A questão exige conhecimento sobre encontros vocálicos. Os ditongos são os encontros entre uma vogal e uma semivogal ou vice-versa na mesma sílaba. O tritongo é formado pelo encontro de uma semivogal, uma vogal e outra semivogal na mesma sílaba. O hiato, por fim, é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes.
A) Vaidade, radiouvinte, tucumãí;
Correto. Com a separação silábica, temos um ditongo (vai-da-de), um tritongo ( ra-diou-vin-te) e um hiato (tu-cu-mã-í).
Na palavra "radiouvinte", o "i" e o "u" não são completamente pronunciados. Esses fonemas são considerados semivogais na palavra e formam um tritongo - iou. Em termos fonéticos, essas semivogais assilábicas são transcritas por [j] e [w]. Na transcrição fonética da palavra radiouvinte, é possível ver que apenas o “o" é uma vogal: [Radjowĩt].
Se compararmos, por exemplo, com a palavra ra-di-an-te, é possível perceber que tanto o som do "i" quanto o som do "a" são pronunciados inteiramente. O "i" nesse caso é uma vogal, diferente de “radiouvinte". Em “radiante", portanto, há duas vogais, o que leva à separação silábica em um hiato.
B) Praia, meio, saída;
Incorreto. A alternativa apresenta apenas um ditongo (prai-a) e um hiato (sa-í-da), já que não há um tritongo em mei-o.
C) Cio, saída, quota;
Incorreto. A alternativa não apresenta os encontros mencionados: ci-o (hiato), sa-í-da (hiato), quo-ta (ditongo).
D) Cãibra, caule, ouro;
Incorreto. A alternativa apresenta apenas um ditongo em cãi-bra, já que cau-le não apresenta um tritongo, nem ou-ro apresenta um hiato.
E) Piauí, rainha, glúten.
Incorreto. A alternativa apresenta um ditongo em Pi-au-í, mas não apresenta um tritongo em ra-i-nha, nem hiato em glú-ten.
Gabarito da Professora: Letra A.