SE;

    Equivale à Voz Passiva Analítica (Para ter certeza que está na voz passiva sintética);

    Na Voz Passiva não existe O.D e sim sujeito paciente.

    Resumo da aula da professora Adriana Figueiredo.

  • Regras

     Voz passiva

    Em, regra, ocorre com VTD;

    Não há O.D;

    • Voz passiva analítica: É formada pelos verbos auxiliares SER ou ESTAR + PARTICÍPIO*;
    • Geralmente, virá com agente da passiva expresso.

    *Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos.

    • Voz passiva sintética/pronomial: Pronome apassivador 'SE';
    • Geralmente virá sem o agente da passiva

    ""mercado de capitais", onde se medem, se vendem e se compram determinadas quantidades de habilidades e capacidades.

    *Onde está funcionando como pronome relativo de "mercado de capitais" que é um lugar, sendo assim podemos pegar uma parte da oração e transformá-la da seguinte maneira:

    "...onde se medem determinadas quantidades de qualidades e habilidades e capacidades... -> Determinadas quantias quantidades de habilidades e capacidades são medidas (onde?) no mercado de capitais."

    Sujeito paciente - Determinadas quantias quantidades de habilidades e capacidades

    Locução verbal - ser + particípio

    Algum erro, por favor, avisem- me.

  • SE MEDEM, SE VENDEM E SE COMPRAM EM UM MERCADO DE CAPITAIS DETERMINADAS QUANTIDADES DE.....

     

    DETERMINADAS QUANTIDADES DE HABILIDADES E CAPACIDADES SE MEDEM, SE VENDEM E SE COMPRAM EM UM MERCADO DE CAPITAIS.

     

    QUEM PRATICA A AÇÃO DE MEDIR, VENDER E COMPRAR está no texto? NÃO.

    (DETERMINADAS QUANTIDADES DE HAVILIDADES E CAPACIDADES SÃO MEDIDAS, VENDIDAS E COMPRADAS EM UM MERCADO DE CAPITAIS). Portanto está na voz passiva sintética. 

  • VOZ PASSIVA

    → O sujeito sofre a ação.

    • Analítica: (ser, estar + particípio).

    A Seleção Brasileira foi aplaudida pela torcida.

    • Sintética: verbo na 3ª pessoa do singular ou plural + o pronome se.

    Pintam-se casas

    Gabarito: B✅

  • - se + ação sofrida: voz passiva sintética. Sujeito passivo. VTD+ 3° os + se