O Diagrama de Ishikawa é uma das 7 ferramentas da Qualidade e também é conhecida como Diagrama de Espinha de Peixe, por causa do seu formato, ou Diagrama de Causa e Efeito, por ser composta pelo problema e suas possíveis causas.
A ferramenta é usada para encontrar, organizar, classificar, documentar e exibir graficamente as causas de um determinado problema, agrupados por categorias, que facilitam o brainstorming de ideias e análise da ocorrência. Como as causas são hierarquizadas, é possível identificar de maneira concreta as fontes de um problema.
GAB D
DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de causa e efeito ou Gráfico Espinha de Peixe ou método 4M ou 6M, é uma ferramenta muito útil para que se possam visualizar as várias causas que levam a um efeito, de maneira hierárquica, em função dos grupos de causas estabelecidos previamente ou observados durante o processo de classificação.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
A questão cobra conhecimento em relação às ferramentas de qualidade e quer saber qual delas é conhecida como "espinha de peixe".
Vamos às alternativas:
A- INCORRETA. A nomenclatura da ferramenta vem do inglês: 5W (what, who, when, why, where) 2H (how, how much). Essas perguntas ( o que? quem? quando? por que? onde? como? quanto?) devem ser feitas mediante a um problemas e servirão como um check list [✔] da atividade a ser desenvolvida. As respostas obtidas servem como um mapeamento ou um guia de ação da atividade e que vai nortear a execução do processo. Ou seja, não tem relação com o pedido no enunciado.
B- INCORRETA. O Diagrama de Pareto é uma ferramenta na qual pode-se selecionar vários itens, de acordo com a ordem de importância deles. O gráfico resultante mostra barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, o que permite que a priorização dos problemas seja procedida e que os registro sejam feitos de forma decrescente. Ainda de acordo com Pareto, em relação ao seu princípio com mesmo nome, 80% dos problemas são decorrentes de 20% das causas. Por isso, essa ferramenta também pode ser chamada de 80/20.
C- INCORRETA. O Diagrama de dispersão representa, graficamente, a forma que um item analisado se comporta em relação duas variáveis pré-determinadas. O gráfico resultante será capaz de mostrar a correlação entre eles da seguinte forma: Elevada, moderada ou ausente.
D- CORRETA. O diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe) também conhecido como diagrama de causa e efeito, espinha de peixe ou 6 M’s serve para analisarmos as várias causas para determinado problema. Logo, esse é o gabarito da questão.
E- INCORRETA. O ciclo PDCA foi idealizado por Stewart, mas divulgado por Deming (por isso é chamado de ciclo de Deming). As etapas desse ciclo são as seguintes: Plan (planejar), Do (executar), Check (verificar) e Act (Agir). Pode ser chamado também de ciclo da melhoria contínua.
Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019
GABARITO DA MONITORA: LETRA D