SóProvas


ID
5237680
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Descanso - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Acerca dos encontros vocálicos e consonantais, analise:


I - Dá-se o nome de encontro consonantal à sequência de consoantes num vocábulo, ou seja, a contiguidade de duas ou três consoantes efetivamente pronunciadas;

II - Quando as duas consoantes se encontram em uma mesma sílaba, diz-se que o encontro consonantal é próprio ou perfeito. Quando as consoantes ficam em sílabas diferentes, diz-se que o é um encontro consonantal impróprio ou imperfeito;

III - Encontro vocálico é a sucessão de vogais em um vocábulo – gaiola, Bahia, caule, Uruguai, averiguei. Classificam-se em: ditongo, hiato e tritongo.


Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Encontro Vocálico = Vogais

    Encontro Consonantal = Consoantes

    Encontro Consonantal = duas consoantes ==>dois sons.

    Dígrafo = duas consoantes ==> um som

    ENCONTRO CONSONANTAL==> (DUAS PALAVRAS) DUAS CONSOANTES, DOIS SONS

    DÍGRAFO ( UMA PALAVRA) DUAS CONSOANTES, UM SOM.

  • Porque o encontro vocálico diz que é encontro de vogais, quando na teoria se diz que é o encontro de uma vogal com uma semi-vogal, no caso de ditongo e tritongo?

  • GAIOLA = GAI-O-LA = HIATO

    BAHIA = BA-HI-A = HIATO

    CAULE = CAU-LE = DITONGO

    URUGAUI = U-RU-GAUI =TRITONGO

    AVERIGUEI = A-VE-RI-GUEI =TRITONGO

  • Pelo que já li, o que da um ditongo é uma vogal e uma semivogal, e tritongo é uma semi, vogal, semi. Por que na questão está escrito que são duas vogais em uma sílaba? Essa porr@ é só pra confundir!!!

  • A questão é de fonologia e quer que identifiquemos as alternativas corretas. Vejamos:

     .

    I - Dá-se o nome de encontro consonantal à sequência de consoantes num vocábulo, ou seja, a contiguidade de duas ou três consoantes efetivamente pronunciadas;

    Certo.

    Encontro consonantal é a sequência de dois ou mais fonemas consonânticos numa palavra. Ou seja, é o encontro de duas ou mais consoantes numa palavra, sem existir uma vogal no meio delas. Ex.: brado, creme, plano, regra, ciclo, atleta, atrás, transtorno, psíquico...

    O encontro consonantal pode ocorrer:

    • na mesma sílaba: cli-ma, flo-res, du-plo, bra-do, re-pre-sa, le-tra, czar, pseu-dô-ni-mo... (São encontros consonantais inseparáveis, mais frequentemente formados de consoante + ou r)
    • em sílabas diferentes: ad-ven-to, ob-tu-so, ap-to, pac-to, suc-ção, naf-ta, sub-lo-car...(São encontros consonantais separáveis. Ocorrem sempre no interior das palavras e geralmente são formados de duas consoantes)

     .

    II - Quando as duas consoantes se encontram em uma mesma sílaba, diz-se que o encontro consonantal é próprio ou perfeito. Quando as consoantes ficam em sílabas diferentes, diz-se que é um encontro consonantal impróprio ou imperfeito;

    Certo. Os encontros consonantais inseparáveis são chamados também de próprios ou perfeitos. Já os encontros consonantais separáveis são chamados também de impróprios ou imperfeitos.

     .

    III - Encontro vocálico é a sucessão de vogais em um vocábulo – gaiola, Bahia, caule, Uruguai, averiguei. Classificam-se em: ditongo, hiato e tritongo.

    Certo. Os encontros vocálicos são três: ditongo, tritongo e hiato.

    Ditongo: é a combinação de uma vogal + uma semivogal (V + SV), ou vice-versa (SV + V), na mesma sílaba. Ex.: pai, rei, sou, pão, fui, herói, sério, quando.

    Ditongo crescente: (semivogal + vogal): gênio, pátria, série, quatro, aguentar, quantia, tênue, vácuo etc.

    Ditongo decrescente: (vogal + semivogal): pauta, meu, riu, constitui, dói, ouro, jeito etc.

     . 

    Tritongo: é conjunto semivogal + vogal + semivogal, formando uma só sílaba. O tritongo pode ser: a) oral: iguais, averiguei, averiguou, delinquiu, sequoia, Uruguai. b) nasal: quão, saguão, saguões, mínguam (mínguão).

     . 

    Hiato: é o encontro de duas vogais pronunciadas em dois impulsos distintos, formando sílabas diferentes: Sa-a-ra, fa-ís-ca, po-di-a, sa-ú-de, ci-ú-me, pre-en-cher, cru-el, fre-ar, ju-í-zo, a-or-ta, do-er, vo-o, cre-em, pas-se-e-mos, po-ei-ra, me-ei-ro, fu-i-nha, la-go-a, fri-ís-si-mo.

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra D