A) Gosto muito de sushi, mas não estou com fome agora.
→ No período temos duas orações coordenadas a primeira assindética e outra sindética adversativa sendo introduzida pela conjunção adversativa mas.
B) É muito importante que todos compareçam à reunião.
→ É importante isso, temos uma oração subordinada substantiva subjetiva.
C) Como muita fruta porque faz bem para a saúde.
→ Temos uma conjunção causal introduzindo uma oração subordinada adverbial causal, visto que faz bem/ como muita fruta(O.P).
D) Os alunos que são inteligentes foram aprovados.
→ O que é um pronome relativo que está introduzindo uma oração subordinada adjetiva restritiva, visto que está sem vírgula.
GABARITO. A
a) Gosto muito de sushi, mas não estou com fome agora.
Correto. Nessa estrutura, há duas orações: a primeira (gosto muito de sushi) chama-se coordenada assindética; a segunda (mas não estou com fome agora), coordenada sindética adversativa. Entre elas não há dependência sintática;
b) É muito importante que todos compareçam à reunião.
Incorreto. Na estrutura acima, as duas orações dependem sintaticamente uma da outra: a primeira (é importante), chama-se subordinante ou principal; a segunda, subordinada substantiva subjetiva (exerce função de sujeito);
c) Como muita fruta porque faz bem para a saúde.
Incorreto. Há relação de subordinação entre a primeira oração (como muita fruta), que é a principal, e a segunda (porque faz bem para a saúde), tendo em vista esta última se classificar em oração subordinada adverbial causal. Por vezes é complexo distinguir a oração coordenada sindética explicativa da subordinada adverbial causal e vice-versa, sobretudo quando na presença da conjunção "porque". Um método eficiente se resume em tentar reduzir a oração introduzida pela conjunção citada. Se for possível, trata-se de uma oração subordinada adverbial causal; caso contrário, será coordenada sindética explicativa. Veja que é possível reduzi-la de infinitivo:
Como muita fruta por fazer bem para a saúde.
Resgatando o que foi afirmado no introito do comentário: existe, sim, dependência entre elas. Há, portanto, um período composto por subordinação.
d) Os alunos que são inteligentes foram aprovados.
Incorreto. Existe relação de dependência entre as orações, quais sejam: subordinante ou principal (os alunos foram aprovados) e substantiva adjetiva restritiva (que são inteligentes).
Letra A