SóProvas



Questões de Ambiguidade


ID
3014056
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.


Considerando que a proposta ora apresentada encontra‐se sem os devidos argumentos que as sustente, esta Diretoria posiciona‐se com parecer não favorável à ela.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado

    Considerando que a proposta ora apresentada encontra‐se sem os devidos argumentos que a sustente, esta Diretoria posiciona‐se com parecer não favorável a ela. 

  • Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

    Gab-E

  • Considerando que a proposta ora apresentada encontra‐se sem os devidos argumentos que a sustente, esta Diretoria posiciona‐se com parecer não favorável a ela. 

  • Essa é uma questão que exige do candidato uma análise sobre a adequação da linguagem a partir do que preceitua a correspondência oficial, bem como a correção gramatical. 
    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, as comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma. Entretanto, não existe propriamente um padrão oficial de linguagem, o que há é o uso da norma padrão nos atos e nas comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. Nesse sentido, o jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada.
    Dessa forma, ao analisarmos o trecho da questão, observamos que não há nenhum problema quanto à adequação da linguagem, pois ele é claro (possibilita imediata compreensão pelo leitor), objetivo (trata diretamente sobre o assunto, sem voltas e sem redundâncias), conciso (consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras), coerente e coeso (o período está conectado, harmônico) e  impessoal (elaborado em nome do serviço público). Já no que tange à correção gramatical, verificamos que há uma falha no uso do sinal indicativo de crase no final do período, na construção  "favorável à ela". Conforme determinado pela gramática normativa, como a crase é formada por uma preposição ("a") que indica movimento e não pessoas do discurso, o emprego do acento grave junto aos pronomes pessoais é dispensado. Portanto, o item está incorreto devido a problema na correção gramatical.


    Gabarito: ERRADO
  • Pronome pessoal o caso re não vai crase antes.

  • Considerando que a proposta ora apresentada encontra‐se sem os devidos argumentos que as sustente (sustente oq? a proposta) , esta Diretoria posiciona‐se com parecer não favorável à ela. (não tem crase aqui)

  • GABARITO: ERRADO

     

    Considerando  que  a  proposta  ora  apresentada   encontra‐se  sem  os  devidos  argumentos  que  as  sustente,  esta  Diretoria  posiciona‐se  com  parecer  não  favorável à ela

     

    Remissão errada quanto ao sujeito.

    Não se usa crase antes de pronomes pessoais (mim, ti, ele, ela, nós, vós...)


ID
3934732
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Carlos Barbosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, ambígua é a frase ou oração que pode ser tomada em mais de um sentido. Como a clareza é requisito básico de todo texto oficial, deve-se atentar para as construções que possam gerar equívocos de compreensão. NÃO apresenta ambiguidade a seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • a) não se sabe se o ministro ou o secretariado seria exonerado

    b) não se sabe se surpreendeu o deputado ou o presidente

    c) não se sabe se era na mesa ou no gabinete que costumava trabalhar

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à ambiguidade, fenômeno que prejudica o atributo da clareza.




    a) Nesta frase há duas possíveis interpretações, visto que não é possível identificar quem seria exonerado, se o ministro ou o secretariado.


    b) Nesta frase há duas possíveis interpretações, uma vez que não é possível saber quem não foi surpreendido, se o deputado ou o presidente. 
    c) Nesta frase também há duas possíveis interpretações, pois não fica claro onde se costumava trabalhar, se era na mesa ou no gabinete.
    d) A frase apresentada não possui problema de ambiguidade, visto que a informação possui apenas um sentido e  possibilita imediata compreensão pelo leitor. Assim, esta é a alternativa correta.



    Gabarito do Professor: Letra D.

  • Gab. D

  • Roubaram a mesa do gabinete em que eu costumava trabalhar.

    Roubaram a mesa de o gabinete em que...


ID
5244199
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Condado - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Na oração “o ministro anunciou ao seu secretário que ele seria exonerado”, há um erro que deve ser evitado nas comunicações oficiais. Estamos falando de erro de

Alternativas
Comentários
  • O enunciado contém uma ambiguidade, pois não é possível saber se o exonerado será o secretário ou o ministro.

    Gabarito letra D.

  • Uma interpretação ainda que poderá ser feita é o secretário da pessoa que está lendo o enunciado.

    Não sei se me fiz entender ^^

  • AMBIGUIDADE: OBJETIVO DO TEXTO É APRESENTAR INFORMAÇÃO CLARA, PRECISA E QUE SEJA COMPREENDIDA. NESTE CASO EXISTEM MAIS DE UM SENTIDO

    ELE: O MINISTRO OU O SECRETÁRIO?

