SóProvas


ID
5256484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1A2-I

  O papel da polícia militar é exclusivamente o patrulhamento ostensivo. É por isso que essa é a polícia que anda fardada e caracterizada, mostrando sua presença ostensiva e passando segurança à sociedade.
   Nesse contexto, a polícia militar tem papel de relevância, uma vez que se destaca, também, como força pública, primando pelo zelo, pela honestidade e pela correção de propósitos com a finalidade de proteger o cidadão, a sociedade e os bens públicos e privados, coibindo os ilícitos penais e as infrações administrativas.
  Nos dias atuais, a polícia militar, além de suas atribuições constitucionais, desempenha várias outras atribuições que, direta ou indiretamente, influenciam no cotidiano das pessoas, na medida em que colabora com todos os segmentos da sociedade, diminuindo conflitos e gerando a sensação de segurança que a comunidade anseia.
   De uma forma bem simples, a polícia militar cuida daquilo que está acontecendo ou que acabou de acontecer, enquanto a polícia civil cuida daquilo que já aconteceu e que demanda investigação, ou seja, a polícia militar é aquela que cuida e previne, e a polícia civil é aquela que busca quem fez.

Internet: <www.pm.to.gov.br> (com adaptações).

No texto 1A2-I, o adjetivo “penais”, em “coibindo os ilícitos penais” (segundo parágrafo), exerce a mesma função sintática que o termo

Alternativas
Comentários
  • "PENAIS" Exerce função sintática de adjunto adnominal, logo a alternativa E tem a mesma função.

  • Essa estava massa. Errei , mas aprendi

  • VIBRAAAAAAAA MALDITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Também acertei essa questão, mas continuo com dúvida e merece um vídeo de professor comentando as alternativas, pois creio que "constitucionais" seja adjetivo de "atribuições" (substantivo abstrato). A regra da diferenciação dos adjuntos adnominais e dos complementos nominais estudei que:

    AA: trabalha p/ subst concreto ou abstrato (com valor possessivo) e é termo acessório que modifica sentido.

    CN: completa o sentido de adjetivo, advérbio e subst. abstrato.

    Aguardo...

  • GAB.: E

    No texto 1A2-I, o adjetivo “penais”, em “coibindo os ilícitos penais” (segundo parágrafo), exerce a mesma função sintática que o termo:

    e) constitucionais”, em “a polícia militar, além de suas atribuições constitucionais, desempenha várias outras atribuições” (terceiro parágrafo).

    O termo “penais” exerce função sintática de adjunto adnominal. Assim, na letra E, o termo “constitucionais” também exerce função sintática de adjunto adnominal. Em suma, temos adjetivos que estão ligados ao nome e desempenham função sintática de adjunto. Vale lembrar que o adjunto adnominal é um termo acessório da oração.

    Fonte: Professor Gustavo Silva

  • Do ponto de vista sintático o adjetivo só exerce duas funções na frase: Adjunto adnominal ou predicativo (do sujeito ou do objeto).

    Para que o adjetivo seja adjunto adnominal não pode haver nada entre o substantivo e o adjetivo.

    • Gramática para concursos - Fernando Pestana
  • acerteiiiiiiiiiiiiiiiiiii vibraaaaaaaaaaaaaaaaaa