SóProvas


ID
5251036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB1A1-I

   Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500, o primeiro português a estabelecer uma marca na história mineral do Brasil foi Martim Afonso de Souza. Depois de fundar a pequena vila de São Vicente, no litoral de São Paulo, a primeira base estabelecida na América portuguesa, no ano de 1531, ele tentou descobrir ouro, prata e pedras preciosas antes de sua partida para Lisboa. Esse plano visava confirmar notícias trazidas por quatro homens de sua comitiva sobre a existência de minas abundantes em ouro e prata na região do Rio Paraguai. Sob essa orientação, três expedições foram realizadas, todas em 1531: nas montanhas ao longo da costa do Rio de Janeiro, ao sul do estado de São Paulo e no Rio da Prata, mais ao sul.
   No entanto, as primeiras iniciativas para descoberta de metais e pedras preciosas em terras brasileiras falharam, devido às dificuldades daquela época. Apesar disso, o desejo de descobrir riquezas minerais se manteve entre os habitantes da nova colônia, estimulados pela corte portuguesa, que oferecia promessas de honra e reconhecimento para aqueles que encontrassem tais riquezas.
   Durante todo o século XVI, os portugueses usaram recursos financeiros, trabalho, soldados, artesãos de todos os tipos (cortadores, mineiros, construtores e até mesmo engenheiros estrangeiros) nos trabalhos de pesquisa das expedições, sob a supervisão dos governadores. Mas, infelizmente, o que foi encontrado não estava à altura do que foi despendido. Mesmo os mais positivos resultados tiveram pouco significado econômico, tanto em termos de quantidade quanto de teor dos metais. Os depósitos eram, além de pobres, localizados em lugares remotos. Concluindo, quase candidamente, que as descobertas naquele século eram desapontadoras, o governador-geral Diogo de Meneses Sequeira escreveu uma carta ao rei, afirmando que “sua Alteza precisa acreditar que as atuais minas do Brasil são compostas por açúcar e pau-brasil, muito lucrativos e com os quais o Tesouro e sua Alteza não precisam gastar um simples centavo”.

Iran F. Machado e Silvia F. de M. Figueirôa. 500 anos de mineração no Brasil: breve histórico. Parte I. InBrasil Mineral. São Paulo, n.º 186, p. 44-47, ago./2000 (com adaptações).

A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item que se segue.

No primeiro período do primeiro parágrafo do texto, é facultativo o emprego da vírgula imediatamente após “Terra de Santa Cruz”.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C 

    Quando na ordem direta (sujeito + verbo + objeto + adjuntos adverbiais), a vírgula antes de adjunto adverbial é facultativa. No entanto, se ele estiver deslocado e for de grande extensão, é isolado obrigatoriamente por vírgula.  

    Em tela, o adjunto adverbial de tempo “em abril de 1500” está na ordem direta, sendo a vírgula facultativa.  

    Obs: vale lembrar que a segunda vírgula (em azul) após 1500 é obrigatória, por separar uma oração subordinada adverbial temporal deslocada. 

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruzem abril de 1500, o primeiro português a estabelecer uma marca na história mineral do Brasil foi Martim Afonso de Souza. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito: C.

    "Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500, (...)"

    Sujeito (Quem descobriu?) - "o almirante Pedro Álvares Cabral"

    Verbo (Quem descobre, descobre algo): "descobriu" - Verbo Transitivo Direto

    Complemento (O que foi descoberto?): "a Terra de Santa Cruz" - Objeto Direto

    Adjunto Adverbial de tempo de longa extensão (Quando foi descoberto?): "em abril de 1500"

    Observe que a estrutura está na ordem direta (Sujeito + Verbo + Complemento) e, portanto, a vírgula antes do adjunto adverbial "em abril de 1500" é facultativa.

    Agora, se essa mesma locução adverbial estivesse deslocada, alterando a ordem direta, por ser de longa extensão, deveria ser isolado por vírgulas.

    Por fim, como um acréscimo, atente-se para a vírgula logo após a locução adverbial, pois ela é obrigatória, uma vez que separa uma oração subordinada adverbial temporal.

