SóProvas


ID
5260129
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Lençóis Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia atentamente o texto a seguir:


“Resiliência tem limites”: a saúde mental na pandemia de coronavírus

Chloé Pinheiro

Morre o senador, o porteiro, um familiar, o vizinho...

Não há vagas nos hospitais, vacinas estão demorando e o dinheiro cada dia fica mais curto. Como falar em saúde mental diante de um cenário tão desanimador? Logo no início da pandemia de Covid19, os especialistas temiam uma explosão de novos diagnósticos de transtornos psiquiátricos, em especial de depressão e ansiedade.

Mas duas pesquisas robustas recém-divulgadas mostram, na verdade, que somos mais resilientes do que se imaginava. “Óbvio que há impactos esperados e compreensíveis no bem-estar dos brasileiros, só que eles não se traduzem necessariamente em mais doenças”, explica o psiquiatra José Gallucci-Neto, da Universidade de São Paulo (USP).

Uma das revisões, publicada no periódico Psychological Medicine, avaliou 25 estudos com mais de 72 mil pessoas. Todas as pesquisas incluídas compararam a saúde mental dos participantes antes e durante períodos de lockdown ou quarentena.

Em geral, houve um aumento discreto na intensidade de sintomas ansiosos ou depressivos, mas que não configura um aumento no número de diagnósticos de doenças psiquiátricas. Já os níveis de sentimento de solidão e estresse e o risco de suicídio se mantiveram praticamente iguais.

Chloé Pinheiro

(Disponível em:

https://saude.abril.com.br/mentesaudavel/resiliencia-tem-limites-a-saude-mental-napandemia-de-coronavirus/, adaptado)

Assinale a alternativa que corresponde à classificação CORRETA do termo em destaque no excerto a seguir:
Óbvio que há impactos esperados e compreensíveis no bem-estar dos brasileiros, só que eles não se traduzem necessariamente em mais doenças.

Alternativas
Comentários
  • A questão quer saber qual a classificação da palavra "bem-estar" no texto abaixo. Vejamos:

    "Óbvio que há impactos esperados e compreensíveis no bem-estar dos brasileiros, só que eles não se traduzem necessariamente em mais doenças."

    a) Incorreta.

    O advérbio circunstancia o adjetivo, verbo e o próprio advérbio, a palavra "bem-estar" está nomeando uma forma de se sentir bem, e não está diretamente ligado a nenhum dos termos que o advérbio é ligado.

    Ex: João viveu alegremente. Percebam que "alegremente" está indicando o modo que João viveu.

    b) Incorreta.

    Os verbos de ligação são aqueles que ligam uma qualidade do sujeito, são verbos sem ação. Ex: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.

    Ex: João é legal.

    c) Correta.

    O substantivo composto é aquele que é formado por mais de uma palavra. A palavra "bem-estar" é um substantivo composto, outra forma mais fácil de percebermos isso é porque o artigo "a", "o", "um" "uma" apenas se refere ao substantivo. No texto em questão, isso também ocorre. Vejam: (preposição) em + (artigo) o = no

    O bem-estar.

    Devemos saber que as duas palavras existem sozinhas e, quando se juntam, formam uma outra com sentido novo.

    O mesmo ocorre com estas: beija-flor; beira-mar; bem-me-quer; madrepérola; segunda-feira.

    d) Incorreta.

    O adjetivo é aquele que caracteriza um substantivo.

    Ex: João é alto (alto está atribuindo uma característica a João).

    Gabarito do monitor: C

  • A questão quer saber qual a classificação da palavra "bem-estar"  Vejamos: A PALAVRA EM VERMELHO A BAIXO É UMA CONTRAÇÃO DA PREPOSIÇÃO EM + O QUE DETERMINA O SUBSTANTIVO COMPOSTO

    "Óbvio que há impactos esperados e compreensíveis no bem-estar dos brasileiros, só que eles não se traduzem necessariamente em mais doenças."

    AVANÇO!! PMCE 2021