SóProvas


ID
5230528
Banca
VUNESP
Órgão
CODEN - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

“Trata-se do processo planejado, implementado e mantido pelos responsáveis pela governança, administração e outros empregados para fornecer segurança razoável quanto à realização dos objetivos da entidade no que se refere à confiabilidade dos relatórios financeiros, efetividade e eficiência das operações e conformidade com leis e regulamentos aplicáveis”.


Esse texto se refere ao seguinte conceito:

Alternativas
Comentários
  • Controle Interno (NBC TA 315)

    Controle interno é o processo planejado, implementado e mantido pelos responsáveis pela governança, administração e outros empregados para fornecer segurança razoável quanto à realização dos objetivos da entidade no que se refere à confiabilidade dos relatórios financeiros, efetividade e eficiência das operações e conformidade com leis e regulamentos aplicáveis. O termo “controles” refere-se a quaisquer aspectos de um ou mais dos componentes do controle interno. 

    https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTA315(R1).pdf

    Auditoria Interna (NBC TI 01)

    A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

    A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

    https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/RES_986.pdf

  • O guia Internal Control - Integrated Framework (COSO I), publicado em 1992, define Controle Interno como um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade. A definição acima reflete alguns conceitos fundamentais. O controle interno é:

    • Conduzido para atingir objetivos em uma ou mais categorias – operacional, divulgação e conformidade.

    • Um processo que consiste em tarefas e atividades contínuas – um meio para um fim, não um fim em si mesmo.

    • Realizado por pessoas – não se trata simplesmente de um manual de políticas e procedimentos, sistemas e formulários, mas diz respeito a pessoas e às ações que elas tomam em cada nível da organização para realizar o controle interno.

    • Capaz de proporcionar segurança razoável - mas não absoluta, para a estrutura de governança e alta administração de uma entidade.

    • Adaptável à estrutura da entidade – flexível na aplicação para toda a entidade ou para uma subsidiária, divisão, unidade operacional ou processo de negócio em particular.

  • Controle interno: visa enfrentar riscos de negócios que ameacem o cumprimento dos objetivos:

      - confiabilidade das informações e demonstrações contábeis

      - efetividade e eficiência das operações

      - conformidade com leis e regulamentos