SóProvas


ID
5177779
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o fragmento a seguir apresentado, para responder à questão. 


     No dia seguinte, com efeito, ali pelas sete da manhã, quando o cortiço fervia já na costumada labutação, Jerônimo apresentou-se junto com ___ mulher, para tomarem conta da casinha alugada na véspera.


     A mulher chamava-se Piedade de Jesus; teria trinta anos, boa estatura, carne ampla e rija, cabelos fortes de um castanho fulvo, dentes pouco alvos, mas sólidos e perfeitos, cara cheia, fisionomia aberta; um todo de bonomia toleirona, desabotoando-lhe pelos olhos e pela boca numa simpática expressão de honestidade simples e natural.


     Vieram ambos ___ boleia da andorinha que lhes carregou os trens. Ela trazia uma saia de sarja roxa, cabeção branco de paninho de algodão e na cabeça um lenço vermelho de alcobaça.


     E os dois apearam-se muito atrapalhados com os objetos que não confiaram dos homens da carroça; Jerônimo abraçado a duas formidáveis mangas de vidro, das primitivas, dessas em que se podia ___ vontade enfiar uma perna; e a Piedade atracada com um velho relógio de parede e com uma grande trouxa de santos e palmas bentas. E assim atravessaram o pátio da estalagem, entre os comentários e os olhares curiosos dos antigos moradores, que nunca viam sem uma pontinha de desconfiança os inquilinos novos que surgiam.  


(Aluisio Azevedo. “O cortiço”.)

Considerando as classes gramaticais de vocábulos do texto, leia as assertivas:


I. Em “E os dois apearam-se muito atrapalhados”, o termo sublinhado é classificado como advérbio.

II. Em “Jerônimo abraçado a duas formidáveis mangas de vidro”, o termo sublinhado é classificado como substantivo próprio.

III. Em “dentes pouco alvos, mas sólidos e perfeitos”, o termo sublinhado é classificado como conjunção adversativa.


Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Classes de palavras:

    Substantivo: Criado para designar nomes.

    Classificação:

    a) Simples (casa) ou composto (guarda-noturno);

    b) Primitivo (pedra) ou derivado (pedreiro);

    c) Comum (classe de seres), próprio (ser da espécie) ou coletivo (um monte de);

    d) Concreto (independe de outro ser, coisas materiais, personagens, eventos) ou abstrato (Depende de outro ser, sentimentos, atos, ações, atributos); 

    Advérbio: Modifica verbos, adjetivos e outros advérbios; Expressa uma circunstância, ou seja, modo, tempo, lugar, intensidade, etc; e Não possui variação em gênero e número, salvo “todo(a)(s)”. 

    Conjunção: Conjunções liga informações. Veja a frase: “Comuniquei aos alunos que não haveria aula”. 

  • A questão é de morfologia e quer que identifiquemos as classes gramaticais de vocábulos destacados abaixo. Vejamos:

     .

    I. Em “E os dois apearam-se muito atrapalhados”, o termo sublinhado é classificado como advérbio.

    Certo. "Muito" é advérbio de intensidade.

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

    Advérbios de intensidade (intensificam algo): muito, pouco, bastante, demais, tanto, tão, bem, mais, menos, que, quanto, quão, quase, assaz, demasiado, meio, todo, demais, nada, apenas, como...

     .

    II. Em “Jerônimo abraçado a duas formidáveis mangas de vidro”, o termo sublinhado é classificado como substantivo próprio.

    Certo. "Jerônimo" é um substantivo próprio.

    Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau. Dividem-se os substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos, derivados, coletivos.

    Substantivo próprio: é aquele que particulariza um ser da espécie. São principalmente nomes próprios de pessoas, cidades, estados, países, rios, fatos históricos, animais domésticos... Ex.: João, Brasília, Brasil, Rio Negro, Revolução Francesa...

     .

    III. Em “dentes pouco alvos, mas sólidos e perfeitos”, o termo sublinhado é classificado como conjunção adversativa.

    Certo. "Mas" é conjunção coordenativa adversativa.

    Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).

    Conjunções coordenativas adversativas: têm valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva...

    São elas: mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto, não obstante, inobstante, senão (= mas sim)...

    Ex.: Não estudou muito, mas passou nas provas.

     .

    Gabarito: Letra D