Esta questão mobiliza conhecimentos sobre flexão verbal de tempo, de modo e formas nominais do verbo. É preciso indicar a alternativa incorreta.
A) O verbo “teria" está conjugado no pretérito do modo subjuntivo para indicar incerteza diante da existência do banco de dados.
Correto. A flexão verbal “teria" é pertencente ao Futuro do Pretérito do Indicativo. Esse tempo verbal é utilizado para indicar algo que poderia ter acontecido em relação a um fato passado. Como a alternativa está incorreta, ela é a resposta da questão.
B) O verbo na forma nominal “sendo", utilizado em “está sendo leiloado", está no gerúndio para indicar um processo.
Incorreto. Verbos flexionados no gerúndio indicam um aspecto contínuo, de processo. A análise está correta e, portanto, não pode ser a resposta da questão.
C) O verbo na forma nominal “leiloado" está no particípio passado, indicando uma característica do banco de dados; funciona, portanto, como um adjetivo.
Incorreto. Quando não exprimem relação temporal e indicam estado, verbos no particípio podem desempenhar a função de adjetivos. Em frases com verbos de ligação, o particípio desempenha a função de predicativo, como é o caso do verbo “está" (ser).
Em “O homem está agitado", o particípio “agitado" desempenha a função de predicativo do sujeito, atribuindo uma característica ao homem, tal como um adjetivo.
D) O verbo “está" encontra-se conjugado no presente do indicativo, tempo e modo verbal utilizados para indicar certeza de que o evento ainda está ocorrendo no momento da divulgação da notícia.
Incorreto. A análise está correta. A flexão verbal “está" é uma flexão do presente do indicativo (ele está) e o modo verbal indicativo é empregado para expressar certeza sobre a ação verbal.
Gabarito da Professora: Letra A .