SóProvas


ID
5187034
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O deserto do Saara está a milhares de quilômetros da Amazônia, mas as duas localidades são ligadas todos os anos por um fenômeno que desafia a imaginação.

Alternativas
Comentários
  • Os ventos alísios ocorrem nos dois hemisférios do planeta. No hemisfério norte os alísios sopram de nordeste para sudoeste, sendo chamado de alísio do Norte (oeste-leste). Já no hemisfério sul, o alísio do Sul, sopra de sudeste para noroeste (sentido Leste-Oeste).

    FONTE: todamateria

  • GAB-B

    ventos alísios de Nordeste

    Centenas de milhões de toneladas de poeira deixam os desertos da África, cruzam o Oceano Atlântico e alcançam a América do Norte, o Caribe e a América do Sul, onde impactam desde a saúde dos habitantes até a fertilidade do solo.

    "É uma poeira muito, muito pequena. Se tomarmos como referência a espessura de um fio de cabelo, podemos dizer que a poeira doméstica que vemos em nossa casa, por exemplo, é dessa espessura, do tamanho da areia", explicou Gassó.

    O fato de você poder vê-lo por satélite significa que a poeira está refletindo a luz solar e que a luz não está atingindo o oceano. Quando há poeira em suspensão, parte da energia solar não está chegando à superfície do oceano e, portanto, ele fica com uma temperatura mais baixa."

    GAB-B

    OS VENTOS SAEM DA ÁFRICA CRUZAM O ATLÂNTICO E CHEGAM AO BRASIL.

    LOGO OS VENTOS VEM PONTO CARDEAL NE---VENTOS ALISIOS DE NORDESTE.

    AQUI É RAIZ!!!