SóProvas


ID
5231149
Banca
VUNESP
Órgão
CODEN - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

   “A maior parte da população mundial vive hoje nas cidades: essas aglomerações de pessoas e concreto em que sobram problemas e falta planejamento. A urbanização desordenada traz inúmeros desafios e uma certeza: não há solução para a humanidade que não passe necessariamente pela transformação das cidades.” É o que defende André Trigueiro, jornalista especializado em gestão ambiental e sustentabilidade.
   Para ele, vivemos um modelo suicida de desenvolvimento e precisamos reinventar o sistema. Ou mudamos ou pereceremos. A preocupação ambiental se reflete no consumo consciente, mas não no consumismo que degrada a vida porque exaure os estoques de matéria-prima, que são finitos no planeta.
   “Eu procuro economizar água e energia, separo o lixo. Basicamente, tento praticar no dia-a-dia aquilo que eu entendo como certo. Estou longe da perfeição e não me considero um modelo, mas descobri a força daquilo que os educadores chamam de pedagogia do exemplo: ‘não importa o que você fala, importa o que você faz’. É isso que move o mundo.” Ele cita o caso do aposentado José Alcino Alano, da cidade de Tubarão, que descobriu como fabricar coletores solares para esquentar a água do banho a partir de garrafas PET e caixas de leite Tetrapak. Liberou a patente e permitiu que todas as pessoas ou instituições interessadas replicassem o invento gratuitamente, sem interesse pessoal ou financeiro. “É um caso singular de amor ao próximo,” comenta Trigueiro.
   O poder público também deve adotar medidas educativas e conscientes. Ensinar que jogar lixo na cidade é um serviço caro e custa muito aos cofres públicos. Além disso, tem de difundir um discurso responsável. Não é possível falar em preservação da Amazônia e liberar recursos para a construção de frigoríficos na região – o que estimula a criação de gado, responsável por 80% de toda a destruição já registrada da floresta, como bem avaliou o ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero.
   Trigueiro não considera a tecnologia inimiga da luta pela preservação do planeta. É o uso que se faz dela que definirá se haverá dano ou benefício. Ela é apenas uma ferramenta e não a solução definitiva para os graves problemas ambientais que enfrentamos e que nos ameaçam como espécie.

(filantropia.ong/andretrigueiro.com. Adaptado, acesso em 22.02.2020)

O termo destacado no terceiro parágrafo – É um caso singular de amor ao próximo – é entendido, no contexto, como um caso

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    É um caso singular de amor ao próximo – é entendido " incomum."

  • GAB. D

    incomum.

  • Singular é o mesmo que UNICO, ou seja, se é UNICO não é comum.

  • ‘não importa o que você fala, importa o que você faz

    Nesta parte esta claro que FALAR é algo comum = natural

    MAS quando você FAZ é DIFERENTE = INCOMUM

  • não poderia ser a alternativa A (oportuno) também?

  • Essa é uma boa questão de interpretação textual. Nesse sentido, o trecho presente no enunciado retoma o caso de um aposentado que descobriu como coletar energia solar para esquentar a água do banho de maneira viável e econômica e, sem cobrar por isso, liberou a patente da tecnologia para qualquer empresa ou pessoa que desejasse utilizar tal mecanismo. Essa atitude é tida como “um caso singular de amor ao próximo". Ora, se tal caso representa uma atitude generosa, de amor ao próximo, logicamente ela não pode ser caracterizada como “oportuna", “suspeita" ou “proveitosa". Também tal atitude não sugere nada além de uma ação caridosa e solidária para com o próximo. Sendo assim, a única alternativa viável é a letra D, já que incomum, além de ser um sinônimo direto de singular, quando a palavra está usada no sentido de algo único, surpreendente, também corresponde perfeitamente ao contexto do que é apresentado no texto.

     Gabarito do professor: Letra D.

  • Tem que ler o texto para poder contextualizar a resposta.

    Resposta letra : D ( incomum)

    A cena e triste mas não vou chorar, vamos para cima.

  • é um caso que nem todos são capazes de fazer, devido nossa ganância ..

  • Opa opa, um sinônimo para singular bem exótico.

    Incomum

    GAB D

    APMBB