  • É facultativo, pois o adjunto adverbial de tempo (em abril de 1500) já está no final de sua oração.

    Explicando melhor: a primeira vírgula (...a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500, o primeiro português...) isola um adjunto adverbial de tempo que já está no final da oração e na ordem canônica (Sujeito - Verbo - Complemento), por isso sua facultatividade.

    A segunda vírgula (...a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500, o primeiro português...) isola a oração subordinada adverbial temporal iniciada pela conjunção "Desde que" da oração principal (iniciada pelo "o primeiro português..."), a qual está no final do período. No caso desta vírgula, o uso é obrigatório.

    Trazer a oração principal para o começo do período pode ajudar tanto na identificação das orações, quanto na percepção da faculdade do uso da vírgula antes de "em abril de 1500"; exemplo:

    "O primeiro português a estabelecer uma marca na história mineral do Brasil foi Martim Afonso de Souza, desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500".

    Se tiver algum erro, comunique-me.

    EDIT: Na prova do DEPEN 2021 caiu uma questão (Q1766149) com uma abordagem idêntica a essa da ANM.

    EDIT 2: Questão (Q904967) do CESPE em 2018 cobrou a MESMA coisa, apesar de ser de múltipla escolha.

  • Resuminho de adjunto adverbial e vírgula

    • Adjunto adverbial deslocado em relação à ordem direta:

    Se curto ( 1 ou 2 palavras): vírgula facultativa

    Se longo (3 ou + palavras): vírgula obrigatória

    • Se estiver na posição padrão (final da frase): vírgula facultativa independente da extensão.
  • Questão correta.

    Se o Adjunto Adverbial (independente de sua extensão) estiver na ordem direta da oração (SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO + ADJUNTO ADVERBIAL) o emprego da vírgula é facultativo.

  • Galera, tenho uma dúvida em relação à classificação da oração anterior a "em abril de 1500", pois esta é, de fato, um adjunto averbial em posição canônica, que torna a assertiva correta.

    →Porém, a oração, "Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz...", que a antecede também não seria um adjunto adverbial? pois é inserida por um "Desde que", ou seja, a retirada da vírgula uniria as duas orações subordinadas adverbais;

    • No caso, ficaria um adjunto averbial bem gigante: "Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz em abril de 1950..."

    Obs: É uma dúvida minha, se alguém com mais conhecimento puder responder agradeço; (já que os professores não respondem as questões aqui mesmo, a gente tem que se virar kkk...)

  • GABARITO: CERTO

    De fato, a vírgula é facultativa. Percebam que a frase está na ordem direta e estando nessa condição, a vírgula antes do adjunto adverbial é facultativa. Seria obrigatória caso ele viesse deslocado na frase, por exemplo:

    "Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500, oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz..."

  • gente, alguém pode tirar uma dúvida?

    caso a vírgula após terra de santa cruz seja retirada, como ficará essa parte de " em abril de 1500"

    achei que iria incorrer em erro gramatical, por isso marquei como errado.

  • É facultativo, pois o adjunto adverbial de tempo (em abril de 1500) já está no final da frase, se o mesmo estivesse no inicio ou no meio, deveria ser isolado por virgula, devido ter mais de 3 palavras.

    Gaba CERTO

  • Galera quetão muito boa, mas ainda está no gabarito Preliminar, CUIDADO! fiquem ligados caso a banca mude de posicionamento no OFICIAL!!

  • Fui de cara "no adjunto adverbial de grande extensão" e esqueci que se este não estiver deslocado, ou seja, na ordem direta, a vírgula torna-se facultativa.

  • ADJUNTO ADVERBIAL NA ORDEM DIRETA , A VIRGULA E FACULTATIVA , GABARITO CORRETO

  • É facultativo, pois o adjunto adverbial de tempo (em abril de 1500) já está no final da frase, se o mesmo estivesse no inicio ou no meio, deveria ser isolado por virgula, devido ter mais de 3 palavras.

  • Depois das questões dessa prova e a da PRF deu vontade de revisar até separação silábica.

