SóProvas


ID
5241730
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito do provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição, nos termos da Lei nº. 8.112/90, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    Lei 8112/1990

    a) a posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial. Só poderá ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo. CERTO. Art. 14. A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial. Parágrafo único. Só poderá ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo.

    b) são requisitos básicos para investidura em cargo público a nacionalidade ou naturalidade brasileira, o gozo dos direitos civis e políticos, a quitação com as obrigações militares, eleitorais e fiscais, o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo, a idade mínima de dezoito anos e a aptidão física e mental. ERRADO. Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:    I - a nacionalidade brasileira;  II - o gozo dos direitos políticos;  III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;  IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;  V - a idade mínima de dezoito anos; VI - aptidão física e mental.

    c) a investidura em cargo público far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder. ERRADO. Art. 6º O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder. Art. 7º A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    d) a nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos apenas a ordem de classificação. ERRADO. Art. 10. A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

    e) o concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, improrrogáveis. ERRADO.  Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

  • Vamos ao exame de cada proposição, à procura da correta:

    a) Certo:

    Trata-se de afirmativa que tem apoio expresso no art. 14 da Lei 8.112/90, que abaixo transcrevo:

    "Art. 14.  A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.

    Parágrafo único.  Só poderá ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo."

    b) Errado:

    Os requisitos para investidura em cargo público estão elencados no art. 5º da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 5o  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

    IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental."

    Como daí se extrai, a assertiva é equivocada, uma vez que a "naturalidade" brasileira não figura como requisito legal, o mesmo podendo ser dito do gozo dos direitos civis e da quitação com obrigações
    eleitorais e fiscais.

    c) Errado:

    Na realidade, é o provimento, e não a investidura, que se dá por ato da autoridade competente de cada Poder, na forma do art. 6º da Lei 8.112/90:

    "Art. 6o  O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder."

    d) Errado:

    Em rigor, admite-se a prorrogação do prazo de validade do concurso público, por uma única vez, a teor do art. 12 da Lei 8.112/90, litteris:

    "Art. 12.  O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período."


    Gabarito do professor: A

  • A) a posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial. Só poderá ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo.

    sim, Art. 14. A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.

    Parágrafo único. Só poderá ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo.

    B) são requisitos básicos para investidura em cargo público a nacionalidade ou naturalidade brasileira, o gozo dos direitos civis e políticos, a quitação com as obrigações militares, eleitorais e fiscais, o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo, a idade mínima de dezoito anos e a aptidão física e mental.

    Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:   

    I - a nacionalidade brasileira;  

    II - o gozo dos direitos políticos;  

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;  

    IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;  

    V - a idade mínima de dezoito anos; 

    VI - aptidão física e mental.

    C) a investidura em cargo público far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

    Art. 6º O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

    Art. 7º A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    D) a nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos apenas a ordem de classificação.

    Art. 10. A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

    E) o concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, improrrogáveis.

    Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.