SóProvas


ID
5207905
Banca
Aprender - SC
Órgão
Prefeitura de Tangará - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1932, o governo estadunidense de Franklin Roosevelt empreendeu um plano econômico para controlar a crise econômica iniciada com a quebra da bolsa de valores em 1929. Como este plano ficou conhecido, e qual sua principal característica?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta "A".

    Com o fim da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos tornou-se a nação mais poderosa e rica do mundo, devido ao fato de ter participado na guerra em seus anos finais, bem como, de seu território não ter sido arrasado pelo confronto ocorrido na Europa.

    Os Estados Unidos estava lucrando muito, pois o estilo de vida americano “American way of lite” (estilo de vida baseada no consumo de produtos industrializados, eletrônicos, eletrodomésticos, carros, comidas enlatadas e etc.) ficava cada vez mais influentes. Além disso, os EUA concederam empréstimos para os países Europeus que precisavam reconstruir-se.

    Diante de tanta prosperidade econômica, os americanos investiam demasiadamente na bolsa de valores de Nova Yorque e a indústria americana baseava-se no estilo “Fordista” de produção (Produção em massa, independentemente da demanda, para estoques).

    Todos esses fatores ocasionaram a “Quebra da Bolsa de Valores de Nova Yorque”, também chamada de “Grande Depressão de 1929” ou “Crash de 1929”. Que devido à superprodução pelo subconsumo (Sistema Fordista) e a queda das ações na Bolsa de Valores, gerou uma crise financeira que impactou todo o mundo. As ações despencaram, pessoas perderam tudo, o desemprego aumentou, a crise industrial acentuou.

    Então em 1932, o governo estadunidense de Franklin Roosevelt empreendeu um plano econômico para controlar a crise econômica iniciada com a quebra da bolsa de valores em 1929. O “New Deal” (Novo Acordo) defendia uma intervenção do Estado na economia, pois o liberalismo absoluto não era capaz de regular e manter a economia estável. Era necessário existir uma mediação econômica do Estado para garantir o bem-estar da população, planejar antecipadamente a economia, fiscalizar e corrigir os investimentos, controlar a emissão de valores monetários, construir obras públicas, criar leis de seguridade social, fomentar a geração de empregos, articular investimentos estatais e privados, entre muitas outras medidas (todas obedecendo à lógica capitalista).  

  • A eleição do democrata Franklin D. Roosevelt desalojou os republicanos do poder e inaugurou uma nova era para os EUA, principalmente por causa da intervenção do Estado na economia com o New Deal (Novo Acordo). O New Deal, que representou um período de maior intervenção estatal, apresentou um conjunto de medidas que foram adotadas para buscar reerguer a economia dos Estados Unidos.

    No início da administração de Franklin Roosevelt, priorizou-se a criação de instrumentos voltados para pôr fim ao processo deflacionário e aliviar a situação da população, principalmente das camadas mais pobres.

    Uma das medidas adotadas no escopo do New Deal estava o Civilian Conservation Corps (CCC), programa criado para aliviar o desemprego. Este programa empregou trabalhadores na recuperação de parques e em obras ligadas à infraestrutura física do país.

    Resposta: A

  • A- GABARITO

    B- ERRADOO

    Plano Marshall foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. 

    C- ERRADO

    A Doutrina Monroe prega, entre outros pontos, a proibição de criar novas colônias na América; a não intromissão dos países europeus nas decisões dos americanos e o não envolvimento dos EUA em conflitos relacionados aos países europeus.

    D- ERRADO

    A Doutrina Truman é uma expressão que designa um conjunto de medidas políticas e econômicas assumidas depois de março 1947.

  • GAB-A

    New Deal, propondo a intervenção do estado na economia.

    O New Deal foi uma série de programas implementados nos Estados Unidos entre 1933 e 1937, sob o governo do presidente Franklin Delano Roosevelt, com o objetivo de recuperar e reformar a economia norte-americana, além de auxiliar os prejudicados pela Grande Depressão.

    ESTUDE, CONHECIMENTO É PODER!!!