  • Adjunto adverbial de curta extensão no início, meio e fim da oração, o uso da vírgula é facultativo.

  • Guerreiros, vendo materiais em pdf para pmal e cbmal no precinho.

    Materiais completos passo a passo e materiais resumidos e esquematizados.

    wpp 8298205_7012

  • Minha contribuição.

    Emprego da vírgula

    a) Separar termos que possuem mesma função sintática no período.

    Ex.: João, Mariano, César e Pedro farão a prova.

    b) Isolar o vocativo.

    Ex.: Força, guerreiro!

    c) Isolar o aposto explicativo.

    Ex.: José de Alencar, o autor de Lucíola, foi um romancista brasileiro.

    d) Mobilidade sintática.

    Ex.: Na semana anterior, ele foi convocado a depor.

    e) Separar expressões explicativas, conjunções e conectivos.

    Ex.: isto é, ou seja, por exemplo, além disso, pois, porém, mas, assim, portanto etc.

    f) Separar os nomes dos locais de datas.

    Ex.: Brasília, 25 de dezembro de 2021.

    g) Isolar orações subordinadas adjetivas explicativas.

    Ex.: O Brasil, que busca uma equidade social, ainda sofre com a desigualdade.

    h) Separar termos enumerativos.

    Ex.: O palestrante falou sobre fome, tristeza, desemprego e depressão.

    i) Omitir um termo.

    Ex.: Pedro estudava pela manhã: Mariana, à tarde.

    j) Separar orações.

    Ex.: Júlio usou suas estratégias, mas não venceu o desafio.

    Fonte: Jamilk

    Abraço!!!

  • gab certo. Essa vírgula é facultativa.

    Tema: Vírgula em adjunto adverbial.

    Adjunto adverbial no fim da frase: não precisa de vírgula, não importa o tamanho dele.

     ''Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500''

    (em abril de 1500 = adjunto adverbial de tempo.)

  • "adjunto adverbial " no final da oração, vírgula facultativa.

  •   "Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500, "

    De Fato, a primeira vírgula é de uso facultativo, dada a presença de um adjunto adverbial de tempo, porque ela está na sua ordem direta. Entretanto, a segunda vírgula é de uso obrigatório, pois separa uma oração subordinada deslocada.

    Observe que são dois adjuntos, porem exercendo funções distintas dentro do contexto.

  •   "Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500, "

    De Fato, a primeira vírgula é de uso facultativo, dada a presença de um adjunto adverbial de tempo, porque ela está na sua ordem direta. Entretanto, a segunda vírgula é de uso obrigatório, pois separa uma oração subordinada deslocada.

    Observe que são dois adjuntos, porem exercendo funções distintas dentro do contexto.

  • Na prova 80% dos candidatos errariam

  • Algumas vezes, a cespe coloca a frase na ordem direta, o que torna o uso da vírgula facultativo.

    Estamos tão acostumados a sempre vir o adjunto deslocado, que quando ele segue o padrão erramos.

    mais uma da série: #CespeEseusMisterios

  • Carai, achei que tava intercalado !

  • Se serve de conselho, faça a última questão da prova com a mesma atenção da primeira. Cebraspe não brinca em serviço não. Ilude você, quando você vai pegando confiança, aí é aquela frase: acabou a brincadeira hahaha.

    #estudafilho

  • 29% de acerto. Banca lisa kk!

  • O que me consola é a estatística da questão :'(

  • bom, gramaticalmente correta, porém de acordo com o enunciado, que se refere aos sentidos do texto, invalida a questão. não entendi essa...

  • Nessa questão que tinha que ter comentário da professora Isabel.

  •  Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500, o primeiro português a estabelecer uma marca na história mineral do Brasil foi Martim Afonso de Souza.

    No trecho temos um período com duas orações, a primeira com valor adverbial de tempo, e a outra a principal.

    Repare bem que a primeira oração está na forma direta.

    Lembrando: Diz que a oração está na forma direta quando os termos da oração estão postos da seguinte forma.

