Segundo Chiavenato (2009), a avaliação de desempenho, na APPO, apresenta seis etapas, a saber:
1. Formulação de objetivos consensuais: os objetivos devem ser formulados conjuntamente pelo gestor e profissional - negociação entre ambos. A definição dos objetivos é importante para que o funcionário saiba o que se espera dele. O desempenho do funcionário deve ser direcionado aoalcance dos objetivos definidos.
2. Comprometimento pessoal com o alcance dos objetivos conjuntamente formulados: a aceitação dos objetivos pelo profissional e o seucomprometimento em alcançá-los é muito importante.
3. Negociação com o gerente sobre a alocação dos recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos: o funcionário negocia com ogestor os recursos necessários, que podem ser materiais (equipamentos, máquinas etc.), humanos (equipe de trabalho, etc.) ou investimentosem treinamento e desenvolvimento do avaliado.
4. Desempenho: cada funcionário define com liberdade e autonomia a estratégia pessoal que adotará para alcançar os objetivos pretendidos.
5. Constante monitoração dos resultados e comparação com os objetivos formulados: monitorar os resultados a partir de uma base quantitativae compará-los com os objetivos traçados (o monitoramento pode ser feito pelo gestor ou pelo próprio profissional, por meio de autoavaliação).
6. Retroação intensiva e contínua avaliação conjunta: deve haver muita informação de retorno e comunicação constante para reduzir dissonâncias e incrementar as consistências. Esse aspecto é muito importante, pois apenas com retroação (feedback) intensivo e contínua avaliação conjunta éque o funcionário terá informações sobre como está caminhando e poderá, em conjunto com o gestor, avaliar o seu desempenho, ou seja, seu esforçoou resultado alcançado.
Fonte: Ponto dos Concursos
Profesora: Angélica Carvalho
Noções de Administração de Recursos Humanos