I- Na voz ativa o sujeito é agente. ( C) Agente é aquele que pratica ação, na voz ativa o sujeito pratica, na voz passiva ele sofre uma ação.
II- A voz passiva pode ser analítica, sintética ou reflexiva ( E ) : A voz passiva divide-se em duas: Analítica e Sintética
III- Em “Aspirou-se a casa toda”, tem-se voz ativa.( E) : Termos um verbo VTD + SE que indica uma voz passiva Sintética. veja que podemos passar para analítica usando verbo ''ser + particípio" A casa foi aspirada, a casa sofreu a ação de ser aspirada.
IV- Em “Nos encontraremos amanhã, no lugar de sempre”, tem-se voz reflexiva recíproca. (C)
Na voz recíproca temos uma ideia de que termos dois ou mais sujeito praticando a ação e ao mesmo tempo sendo paciente (sofrendo a ação)
Ex: O casal beijava-se na praça.
FONTE: CELSO PEDRO LUFT
#RUMOPMCE #PERTENCEREMOS
Antes de mais nada, entendamos o que é vozes verbais, segundo minhas anotações do Prof. Alexandre Soares: Voz verbal é a relação que há entre sujeito e o verbo. Ou seja, se o sujeito "pratica" a ação verbal, se o sujeito vai "sofrer" a ação verbal ou se o sujeito vai "praticar e sofrer" a ação verbal.
I. Na voz ativa o sujeito é agente.
R.: Correto. Voz ativa é quando o sujeito (agente) pratica a ação verbal.
II. A voz passiva pode ser analítica, sintética ou reflexiva.
R.: Correto, mais ou menos. Explico:
- analítica: marcada pela locução verbal: ser + "particípio" (ex.: A casa foi vendida);
- sintético: marcada pelo pronome apassivador "SE" (ex.: Vendeu-se a casa). É importante salientar que apenas verbos transitivos diretos ou bitransitivos admitem a voz verbal sintética;
- reflexiva: nesse caso o agente é tanto sujeito ativo como paciente (ex.: Ele se cortou);
- Obs.: Em relação à voz reflexiva não é pacífico que seja uma alternativa da voz passiva, geralmente as bancas a cobra como uma classificação de voz independente, como são as ativa e passiva.
III. Em “Aspirou-se a casa toda”, tem-se voz ativa.
R.: Incorreto. Veja bem, a casa não se autoaspira, portanto não sabemos quem praticou a ação de aspirar, e pela presença do pronome "SE" dá para concluir que se trata de uma voz passiva sintética.
IV. Em “Nos encontraremos amanhã, no lugar de sempre”, tem-se voz reflexiva recíproca.
R.: Correto. Veja que em "nós" há pelo menos duas pessoas que praticarão a ação de encontrar alguém e ser encontrado por alguém. Quando dois sujeitos (ou mais) praticam uma ação um para os outros e sofrem essa mesma ação, a isso se dá o nome de voz reflexiva recíproca.
Não há gabarito que se encaixe com o meu julgamento. Para a banca, entretanto, a resposta é a letra D.
-----------------------
Gente, não tenho vaidade nem sou professor de português, sintam-se a vontade para me corrigir. Estou aqui para aperfeiçoar meus estudos e contribuir com a comunidade que tanto me ajuda também.
-----------------------
Boa sorte e bons estudos.