SóProvas


ID
5223364
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Maragogi - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A administração pública tem poder de exercer controle sobre os próprios atos, com a possibilidade de anular atos ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, sem necessidade de recurso ao Poder Judiciário. Trata-se de decorrência do princípio da legalidade, devendo a administração proceder o controle de legalidade de seus atos.
O trecho acima descreve corretamente:

Alternativas
Comentários
  • TUTELA -> ADM. DIRETA SINDICABILIZA OS ATOS DA ADM. INDIRETA (AUTARQUIAS, FUND. PÚBLICAS...); RELAÇÃO DE VINCULAÇÃO (CONTROLE FINALÍSTICO);

    X

    AUTOTUTELA -> A administração pública tem poder de exercer controle sobre os próprios atos, com a possibilidade de anular atos ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, sem necessidade de recurso ao Poder Judiciário.

  • TUTELA -> ADM. DIRETA SINDICABILIZA OS ATOS DA ADM. INDIRETA (AUTARQUIAS, FUND. PÚBLICAS...); RELAÇÃO DE VINCULAÇÃO (CONTROLE FINALÍSTICO);

    X

    AUTOTUTELA -> A administração pública tem poder de exercer controle sobre os próprios atos, com a possibilidade de anular atos ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, sem necessidade de recurso ao Poder Judiciário.

  • GAB; E

    Lei 9.784/99

     Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    Súmula 473; A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

  • A atuação da Administração é pautada por determinados princípios, alguns positivados em âmbito constitucional ou legal e outros consolidados por construções doutrinárias. Exemplo de tais princípios são a tutela ou controle e a autotutela, que diferem entre si nos seguintes aspectos, sendo que é através da tutela que a Administração direta exerce o controle finalístico sobre entidades da Administração indireta, enquanto pela autotutela exerce controle sobre seus próprios atos.

    PORTANTO, GABARITO LETRA E

  • A questão trata dos princípios administrativos. Para responder à questão vejamos cada um dos princípios mencionados nas alternativas da questão.

    O princípio da autotutela, também chamado de poder de autotutela, é o princípio pelo qual a Administração Pública tem a capacidade de rever seus próprios atos, independentemente de decisão judicial, devendo anulá-los quando ilegais e podendo revogá-los por motivos de conveniência e oportunidade.


    O princípio da autotutela foi consagrado na Súmula nº 473 do Supremo Tribunal Federal que estabelece o seguinte:

    A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.


    O princípio da hierarquia é o princípio segundo o qual os órgãos administrativos devem ser organizados em estrutura hierarquizada, de modo que eles hajam de forma coordenada e não pratiquem atos contraditórios.


    O princípio da especialidade é um princípio aplicável à Administração Pública Indireta e determina que as entidades que compõem a Administração Indireta devem ter finalidades específicas previstas em lei que só podem ser modificadas por lei específica.


    O princípio da tutela também é aplicável às entidades da Administração Pública Indireta. Segundo este princípio, essas entidades, embora não sejam subordinadas à Administração Pública Direta, gozando de autonomia, estão sujeitas à tutela administrativa e, portanto, à supervisão e fiscalização pela Administração Direta.


    O princípio da inafastabilidade de jurisdição é o princípio segundo o qual nenhuma lesão a direito pode ser afastada da apreciação do Poder Judiciário.


    Verificamos que o enunciado da questão ao referir-se ao poder da Administração Pública de exercer controle sobre os próprios atos, com a possibilidade de anular atos ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, sem necessidade de recurso ao Poder Judiciário trata do princípio da autotutela, logo, a resposta da questão é a alternativa E.



    Gabarito do professor: E. 

  • TUTELA --> Fiscaliza o outro. "Cuida do outro"

    AUTOTUTELA --> Fiscaliza seus próprios atos. "Cuida de si"

    Lembre-se de "autoajuda" kkkkk