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento dos erros que devem ser evitados nas comunicações oficiais.


    a) Paralelismo é a correspondência de funções gramaticais e semânticas existentes nas orações. O sintático observa a ligação existente entre as funções sintáticas ou morfológicas dos elementos da oração. Já o semântico observa a correspondência de valores existentes no discurso. Na oração apresentada não identificamos nenhum problema relacionado ao paralelismo, portanto, esta alternativa está incorreta.
    b) Cacofonia é um vício de linguagem comum na língua portuguesa, quando uma palavra ou sílaba, em união com outras, formam expressões com sons desagradáveis ou ambíguas; com duplo significado (normalmente termos de baixo calão). Na oração em análise não conseguimos verificar  esse tipo de erro e, assim, esta alternativa está incorreta.
    c) Existe na língua portuguesa dois tipos de regência: a verbal, que é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido; e a regência nominal, que é a forma que os substantivos, adjetivos e advérbios se relacionam com seus complementos. Dessa forma, constatamos que a regência do verbo anunciar está correta e, portanto, esta alternativa não responde ao item.
    d) O texto é considerado ambíguo quando possui mais de um sentido ou significado. No caso da oração apresentada no enunciado, verificamos que não é possível saber quem será exonerado, se o ministro ou o secretário. Dessa forma, identificamos que o erro cometido na oração é o da ambiguidade e, portanto, esta é a alternativa correta.

    Gabarito do Professor: Letra D.



ID
5272699
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Areial - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O texto oficial, pelas suas características de imparcialidade, clareza e precisão, deve ser de fácil compreensão. Assim, na redação oficial é inadmissível um texto ambíguo. Nos enunciados a seguir, indique o item que NÃO contém ambiguidade.

Alternativas
Comentários
  • Não vi ambiguidade, exceto na letra c

  • O que refere ambiguidade? Já um tempo fora da escola

  • A ambiguidade é quando há uma possível dupla interpretação da frase. ''Meu terapeuta disse: escreva cartas para as pessoas que odeia e as queime.”

    • As cartas ? Ou as pessoas?
  • A) Andrea pediu a Fabiano que pegasse sua mochila. ERRADA

    Mochila da Andrea ou do Fabiano?

    B) O deputado cumprimentou o Presidente em seu discurso. ERRADA

    Discurso do deputado ou do Presidente?

    C) Meu terapeuta disse: “escreva cartas para as pessoas que odeia e as queime.” ERRADA

    Queimar as cartas ou as pessoas?

    D) O povo cumprimentou o Presidente e solicitou providências quanto à violência no país. CERTA

    E) Nesse momento João está na sala com sua namorada. ERRADA

    A namorada é do João ou do leitor?

  • Geralmente (não é regra, mas ajuda) os textos ambíguos possuem pronome possessivo.

  • Na letra C: quem vai pegar fogo? As cartas ou as pessoas? Ambiguidade nela!
  • Eu quase escolhi a c, pq parece absurdo a opção 'queimar pessoas', mas eis que veio a luz e percebi isso

  • Tem gente que quer queimar pessoas! kkkk

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à ambiguidade, fenômeno que prejudica o atributo da clareza.




    a) Nesta frase o pronome possessivo "sua" não deixa claro de quem é a mochila que Andrea pediu para Fabiano pegar, se é dela ou dele. Portanto, ela é ambígua.
    b) Nesta frase não é possível identificar de quem é o discurso, se do deputado ou do presidente. Dessa forma, ela é ambígua.
    c) Devido ao emprego do pronome oblíquo "as", não fica claro se a orientação do terapeuta é queimar as cartas que escreve ou as pessoas que odeia. Sendo assim, esta frase é ambígua.
    d) A frase apresentada não possui problema de ambiguidade, visto que a informação possui apenas um sentido e  possibilita imediata compreensão pelo leitor. Assim, esta é a alternativa correta.
    e) A posição do pronome possessivo "sua" não esclarece de quem é a namorada, se do João ou da pessoa que está recebendo a informação. Desse modo, esta frase é ambígua.

    Gabarito do Professor: Letra D.


  • Como assim eu não vejo UM comentário sobre a E? Eu fiquei entre D e E e errei. Como não pode ser a E?


ID
5288512
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Ao redigir um aviso ao serviço de vigilância da Prefeitura de João Pessoa para que apagasse a luz e fechasse as portas após um evento, você redigiu o seguinte aviso: “Antes desses requisitos serem cumpridos, verifique todas as instalações do local do evento.” Qual é o defeito gramatical na construção dessa frase? 

Alternativas
Comentários
  • Antes desses requisitos serem cumpridos (errado, o certo seria Antes De esses requisitos serem cumpridos).

