-
Gabarito: Certo
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (3. edição):
4.4 Vocativo
O vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula.
Em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.
As demais autoridades, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência, receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo.
Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf>
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.
-
mas é permitido o uso de dois pontos também?! como assim
-
Ano: 2021 Banca: Cespe Órgão: PRF Prova: PRF
Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca da redação oficial, julgue o item a seguir.
O vocativo, nas comunicações oficiais, deverá ser sempre seguido de vírgula.
GABARITO: CERTO
Ano: 2021 Banca: Quadrix Órgão: CRBM-4 Provas: CRBM-4
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (3.a edição), julgue o item.
Nas comunicações oficiais que seguem o padrão estabelecido no Manual de Redação da Presidência da República, é obrigatório o uso da vírgula após o vocativo.
GABARITO: CERTO
Cespe e Quadrix: tal mãe tal filha!!
-
Esta
é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca da estrutura do vocativo.
Conforme explica o Manual de Redação da Presidência da República, o vocativo tem como função invocar o destinatário. Assim, seguindo inclusive a regra da gramática normativa, tal manual determina que nas comunicações oficiais o vocativo será sempre seguido de vírgula.
Nesse sentido, concluímos que realmente o emprego da vírgula é obrigatória após o vocativo e, portanto, a afirmativa do item está correta.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
4.4 Vocativo (pág. 26)
O vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula.
http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf