SóProvas


ID
5214427
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Taquaritinga do Norte - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca das competências constitucionais dos Municípios, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Entes federativos da RFB = U, E, DF e M. Estes entes possuem autonomia, não soberania.

    Apenas a RFB possui SOBERANIA.

    A soberania, por sua vez, pertence exclusivamente à República Federativa do Brasil, que é pessoa jurídica de direito público internacional, integrada por todos os entes federados. Nem mesmo a União possui soberania, ela apenas representa o Estado Federal nas relações de direito internacional, perante os demais Estados soberanos.

    FONTE:https://www.conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/29879/os-estados-membros-de-uma-federacao-possuem-soberania-sao-verdadeiros-estados

  • Errado.

    Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, “não compreende os territórios” todos autônomos, “os entes políticos não são dotados de soberania” nos termos desta Constituição.

    CESPE/TRE-PI/2016/Analista Judiciário: A adoção da Federação como forma de Estado pela CF é embasada na descentralização política e na -membros, que são capazes de se auto-organizar por meio de suas próprias constituições. (errado)

     

    CESPE/ANATEL/2014/Técnico: A forma federativa de Estado adotada pela CF consiste na descentralização política e na -membros, os quais são capazes de se auto-organizar mediante a elaboração de constituições estaduais. (errado)

     

    VUNESP/PC-BA/2018/Escrivão de Polícia Civil: Como consequência do princípio federativo, União, Estados, Distrito-Federal e Municípios gozam de (errado)

  • soberania sqn

  • GABARITO - B

    A) Os Municípios têm competência legislativa suplementar à legislação federal e estadual, no que couber.

    Art. 30. Compete aos Municípios:

    II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber;

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------

    B) Em razão do pacto federativo brasileiro, os Municípios têm autonomia e soberania, gozando de poderes para auto-organização, autogoverno e autoadministração.

    Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------

    C) A criação, organização e supressão de distritos é de competência privativa dos Municípios, observada a legislação estadual.

    Art. 30. Compete aos Municípios:

    IV - criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação Estadual.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------

    D) Os municípios têm competência para instituir imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana adotando alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel.

    Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:

    I - propriedade predial e territorial urbana (IPTU);

    § 1º Sem prejuízo da progressividade no tempo a que se refere o art. 182, § 4º, inciso II, o imposto previsto no inciso I poderá: (IPTU)

    I - ser progressivo em razão do valor do imóvel; e

    II - ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------

    E) É de competência municipal a elaboração do plano diretor, que, aprovado pela Câmara Municipal, é obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes.

    Art 182 - § 1º O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.

    Você errou! Resposta: B

  • A questão exige conhecimento acerca da organização político-administrativa e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) Os Municípios têm competência legislativa suplementar à legislação federal e estadual, no que couber.

    Correto, nos termos do art. 30, II, CF: Art. 30. Compete aos Municípios: II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber; 

    b) Em razão do pacto federativo brasileiro, os Municípios têm autonomia e soberania, gozando de poderes para auto-organização, autogoverno e autoadministração.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. De fato, os Municípios têm autonomia, mas, não, soberania. A República Federativa é que tem soberania, e, inclusive, é um de seus fundamentos. Aplicação do art. 1º, I, e art. 18, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    c) A criação, organização e supressão de distritos é de competência privativa dos Municípios, observada a legislação estadual.

    Correto, nos termos do art. 30, IV, CF: Art. 30. Compete aos Municípios: IV - criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual;

    d) Os municípios têm competência para instituir imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana adotando alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel.

    Correto, nos termos do art. 156, I e § 1º, II da CF: Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre: I - propriedade predial e territorial urbana; § 1º Sem prejuízo da progressividade no tempo a que se refere o art. 182, § 4º, inciso II, o imposto previsto no inciso I poderá: II – ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel. 

    e) É de competência municipal a elaboração do plano diretor, que, aprovado pela Câmara Municipal, é obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes.

    Correto, nos termos do art. 182, § 1º, CF: § 1º O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.

    Gabarito: B

  • GAB: B

    Só a República Federativa do Brasil é Soberana, logo municípios não tem soberania, e sim são autônomos.

  • GABARITO - B

    Somente a República é Soberana

    Os entes Federativos possuem AUTONOMIA

    NÃO ESQUEÇA: Somos Um Federalismo de 3º Grau. O que isso significa?

    a Constituição Federal de 1988 reconheceu aos municípios a condição de entes federados.

    _________________________________________________________

    A) Art. 30, II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber;  

    __________________________________________

    C) A criação de Estados - Lei Complementar Federal do CN + Plebiscito

    A criação de Municípios - Lei estadual dentro do período de Lei complementar Federal + Plebiscito + Estudo de Viabilidade

    Criação de Regiões metropolitanas - lei complementar do estado

    Criação de Distritos - Lei Municipal

    ___________________________________________

    Bons estudos!

  • Ao ler as assertivas, nunca se esqueça do comando da questão.

  • autonomia e soberania não combinam pra E, DF e M.

  • Soberania só quem tem é a República Federativa do Brasil.

  • De fato, os Municípios têm autonomia, mas, não, soberania.