A questão abordou o tema empreendedorismo.
De acordo com Augustinho Paludo (2020, p; 381), a definição de empreendedorismo como " a capacidade de aproveitar oportunidades, imaginar, desenvolver e realizar visões, capacidade de criar negócios ou penetrar em novos mercados, pronto para assumir todo o controle e o risco calculado."
Ser empreendedor não significa ser empresário! São conceitos diferentes! Há também a figura do intraempreendedor, apesar de não trabalhar para si próprio tal como o empreendedor, é um empregado privado ou servidor público que promove melhorias, é o solucionador, procura melhores formas dentro do seu ambiente de trabalho um agente ativo de mudanças. (Fonte: PALUDO, 2020)
I- CERTO. Um sujeito que inicia uma nova empresa pode ser considerado um empreendedor.
Sim, poderá (possibilidade) de ser considerado um empreendedor caso aproveite as oportunidades e assuma o controle e faça o cálculo dos riscos envolvidos. Como também poderá ser apenas um empresário. O item está correto pois afirma que é uma possibilidade (pode) e não uma obrigação (deve).
II- CERTO. O empreendedor é aquele que inicia um novo negócio, tomando os riscos associados ao insucesso e os retornos obtidos com o sucesso.
O item está de acordo com a explicação acima.
III- ERRADO. Para ser considerado empreendedor, necessita-se abrir uma nova empresa.
Nem sempre é necessário abrir uma nova empresa. O empreendedorismo pode acontecer dentro de uma organização já existente mas que desenvolveu a capacidade de criar novos negócios. Além disso, lembre-se do conceito de intraempreendedor (citado na explicação acima).
Fonte: PALUDO, Augustinho. " Administração Pública". 9 ªed. Juspodium. 2020 (págs 381 a 389)
Portanto, apenas os itens I e II estão corretos.
GABARITO: LETRA E.