    Gabarito B

  • Gabarito: Letra B

    Exemplo retirado do Manual de Redação da Presidência da República (só que lá consta destes e estes)

    "Sujeito preposicionado - como dito, o sujeito é o ser de quem se fala ou que executa a ação enunciada na oração. De acordo com a gramática normativa, o sujeito da oração não pode ser preposicionado. Ele pode ter complemento, mas não ser complemento. Devem ser evitadas, portanto, construções com sujeito preposicionado, como:

    • Errado: É tempo do Congresso votar a emenda / Certo: É tempo de o Congresso votar a emenda.
    • Errado: Apesar das relações entre os países estarem cortadas, (...) / Certo: Apesar de as relações entre os países estarem cortadas, (...).
    • Errado: Não vejo mal no Governo proceder assim / Certo: Não vejo mal em o Governo proceder assim.
    • Errado: Antes destes/desses requisitos serem cumpridos, (...) / Certo: Antes de estes/esses requisitos serem cumpridos, (...)
    • Errado: Apesar da Assessoria ter informado em tempo, (...) / Certo: Apesar de a Assessoria ter informado em tempo, (...)."

    Fonte: MRPR, 3° edição - pág. 62.

  • ✅Letra B.

    erro gramatical, quando se usa o sujeito preposicionado.

    O correto seria a separação da preposição e do pronome.

  • O QUE SERÃO CUMPRIDOS > ESSES REQUISITOS = PORTANTO, A FORMA "DESSES REQUISITOS" INCORRE EM PREPOSICIONAR UM SUJEITO. A FORMA CORRETA SERIA: "DE ESSES..."

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical no texto do aviso.



    a) Paralelismo é a correspondência de funções gramaticais e semânticas existentes nas orações. O sintático observa a ligação existente entre as funções sintáticas ou morfológicas dos elementos da oração. Já o semântico observa a correspondência de valores existentes no discurso. Na oração apresentada não identificamos nenhum problema relacionado ao paralelismo, ou seja, esta alternativa está incorreta.


    b) A preposição é uma classe de palavras que introduz um termo da oração classificado como complemento. Já o sujeito é o termo da oração que indica a pessoa ou a coisa sobre a qual falamos. Assim, o sujeito pode ter um complemento, mas ele não é o complemento, ou seja, de acordo com a gramática normativa, o sujeito não deve ser preposicionado, ou seja, ligado a uma preposição. Assim, no texto apresentado, o correto é Antes de esses requisitos. Portanto, este é o defeito gramatical do aviso.
    c) No texto do aviso não foi feita nenhuma comparação entre alguém ou alguma coisa. Nesse sentido, de imediato já verificamos que não há nenhum problema relacionado com tal aspecto. Sendo assim, esta alternativa é incorreta.
    d) O aviso é formado por um período, que é composto por duas orações. O texto é linear, claro, coeso e coerente, que possui apenas 1 vírgula que está isolando o expressão adverbial longa que está deslocada. Desse modo, constatamos que não há problema de fragmentação e, portanto, esta alternativa está incorreta.
    e) O texto é considerado ambíguo quando possui mais de um sentido ou significado. No caso do aviso apresentado no enunciado, verificamos que não há nenhuma palavra ou expressão com duplo sentido. Dessa forma, esta alternativa está incorreta.
    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Como uma pessoa quer explicar uma questão e não faz uma vídeo aula...nossa! muito fraco essa professora de redação oficial.
  • Erro gramatical só existe na alternativa B, me parece. Então o enunciado já dava a resposta.


ID
5308612
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Jacaraú - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A clareza é um princípio básico de todo texto oficial, por isso, ao redigi-lo deve-se atentar para as construções que possam gerar duplo sentido. Nos itens abaixo, marque a alternativa em que se encontra ambiguidade.

Alternativas
Comentários
  • Não vi ambiguidade. Entendi que o Marcelo entrou no jogo e levou vários empurrões e pontapés

  • BEM, SE ESSE GABARITO ESTIVER CORRETO, PRECISAMO REVER O CONCEITO DE AMBIGUIDADE.

  • Gabarito: C

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à ambiguidade, fenômeno que prejudica o atributo da clareza.



    As frases A, B, D e E não possuem problema de ambiguidade, visto que as informações apresentadas possuem apenas um sentido e possibilita imediata compreensão pelo leitor. Assim, todas estão corretas.
    Na frase C,  o emprego do pronome pessoal ELE, no segundo período, não deixa claro quem levou vários empurrões e pontapés, se foi Lúcio ou Marcelo. Assim, tal construção é ambígua e, portanto, esta é a alternativa que responde ao item.


    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Quem levou vários empurrões/pontapés? Ĺúcio ou Marcelo?? Daí a ambiguidade... #Foco
  • Não vi ambiguidade no gabarito. O uso do pronome é apenas uma forma de não haver repetição!

    Para mim a Letra B estaria mais correta.

  • Não sou nenhum professor, mas a ambiguidade que eu vi foi em relação a palavra jogo. Na segunda vez que aparece a palavra jogo eu entendi que poderia estar falando do jogo mesmo ou falando que entrou na brincadeira=jogo