SóProvas


ID
5180956
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Iporã do Oeste - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Não é um dos itens da lista de 17 princípios da Biblioteconomia desenvolvida por Thompson:

Alternativas
Comentários
  • Continuação dos princípios:

    (11) “O papel de um bibliotecário só pode ser importante se estiver totalmente integrado no sistema político social predominante”. Provavelmente, porém, esta afirmação aplica-se a todas as profissões.

    (12) “O bibliotecário precisa sempre se atualizar por meio de treinamentos e especializações” O princípio 9 tem mais força. Mas os princípios 9 e 12 também se aplicam fora da biblioteconomia.

    (13) “É dever do bibliotecário aumentar o estoque de sua biblioteca”. Ou, que muitos diriam, para diminuí-lo.

    (14) “Uma biblioteca deve ser organizada em algum tipo de ordem, e uma lista o: seu conteúdo forneceu” Sim. Mas isso faz parte de qualquer definição de bibliotecas.

    (15) “Uma vez que as bibliotecas são armazéns de conhecimento, eles devem ser organizados de acordo com o assunto”. Obviamente, isto se aplica apenas a certos tipos de bibliotecas, a menos que lemos mais em assunto do que o habitual. O acesso ao computador causou estragos com a ideia de disposição de assunto de qualquer maneira.

    (16) “A conveniência prática deve determinar como os assuntos devem ser agrupados em uma biblioteca”. O ponto de Thompson é que uma classificação baseada em “uma classificação filosófica do conhecimento” não vai ter sucesso na prática. Poderá ser bem-sucedido ou não, dependendo de como é executado no nível de detalhes.

    (17) “A biblioteca” deve ter um catálogo de assuntos. “Como no número 15 isso se aplica amplamente, mas não universalmente, pois existem bibliotecas que não possuem catálogos de assuntos, por exemplo, uma biblioteca de músicas de jazz ou de poesia”.

    Os 17 Princípios da Biblioteconomia de Thompson têm seus pontos úteis, mas somente observar ela é insatisfatória pelas razões observadas.

    Gab. D

    Fonte: http://www.crb8.org.br/os-17-principios-da-biblioteconomia-de-thompson/

  • Eis a lista de 17 princípios da Biblioteconomia desenvolvida por Thompson:

    (1) “As bibliotecas são criadas pela sociedade” É verdade, assumindo certas definições. Uma biblioteca privada é criada por um indivíduo, mas não é o que o autor quis dizer.

    (2) “As bibliotecas são conservadas pela sociedade”. Ou seja, as bibliotecas são conservadas ou destruídas pela sociedade. Dessa maneira, explica se o fechamento de uma filial de biblioteca pública ou a suspensão de um serviço móvel de livros.

    (3) “As bibliotecas são para o armazenamento e a divulgação de conhecimentos.” “Bom, embora não seja conhecimento, mas documentos que são divulgados”. Podemos assumir que a atividade de armazenamento-disseminação implica a organização dos documentos e, portanto, a classificação / catalogação.

    (4) “As bibliotecas são centros de poder”. Thompson se refere a bibliotecas nacionais e reais, e não as bibliotecas universitárias.

    (5) “As bibliotecas são para todos” Ele está falado sobre as bibliotecas públicas em sua generalização (“este princípio agora opera em todo o mundo”) é ingênua no contexto da maioria dos países.

    (6) “As bibliotecas devem crescer”. Esse princípio é semelhante à quinta lei de Ranganathan. e traz a mesma objeção.

    7) “Uma biblioteca nacional deve conter toda a literatura nacional, com alguma representação de outras literaturas nacionais” . Justo.

    (8) “Todo livro é útil”. Não necessariamente, pelo menos não de uso positivo. Poderíamos dizer que um livro de poemas completamente ruim é útil como um exemplo de má poesia; É isso que Thompson quis dizer? Nesse caso, o conceito de “uso” perde sua energia, já que qualquer coisa é útil, se apenas como um exemplo do inútil. E compare o que é dito acima sobre a primeira lei de Ranganathan

    (9) “O bibliotecário deve ser um acadêmico” O valor dessa receita dependeria do tipo e extensão da formação pretendida, mas Thompson não explica. Em certo sentido, a prescrição se aplica a todas as profissões.

    (10) “O bibliotecário é um educador, mas isso não o ajuda a ascender às propriedades de um professor. Ou seja o bibliotecário é um educador mas não um professor. Esta afirmação não é uma definição de bibliotecário. Tudo o que pode ser útil dizer é que a aprendizagem pode ocorrer como resultado do uso da biblioteca.

    Gab. D

    Fonte: http://www.crb8.org.br/os-17-principios-da-biblioteconomia-de-thompson/