    Suj + Ver + Objeto (OD ou OI) + Adj_Adv

    Quando estiver dessa forma, o uso da vírgula é facultativa entre os objetos e o adj_Adv, independente do seus tamanho.

    Deixando só os termos essenciais do trecho analisado, fica claro que ele está de forma direta. Portanto, a vírgula é facultativa.

    Pedro Álvares Cabral + descobriu + a Terra de Santa Cruz + ,em abril de 1500

    É importante perceber que o Desde que introduz a oração subordinada de tempo e a vírgula, logo após 1500, é que separa as duas orações. Nesse sentido, a análise sintática é feita separadamente, no que diz respeito ao uso da vírgula.

  • Caral**, achei que estava intercalado. Tá na ordem direta.

  • vou dormir tranquilo hoje. tô dentro dos 70% kk
  • Ordem direta, portanto pode suprimir a vírgula.

    Agora, se o " em abril de 1500" estivesse deslocado, teria que ter a vírgula.

  • Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500, o primeiro português a estabelecer uma marca na história mineral do Brasil foi Martim Afonso de Souza.

    Comentário do colega:

    Quando na ordem direta (sujeito + verbo + objeto + adjuntos adverbiais), a vírgula antes do adjunto adverbial é facultativa.

    No entanto, se tal adjunto estiver deslocado e for de grande extensão, será obrigatoriamente isolado por vírgula.  

    O adjunto adverbial de tempo "em abril de 1500" está na ordem direta, sendo a vírgula facultativa.  

    Já a vírgula após "em abril de 1500" é obrigatória, pois separa oração subordinada adverbial temporal deslocada (Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz). 

  • A estrutura está na ordem direta, logo, a virgula no adjunto adverbial é facultativa!

  • Questão que, certamente, vai para o caderno de erros!! KKKK

    Ah, Cespinha! Em 2021, você veio para nos surpreende!

  • Nossa mãe!

    Quanto mais estudo, menos eu sei.

  • Fiz igual Marido traído agora, eu sabia a resposta mesmo assim insisti na errada kkkkkk

  • Sinceramente! O Cespe tá cagando pra gramática. Se retirar as vírgulas, o texto fica horrendo e sem estética. A frase continua, se houvesse um ponto , após a locução adverbial, até concordaria com o gabarito.

  • Está na ordem direta, a vírgula é facultativa

  • Cuidado com os comentários equivocados! Na verdade, a oração esta fora da "ordem direta". Sendo assim, a classificação seria:

    Sujeito simples: Martim Afonso de Souza

    Verbo de ligação: foi

    Predicativo: o primeiro português a estabelecer uma marca na história mineral do Brasil

    O erro da questão se encontra no fado de que o ajunto adverbial em abril de 1500 pertence a oração subordinada condicional que inicia o período Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz. Desse modo, como o adjunto adverbial está no final da oração, mesmo que seja subordinada, a vírgula tornar-se facultativa.

    Portanto, como deveria ficar:

    Martim Afonso de Souza foi o primeiro português a estabelecer uma marca na história mineral do Brasil, desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500.

    Observe que a vírgula é facultativa...

    E o pior de tudo é que eu errei a questão kkkkk

  • Ordem direta a vírgula é faculdade

  • Ordem direta a vírgula é faculdade

  • VELHO, EU JURO QUE LI CRASE FACULTATIVA

  • Fiquei com dor de cabeça depois dessa questão.

  • Genteeeeeee eu juro que li crase também.Meu Deus o Cespe não é de Deus.kkkkkkkkkkkk

  • Eu cheguei dando voadora no errado

  • Desde que o almirante descobriu a Terra em abril de 1500, o primeiro português a estabelecer

    Retirei todos os trechos desnecessários do período e também retirei a vírgula; agora, faça a análise.

    Onde está o erro?

    Não há erro.

    Desde que o almirante descobriu em 1500, o primeiro português [...]

    ->>> Oração Adverbial Temporal

    Desde que o almirante descobriu, em 1500, o primeiro português [...]

    ->>> Oração Adverbial Temporal + Adjunto Adverbial de Tempo

    Ambas têm sentido de tempo. Portanto, um seria apenso ao outro. Relembrando: após os adjuntos adverbiais longos, a vírgula é obrigatória quando este estiver no início da oração.

