A questão acima faz um questionamento sobre o conceito de Espaço, que é o objeto de estudo da Geografia e que estrutura os diferentes campos e análises relacionados à ciência geográfica.
Para responder a questão é importante que o candidato tenha conhecimento da análise que Milton Santos faz desse conceito tão fundamental para a Geografia. Portanto, é necessário uma leitura aprofundada sobre a obra que o autor faz sobre o Espaço e seus desdobramentos teóricos para a ciência geográfica.
Milton Santos é considerado um dos maiores pensadores do país e é um dos nomes mais importantes da geografia brasileira. Ao longo de sua carreira, o autor escreveu vários livros e artigos acerca da importância da ciência geográfica e da sua criticidade para entender o espaço geográfico brasileiro e mundial.
Em muitas de suas obras, Milton Santos se dedicou arduamente em discutir o conceito de Espaço para a Geografia. Para o autor, o espaço geográfico é um conjunto indissociável formado por um sistema de ações e um sistema de objetos. Lembrando que os objetos, citados por Santos, não podem ser analisados de forma separada das ações, por isso o autor caracteriza esse conjunto como indissociável.
Para exemplificar o conceito de espaço elucidado por Milton Santos, podemos chamar os objetos como estruturas criadas pelos homens para atender a seus interesses, como estradas de ferro, portos, pontes, avenidas, cidades, etc. Já as ações, são os esforços tomados pelo homem para transformar o espaço geográfico, e essas ações não ocorrem sem a introdução de técnicas e tecnologias que auxiliam os homens a intervir no lugar onde moram. Por isso, Santos reforça a ligação entre o sistema de objetos e ações, pois um sistema não existiria sem o outro.
Em sua obra "Por uma Geografia Nova", publicada em 1978, Milton Santos reforça sua análise sobre o espaço inserindo três categorias de análise: forma, função, estrutura e processo.
De acordo com Santos (1978) a forma é o aspecto visível do espaço, é aquilo que você vê e que tem importância para os interesses do homem refletindo a transformação feita em um determinado local. Exemplo: uma ponte ou uma hidroelétrica.
Já a estrutura consiste em entender os modos de organização de uma sociedade, sua economia, sua cultura e sua forma de fazer política. Sendo assim, os elementos citados, interferem nas ações e nos objetos de um determinado espaço geográfico.
Já a função é a categoria utilizada para explicar o sentido e a importância que a forma tem para atender aos interesses da sociedade. Por exemplo: se uma cidade que se destaca por possuir uma elevada produção agrícola acaba construindo uma rodovia (forma), ela intervém no espaço para atender a função que é de transportar com mais velocidade suas mercadorias para os centros consumidores.
Por fim, a última categoria é o processo que consiste na ação contínua que leva à transformação do espaço geográfico, mostrando o presente, e as possíveis intervenções que levarão ao futuro, a partir das formas, estruturas e funções contidas em uma sociedade.
Portanto, conforme já analisado, as categorias de análise tragas por Milton Santos são: forma, função, estrutura e processo.
Gabarito do Professor: Letra C.
Referência: SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1978