SóProvas


ID
5259475
Banca
VUNESP
Órgão
CODEN - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão:

Como as democracias adoecem
    Para saber como as democracias morrem há legistas mais capazes na autópsia. Mas, para diagnosticar como adoecem, melhor observar o mal-estar dos fatos polêmicos à luz da ousadia pessoal dos influentes que os cometem e da letargia cívica com que os influenciados reagem a eles. Lesões oportunistas são obra de ideologias diversas que enfraquecem uma nação e comprometem sua saúde democrática. 
    Neste artigo, olho um período cheio de egolatrias em que ficamos à mercê da marca do outro. Assim como a gula, apetite sem limite de quem se sente situado no topo da cadeia alimentar, a voracidade é mecanismo próprio do mau instinto de quem não tem predador natural.
     Se todos têm suas próprias razões no que fazem e estão tão mergulhados de interesse nelas, não se trata de liberdade de pensamento e é difícil imaginar reflexão de boa-fé. Existem ficções e existem fatos concretos. Embora pouco praticada entre nós, a psico-história da política costuma ser mais hábil para entender os venenos sutis que alimentam a ambição dos que são notícia.
    Anda, evidente, muito mal conduzida nossa democracia. Mas isso não significa que tenha morrido. Lembra mais a lenda brasileira de que ninguém presta e não vai dar em nada. Lenda que impulsiona o caráter arbitrário do tipo que manda ver. Um costume primitivo, institucional, cuja dimensão ainda não compreendemos inteiramente. É onde estacionou a curva da civilização brasileira e dali jamais passou. Ali onde o mundo em que são cometidos crimes e as aberrações legais ameaça ficar parecido com o mundo onde deveria ser possível corrigir suas consequências.
 (Paulo Delgado, “Como as democracias adoecem”.
https://opiniao.estadao.com.br. 12.02.2020. Adaptado)

Considere as passagens do texto:
•  ... melhor observar o mal-estar dos fatos polêmicos à luz da ousadia pessoal dos influentes que os cometem e da letargia cívica com que os influenciados reagem a eles. (1° parágrafo)
•  Neste artigo olho um período cheio de egolatrias em que ficamos à mercê da marca do outro. Assim como a gula, apetite sem limite de quem se sente situado no topo da cadeia alimentar... (2° parágrafo)
Os termos destacados significam, correta e respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • B

    1. prostração: debilidade física; fraqueza, abatimento, moleza.

  • GAB B

    Na primeira opção dava pra confundir com a letra (A), pois ousadia tbm é sinônimo de coragem, mas os sinônimos das duas últimas opções deixa claro que não é a letra (A), Logo sobra apenas a letra (B) como gabarito

  • Galera, ajudem-me nesse tipo de questão por favor.

    O ideal é buscar sinônimos no google ? Por que tento resolver esse tipo de questão e pela lógica sempre fico entre duas e no fim marco a errada :/, Não consigo ter a plena percepção de qual palavra usar, pode ser a falta de prática também, sei la ! >;/

  • não procura no Google, o melhor é pegar textos e ler, só a interpretação pode ajudá-lo
  • Tirando ''letargia'', o resto dava pra saber, nem que fosse indo por eliminação

  • o ápice ajudou kk
  • Esse tipo de questão é um pouco complicada. Eu procuro logo a palavra que realmente eu sei (ou tenho quase certeza) daí já elimino duas ou três, então tento encaixar as outras e busco a que tem a ver com o contexto. Maioria das vezes da bom.

  • LEGAL, LETARGIA E SINONIMO DE PROSTAÇÃO.

    MAIS O QUE E PROSTAÇÃO...RS

  • Resposta: Letra C

    OUSADIA: Arrojo, Coragem, Atrevimento

    LETARGIA: Prostração, estado de profunda e prolongada inconsciência, semelhante ao sono profundo, do qual a pessoa pode ser despertada, mas ao qual retorna logo a seguir.

    MERCÊ: Dependente de algo ou alguém.

    TOPO: Ápice, parte mais elevada; sumidade, cimo, cume.

  • ousadia eu lembnrei do menino ney