    Gabarito: CERTO

  • vírgula facultativo quando for posposta depois de substantivo próprio.
  • Mais mudaria de sentido né isso ?

  • Tenho fé em Deus que um dia eu consigo acaba meu relacionamento com essa cespe.

  • Bem.... a retirada da vírgula mudaria o sentido da oração. Até porque entre vírgulas há um termo intercalado, o que dá ênfase ao ano em que a Terra de Santa Cruz foi descoberta... Posso até estar equivocado, mas esse gabarito como CERTO a respeito de NÃO MUDAR O SENTIDO DA FRASE está bem duvidoso.

    Mas, enfim... Marque ERRADO e ERREI rsrs

  • Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500

    Ordem direta: Sujeito - Verbo - Complemento , Adjunto Adverbial

    Vírgula FACULTATIVA

  • O primeiro português a estabelecer uma marca na história mineral do Brasil foi Martim Afonso de Souza, desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruzem abril de 1500.

    Ordem direta para facilitar a compreensão.

  • cadê a drog@ do comentário do professor???????????????????????????

  • Gab CERTO.

    É um Adjunto Adverbial de tempo no fim da oração (lugar original dele). ou seja, pode ser isolado por vírgula ou não (facultativa).

    #PERTENCEREMOS

    Insta: @_concurseiroprf

  • Está correto mesmo. Não reparei, no fim da oração deslocada, um adjunto adverbial. A vírgula é facultativa.

  • 1- ACHE O VERBO (DESCOBRIU)

    2- SUJEITO (O ALMIRANTE)

    3-COMPLEMENTO DO VERBO QUEM DESCOBRE DESCOBRE ALGO (a Terra de Santa Cruz)

    4-ADJUNTO ADVERBIAL DE TEMPO (em abril de 1500)

    ESTÃO NA ORDEM DIRETA A VÍGULA APÓS O COMPLENTO DO VERBO É FACULTATIVA, PORTANTO PODE SER RETIRA.

    o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente (SUJ)descobriu(VERBO) a Terra de Santa Cruz(COMPLEMENTO DO VERBO), (VÍGULA FACULTATIVA ADJUNTO ADVÉBIAL NO FINAL NA SUA ORDEM ORIGINAL)em abril de 1500

  • A meu ver o gabarito está errado. ADJUNTOS ADVERBIAL DESLOCADO DE GRANDE EXTENSÃO ( 3 OU MAIS PALAVRAS) A VÍRUGULA É OBRIGATÓRIA. FONTE : "A MODERNA GRAMÁTICA DE BECHARA"

  • Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz em abril de 1500, o primeiro português a estabelecer uma marca na história mineral do Brasil foi Martim Afonso de Souza.

    Na ordem do texto:

    SUJEITO: Quem descobriu? Pedro Álvares Cabral.

    VERBO: Descobriu o que? A terra de Santa Cruz

    COMPLETO: Em abril de 1500

    Mesmo que fosse um adjunto adverbial longo, a virgula seria facultativa, pois está na ordem direta.

  • errei convicto de que estava certo aaaa

  • A gente acostumado a trabalhar com ele deslocado... E normalmente quando vem na ordem direta os textos não colocam entre virgulas até pq isso não é recomendando pela gramática, apesar de não está errado. Aí vem um texto trabalhando com algo que não estamos acostumados e com uma exceção a regra. por isso os +60% de erros...

  • É um adjunto adverbial de longa extensão, não? Eu fico na dúvida, a cespe considera de longa extensão duas ou três palavras? Alguém poderia me esclarecer por favor

  • Só acertei por causa do complemento : em abril de 1500

  • Não seria a primeira oração uma condicional deslocada sendo a virgulada obrigatória.

  • EM ABRIL DE 1500 , ESTAVA NO FINAL DA ORACAO , AI AVIRGULA E FALCULTATIVA .

