SóProvas


ID
5244418
Banca
IDIB
Órgão
CREMEPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O ciclo de gestão orçamentária anual é constituído por quatro fases, sendo estas: elaboração; discussão, votação e aprovação; execução orçamentária; e controle e avaliação. Sobre o tema, atribua “V” para as assertivas verdadeiras e “F” para as falsas:

( )  Elaboração: o orçamento anual é um instrumento de nível operacional do Governo, de longo prazo, no qual encontram-se os créditos orçamentários necessários à realização de políticas públicas de médio e longo prazos.

(  ) Controle e avaliação: No âmbito Federal, o controle externo é exercido pelo Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas da União (art. 71 da CF).

(  ) Execução: após a publicação da LOA – Lei Orçamentária Anual, a Secretaria de Orçamento Federal descentraliza as dotações orçamentárias aos Órgãos Setoriais, através de Nota de Dotação.

(  ) Aprovação: A apreciação é feita apenas pelo Senado Federal. Após a votação, o projeto é novamente enviado ao Presidente da República para sanção e publicação no Diário Oficial da União.

(  ) A execução orçamentária e financeira se desenvolve dentro do exercício definido como o ano civil, isto é, de 1o de janeiro a 31 de dezembro, conforme dispõe o art. 34 da Lei 4.320/1964.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, no sentido de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (F) Elaboração: o orçamento anual é um instrumento de nível operacional do Governo, de longo prazo, no qual encontram-se os créditos orçamentários necessários à realização de políticas públicas de médio e longo prazos.

    Errado. É de curto prazo.

    (V) Controle e avaliação: No âmbito Federal, o controle externo é exercido pelo Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas da União (art. 71 da CF).

    Certo. O controle externo no âmbito federal é exercido pelo Congresso Nacional com auxílio do Tribunal de Contas da União.

    (V) Execução: após a publicação da LOA – Lei Orçamentária Anual, a Secretaria de Orçamento Federal descentraliza as dotações orçamentárias aos Órgãos Setoriais, através de Nota de Dotação.

    Certo. Ano civil, isto é, de 1ª de janeiro a 31 de dezembro. A execução é discricionária, visto que compete ao Gestor Público analisar a conveniência, oportunidade e necessidade de executar a despesa autorizada.

    (F) Aprovação: A apreciação é feita apenas pelo Senado Federal. Após a votação, o projeto é novamente enviado ao Presidente da República para sanção e publicação no Diário Oficial da União.

    Errado. O chefe do executivo é quem envia o Projeto de Lei ao Poder Legislativo

    (V) A execução orçamentária e financeira se desenvolve dentro do exercício definido como o ano civil, isto é, de 1o de janeiro a 31 de dezembro, conforme dispõe o art. 34 da Lei 4.320/1964.

    Certo. Ano civil, isto é, de 1ª de janeiro a 31 de dezembro.

    Fonte: Orçamento Público, AFO e LRF, Augustinho Paludo.

    Gab. C

  • ( ) Elaboração: o orçamento anual é um instrumento de nível operacional do Governo, de longo prazo, no qual encontram-se os créditos orçamentários necessários à realização de políticas públicas de médio e longo prazos.

    Marca C e vai pra próxima.

  • Erro da 4ª: Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum.

    Ou seja, pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

  • Só analisando a primeira que diz que é a longo prazo já daria pra matar a questão.

  • só RESPONDIR A PRIMEIRA FALSA

    E TINHA O GABARITO

  • kkkkk nossa sério, que questaozinha dada