SóProvas


ID
51916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos ao ato administrativo.

A autoexecutoriedade é atributo presente em qualquer ato administrativo.

Alternativas
Comentários
  • estão presentes em todos os atos os seguinte atributos:tipicidadepresunção de legalidade(legitimidade e veracidade)presentes em alguns atos:imperatividadeauto-executoriedadecoercibilidadeexigibilidadebasta pensar no ato administrativo "autorização" , a pessoa interessado é que deve procurar a administração para solicitá-lo, a administração não pode forçar o interessado a solicitar a autorização.
  • Auto-executoriedade: é a regra segundo a qual os atos administrativos dispensam a intervenção do Poder Judiciário para que sejam executados.Entretanto, em algumas situações a Administração deve recorrer ao Judiciário para que seu interesse seja atendido. Tal situação ocorre quando o cidadão descumpre suas obrigações. Exemplo: no caso de alguém que não paga o IPTU, caberá à Administração providenciar a cobrança de dívida ativa referente ao citado tributo,através de ação judicial que possui lei própria (LEF – Lei de Execução Fiscal).Dessa forma, Nem todos os atos administrativos são Auto-Executórios.
  • Atributos do ato administrativo:Presunção de legitimidadeImperatividadeAuto-executoriedadeTipicidadeOs atributos imperatividade e auto-executoriedade são observáveis somente em determinadas espécies de atos administrativos. Já a tipicidade e a presunção de legitimidade são observados em todos os atos.
  • Um exemplo de ato administrativo não dispõe de auto-executoriedade é na aplicação de multas, pois caso o administrado não concorde em pagá-la por vontade própria a cobrança só poderá ser feita pela via judicial.
  • O atributo da autoexecutoriedade deve ser entendido sob dois enfoques:
    • Exigibilidade: Todos os atos administrativos tem;
    • Executoriedade: Que estará presente quando estiver previsto em lei e em situação urgente. Ou seja, nem todos os atos tem! 
    Assim, todos os atos administrativos tem exigibilidade, mas nem todos tem autoexecutoriedade! 
  • Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo (Direito Administrativo Descomplicado, 21ª ed, 2013, pág. 498):
    "Exemplo tradicional de ato não revestido de autoexecutoriedade é a cobrança de multa, quando resistida pelo particular. Embora a imposição da multa pela administração independa de qualquer manifestação prévia do Poder Judiciário, a execução (cobrança forçada) da quantia correspondente deve, sim, sere realizada judicialmente. Significa dizer, nos casos em que o particular se recusar a pagar, a administração somente pode haver a quantia a ela devida mediante uma ação judicial de cobrança, denominada execução fiscal, ou seja, não pode a administração obter por meios próprios, sem a interveniência do Poder Judiciário, o valor a ela devido."
  • Item: ERRADO

    MACETE

    Os atributos que representam as VOGAIS (I = imperatividade e A= auto-executoriedade) estão presentes em apenas ALGUNS atos administrativos.
    Os atributos que representam as CONSOANTES (P = presunção de legitimidade eT= tipicidade) estão presentes em TODOS os atos administrativos!
    A palavra Alguns começa com Vogal. Os atributos que começam com vogal (Imperatividade e autoexecutoriedade), estão presentes apenas em  Alguns  atos administrativos.
    A palavra  Todos começa com  Consoante. Os atributos que começam com consoante (Presunção de legitimidade e Tipicidade) , estão presentes em Todos os atos administrativos.
  • Não. Depende sempre de previsão de lei ou de uma situação de urgência, na qual a prática do ato se imponha para garantia do interesse público. Item E.

  • Autoexecutoriedade nao esta em todo ato.

  • A autoexecutoriedade é atributo presente apenas nos atos considerados urgentes e nos quais exista previsão legal a respeito.

  • Salienta-se que o atributo da autoexecutoriedade não está presente em todos

    os atos administrativos, mas sim apenas naqueles em que seja possível a atuação

    direta da Administração.

    Exemplo clássico de situação em que a Administração não pode fazer uso de tal

    atributo é na aplicação de uma multa administrativa. Uma vez aplicada a sanção, e

    não tendo ocorrido o pagamento pelo particular, a Administração poderá, apenas,

    ajuizar as medidas de execução cabíveis, não podendo utilizar-se da força para que

    o particular pague o valor devido.

  • "O fiscal que te deu a multa não vai te segurar pelos pés de cabeça pra baixo e te chacoalhar até cair o dinheiro da multa"

    By: Professor Thállius Moraes

  • presunção de legitimidade e tipicidade - tem em todos os atos autoexecutoriedade e imperatividade - não tem em todos os atos
  • Errado. ❌

    A autoexecutoriedade não existe em todos os atos administrativos, mas somente nos atos que impõem obrigações.

  • Exemplo clássico: multa.

  • ESTAR PRESENTE EM TODOS OS ATOS => PT

    • Presunção de legitimidade
    • Tipicidade