Para entender sobre o ciclo de vida de um produto, é importante saber que eles possuem algumas caracteristicas básicas como: vida limitada, estágios diferentes, lucros diferentes de acordo com cada fase, necessidade de diferentes estratégias.
1 – Introdução
É o lançamento do produto no mercado. Nesta época suas vendas crescem lentamente e não há lucros ainda já que há muitas despesas de introdução do produto.
No caso de produtos mais caros, a demora na aceitação por parte dos consumidores é maior, retardando ainda mais os lucros da empresa sobre este produto ou então ficando até negativo.
2 – Crescimento
Neste período o produto já foi aceito no mercado e os lucros são crescentes, assim como suas vendas.
Os concorrentes já começam a aparecer também e é preciso analisar a melhor estratégia de vendas para não perder espaço.
3 – Maturidade
As vendas estabilizam-se nesta fase porque o produto deixou de ser uma novidade. Assim, os lucros também são estáveis já que a empresa precisa investir no produto devido a concorrência.
Esta fase tem uma duração maior que a anterior e por este motivo tem desafios grandes na área de marketing e pode ser subdividida em três outras fases:
Maturidade do crescimento: a taxa de crescimento está em declínio, pois a maioria dos consumidores já experimentou o produto;
Maturidade estabilizada: as vendas ficam niveladas e as vendas futuras dependem do aumento da população ou segmento.
Maturidade decadente: os consumidores começam a optar por produtos substitutos.
4 – Declínio
O produto já não é tão atrativo para o mercado e as vendas e lucros caem. Pode haver diversas razões para este declínio como entrada de concorrentes, mudança nos hábitos dos consumidores, etc.
Para lidar de forma correta com cada fase do ciclo de vida do produto, existem estratégias de marketing que podem auxiliar na busca de bons resultados.
Fonte: http://www.portal-gestao.com/gestao/marketing/item/6640-gerir-o-ciclo-de-vida-do-produto.html
Gabarito letra C.