Item C correto.
Afirmativa I: Errada: Redundâncias prejudicam a semântica da construção textual e a objetividade da redação oficial.
Afirmativa II Errada: A substituição é a colocação de um item lexical no lugar de uma oração.
Ex: O Ofício está pronto. O documento trata da exoneração do servidor.
Elipse consiste na omissão de um termo recuperável pelo contexto.
Ex: O decreto regulamenta os casos gerais; a portaria, os particulares.
Afirmativa III Correta: São requisitos para uma redação oficial.
Esta
questão exige do candidato conhecimento acerca do emprego da redundância, da elipse, bem como do atributo da formalidade e padronização.
I. O atributo da objetividade conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem excessos de palavras e de ideias. Isso significa que, para a redação oficial, ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. Assim, inferimos que a
redundância não facilita a compreensão da mensagem e, por isso, esta afirmativa é incorreta.
II. Alguns mecanismos que estabelecem a coesão e a coerência de um texto são: referência, substituição, elipse e uso de conjunção. A elipse, especificamente, consiste na omissão de um termo recuperável pelo contexto. Sendo assim, verificamos que esta afirmativa também é incorreta.
III. Tendo em vista que a formalidade e a padronização está entre um dos sete atributos estabelecidos pelos Manual de Redação da Presidência da República, é possível inferir que esses dois aspectos são essenciais para a boa
prática da redação oficial e, portanto, esta afirmativa é correta.
Com base na análise acima, inferimos que a única afirmativa correta é III. Dessa forma, a alternativa que responde este item é a letra C.
Gabarito do Professor:
Letra C.