SóProvas


ID
5252230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
APEX Brasil
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

    Em determinada empresa, foi instaurada comissão para escolha dos membros da comissão interna de prevenção de acidentes de trabalho (CIPA). O empregado Antônio foi um dos eleitos pelos trabalhadores em votação secreta. O empregado Alberto não conseguiu se eleger. João foi indicado pelo empregador.

Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta, de acordo com a Norma Regulamentadora n.º 5. 

Alternativas
Comentários
  • A) 5.8 É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato. 

    B) 5.11 O empregador designará entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolherão entre os titulares o vice-presidente. 

    C) 5.7 O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição. 

    GABARITO D) 5.13 Será indicado, de comum acordo com os membros da CIPA, um secretário e seu substituto, entre os componentes ou não da comissão, sendo neste caso necessária a concordância do empregador. 

  • ESTABILIDADE:

    *O empregado eleito tem “estabilidade” desde o registro de sua candidatura até 1 ano após o fim do mandato.

    *CLT, art. 165: consta redação que “titulares” da representação dos empregados não podem ser demitidos sem justa causa (Exceto: motivo disciplinar, técnico, econômico ou financeiro).

    *Atenção!! Veja que a estabilidade é apenas para empregado eleito. Já os designados (indicado pela empresa) não tem estabilidade.

    *A súmula 339 do TST estende ao suplente o direito da estabilidade;

    *A estabilidade adquirida não impede o pedido de demissão, porém art. 500 CLT, diz que o pedido do empregado estável só será válido com a assistência do respectivo sindicato.

    *Extinto o estabelecimento, não se verifica a despedida arbitraria, sendo impossível a reintegração e indevida a indenização do período estabilitário.

  • A) 5.8 É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato. 

    B) 5.11 O empregador designará entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolherão entre os titulares o vice-presidente. 

    C) 5.7 O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição. 

    GABARITO D) 5.13 Será indicado, de comum acordo com os membros da CIPA, um secretário e seu substituto, entre os componentes ou não da comissão, sendo neste caso necessária a concordância do empregador. 

  • a) Incorreto

    A estabilidade contra demissão arbitrária é para empregado eleito para cargo de direção de CIPA.

    d) Correto

    O secretário é indicado de comum acordo dos membros da CIPA entre os componentes ou não da comissão, sendo neste caso necessária a concodância do empregador.

  • DESATUALIZADA