Esta
é uma questão que exige do candidato conhecimento dos erros que devem ser evitados nas comunicações oficiais.
a) Paralelismo é a correspondência de funções gramaticais e semânticas existentes nas orações. O sintático observa a ligação
existente entre as funções sintáticas ou morfológicas dos elementos da
oração. Já o semântico observa a correspondência de valores existentes no discurso. Na oração apresentada não identificamos nenhum problema relacionado ao paralelismo, portanto, esta alternativa está incorreta.
b) Cacofonia é um vício de linguagem comum na língua portuguesa, quando uma palavra ou sílaba, em união com outras, formam expressões com sons desagradáveis ou ambíguas; com duplo significado (normalmente termos de baixo calão). Na oração em análise não conseguimos verificar esse tipo de erro e, assim, esta alternativa está incorreta.
c) Existe na língua portuguesa dois tipos de regência: a verbal, que é a parte da língua que se ocupa da relação entre os
verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido; e a regência nominal, que é a forma que os substantivos, adjetivos e advérbios se relacionam com seus complementos. Dessa forma, constatamos que a regência do verbo anunciar está correta e, portanto, esta alternativa não responde ao item.
d) O texto é considerado ambíguo quando possui mais de um sentido ou significado. No caso da oração apresentada no enunciado, verificamos que não é possível saber quem será exonerado, se o ministro ou o secretário. Dessa forma, identificamos que o erro cometido na oração é o da ambiguidade e, portanto, esta é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra D.