    CASO FOSSE NO COMECO DA ORACAO DESLOCADA , AI ERA OBRIGATORIA

    GABARITO CORRETO

  • GABARITO CORRETO!

    Trecho: o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500,

    A oração está em sua forma direta:

    1. Sujeito (o almirante Pedro Álvares cabral)
    2. Verbo (descobriu)
    3. Objeto direto do verbo (a terra de Santa Cruz)
    4. Adjunto adverbial de tempo (em abril de 1500)

    Se tá tudo na ordem direta = vírgula facultativa.

    Porém, todavia, entretanto... Caso o adjunto tivesse deslocado, a vírgula passaria a ser OBRIGATÓRIA.

    COMO NESSE EXEMPLO:

    • o almirante Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500, descobriu a Terra de Santa Cruz.
  • e uma oração subordinada deslocada, porem a virgula que e obrigatória e a segunda e não a primeira, pois a primeira esta relacionada a um termo na ordem direta que aceita a faculdade.

  • nesse caso seria uma subord. temporal , e acho que não poderia ser facultativa pois o sentido do texto seria modificado, além de não está na ordem direta das subordinadas. acrescentem seus pontos de vista, pois depois da adj. adverbias existe uma dupla virgula . se estiver errado ,corrijam-me.

  • A ordem Sujeito + verbo + complemento verbal + Adjunto adverbial de longa extensão.

    então estamos diante de uma frase ou periodo na Ordem Direta.

    Sendo assim , a vírgula no AdUNTO Adverbial é facultativa.

    Agora se estivesse nao ordem indireta e o ADjunto adverbial deslocado a virgula seria obrigatória!.

    após 1500! A Vírgula é obrigatória pois trata-se de uma oração subordinada adverbial de tempo! Virgula obrigatória..

    o portugues estabeleceu uma marca na história (naquela epoca ) !

    alo vcccc

  • Essa é uma questão sobre o uso da vírgula na chamada ordem direta. Esclarecendo brevemente do que isso trata, em língua portuguesa, há uma dita ordem padrão de se dispor os elementos sintáticos na oração, que é a ordem SVOAdj (Sujeito-Verbo-Objetos-Adjuntos Adverbiais). Aparecendo os elementos nessa ordem, a vírgula não é necessária. No entanto, antes dos adjuntos adverbiais, pode-se colocar ou não a vírgula, sendo ela facultativa. Assim, na oração “(...) o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500", a vírgula depois de “Terra de Santa Cruz" e antes do adjunto adverbial de tempo “em abril de 1500" é facultativa e poderia ser retirada dali sem nenhum prejuízo gramatical.

     Mas atenção! A vírgula depois de “em abril de 1500" é obrigatória, já que ela delimita o fim da extensa oração subordinada adverbial temporal “Desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz, em abril de 1500" da oração principal do período (“o primeiro português a estabelecer uma marca na história mineral do Brasil foi Martim Afonso de Souza").

    Gabarito do professor: CERTO.

  • caí igual um patinho

  • PRIMEIRA VÍRGULA É OPCIONAL, POIS A ORAÇÃO ESTÁ NA ORDEM DIRETA! A SEGUNDA VÍRGULA É OBRIGATÓRIA, POIS A ORAÇÃO É INVERSA! OU SEJA, A ORAÇÃO COMEÇOU COM UMA ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL TEMPORAL.
  • Certo, pegadinha! Veja, sabemos que nos casos facultativos se um adjunto é de curta extensão e está DESLOCADO é facultativo o uso de vírgula, porém se é de longa extensão é obrigatório. Nesse viés, ocorre que o termo em questão “Cruz, em abril de 1500, o ” está na ordem direta e não indireta, portanto, quando estiver na ordem direta e não estiver deslocado, mesmo que de longa extensão é facultado uso da vírgula, portanto, questão correta, pois só seria obrigatória se o adjunto estivesse deslocado.

  • A vírgula é facultativa entre o complemento de um verbo e logo após um adjunto adverbial.

    – Nossos alunos ficaram exercitando questões de vírgula ontem à noite.

    – Nossos alunos ficaram exercitando questões de vírgula, ontem à noite. 

  • Certo , pois logo após aparece uma data, que devem ser separadas por vírgulas.

  • GABARITO: CERTO

    De fato, a vírgula é facultativa. Percebam que a frase está na ordem direta e estando nessa condição, a vírgula antes do adjunto adverbial é facultativa. Seria obrigatória caso ele viesse deslocado na frase.

  • Cespe, vc não tem limite na sua maldade,kkkkkkk

  • A cespe cobra tanto a exceção que a gente até esquece da regra. kk

  • FALTA DE ATENÇÃO ABSURDA. QUESTÃO PIKA!

  • Ai sinceramente...

  • GAB: C

    SIGAMOS MARRETANDO...

  • Ordem direta = vírgula facultativa

  • Gabarito:Certo

    Principais Dicas de Pontuação:

    • Vírgula: Não pode ser colocada entre sujeito e verbo e verbo e complemento; Adjunto adverbial (Início e Meio da oração - obrigatório se tiver acima de 3 palavras e facultativo se tiver menos de 3 palavras e no Final é facultativo); Tem função de enumerar, aposto explicativo, isolar vocativo e zeugma; Orações (Coordenadas - mesmo sujeito (não se usa vírgula) e sujeitos distintos (usa-se vírgula facultativa, exceto quando o "e" estiver dando ideia adversativa, isto é, substituído por "mas") e Subordinadas (Substantivas (não se usa), Adjetivas (Restritiva - não usa vírgula e da uma ideia de "único" e expliCativa - Com vírgula e da uma ideia de "todos") e Adverbial (Ordem direta - facultativo e ordem indireta - Obrigatório)
    • Ponto e Vírgula: Separa incisos de leis e orações coordenadas assindéticas de sindéticas.
    • Dois Pontos: Citação e fala de personagens.

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • A vírgula após '' Terra de Santa Cruz'' é facultativa, pois está na ordem direta isolando um adj adverbial.

    Já vírgula após '' em abril de 1500 '' não é facultativa , na medida em que isola uma oração adverbial subordinada temporal , iniciada por ''DESDE QUE = QUANDO '', que está deslocada no inicio da oração.

  • exemplo:

    Se estivesse na ordem direta, a vírgula seria facultativa: Deputados e senadores se reúnem em sessão do Congresso Nacional (,) na tarde desta terça-feira.

    Se o adjunto adverbial for curto, a vírgula é facultativa.

    A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras.

  • quem, esta ao time do erro dessa questao?

  • colocando a frase na ordem direta, percebemos que a vírgula é facultativa, vejamos:

     O primeiro português a estabelecer uma marca na história mineral do Brasil foi Martim Afonso de Souza, desde que o almirante Pedro Álvares Cabral oficialmente descobriu a Terra de Santa Cruz em abril de 1500.

    Portanto, temos um adjunto adverbial no final da frase, o que torna sua virgulação facultativa.

    Esqueminha adjunto adverbial

    adjunto adverbial não deslocado em uma oração (ordem direta): vírgula facultativa.

     

    Esse vírus se espalhou de forma muito rápida em toda a América do Sul. Correto

    Esse vírus se espalhou, de forma muito rápida, em toda a América do Sul. Correto

     

    Se o adjunto adverbial estivesse deslocado, a vírgula seria obrigatória:

     

    De forma muito rápida, esse vírus se espalhou em toda a América do Sul. Correto

    De forma muito rápida esse vírus se espalhou em toda a América do Sul. Errado

     

     

    Cuidado!!!!!!!

    Adj Adverbial deslocado de pequena extensão (Uma ou Duas palavras o uso é FACULTATIVO).

    A vírgula é facultativa quando o advérbio deslocado for curto (somente um vocábulo).

    Exemplo:

    Amanhã o Presidente irá viajar.

    Amanhã, o Presidente irá viajar

    Pra fechar, dica matadora do xandão

    SE O BICHO FOR GRANDE( ADJUNTO ADVERBIAL COM + DE 4 TERMOS DESLOCADO), VÍRGULA NELE!!!

    Qualquer erro, avisem-me.