SóProvas


ID
5260450
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Pedrão - BA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.


SERENIDADE E DISCRIÇÃO NA CALMARIA DA ALMA


(1º§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Parei de falar quando percebi que ninguém estava disposto a me ouvir. Daí, então, passei a me sentir mais tranquilo, não somente pelo silêncio da voz, mas pelo silêncio interior. Juntei os dois para entender os outros na forma incrível de falação.

(2º§) Optei pelo silêncio, pois vejo a importância de recatar o que eu sou no que sinto e naquilo que faço. O falar é a prata das emoções, enquanto o calar representa o ouro no peso do seu quilate, logo, tem maior valor.

(3º§) Parei de me importar quando silenciei, pois percebi que milhares de bobagens são desprezíveis para quem se ocupa com o que há de maior valor para os humanos. Parei de dar meu máximo para quem não me dava nem o mínimo. Parei de verdade!

(4º§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Simplesmente parei de dar meu melhor para as pessoas que não mereciam nem parte disso. Parei de me importar com aqueles que demonstraram viver bem sem meu carinho. Escolhi parar. Acredite! Saiba que foi a melhor escolha que eu poderia ter feito.

(5º§) Parei de me importar quando silenciei. Não acumulei mágoas nem rancores vis, porque está longe de mim guardar sentimentos amargos, por isso parei. Pare com a ideia de que não pode parar.

(6º§) Ao parar de escolher quem na verdade nunca me escolheu, comecei a refletir mais e a ouvir a voz do meu coração. Pare e reflita! Busque edificar sua sabedoria!


(https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/) - (Acesso 13.05.2021) (Texto adaptado) -


https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/

Sobre o trecho: "Parei de me importar quando silenciei, pois percebi que milhares de bobagens são desprezíveis para quem se ocupa com o que há de maior valor para os humanos". Analise as informações seguintes:

I. A oração: "quando silenciei" é subordinada adverbial temporal.
II. O termo "milhares" caracteriza uso de hipérbole.
III. No trecho, temos exemplos de verbos pronominais. IV.A expressão: "quem se ocupa" exemplifica concordância verbal.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Alguém poderia explicar a alternativa IV?

  • tambem nao entendi a IV

  • cadê o os comentários dos professores

  • Tá difícil, em! Toda hora questão com erros
  •  IV.A expressão: "quem se ocupa" exemplifica concordância verbal.

    Regra geral, com o pronome relativo quem, o verbo deverá ser escrito na 3. ª pessoa do singular. Fui eu quem pediu autorização ao diretor.

  • temos duas formas de fazer a concordância: fui eu quem pediu. Fui eu quem pedi.

  • Pronome QUEM - verbo concorda com o antecedente ( referência do sujeito) ou com o pronome quem ( 3 pessoa do singular)

    para quem se ocupa com o que há de maior valor para os humanos" aqui esta concordando com o QUEM

  • Verbos pronominais são acompanhados do pronome oblíquo, que indica que a ação do verbo é refletida no próprio sujeito que a executa ou, no caso de mais de um sujeito, que se trata de uma ação recíproca que reflete em todos os sujeitos do enunciado.

  • Depois tem gente que ainda diz: quer questão fácil? faz prova de prefeitura kkk. Hoje em dia tá tudo díficl, ainda mais quando se trata de banca que dá o gabarito que quer.

  • :II. O termo "milhares" caracteriza uso de hipérbole. Correta.

    hipérbole é uma figura de linguagem muito comum utilizada para passar uma ideia de intensidade por meio de expressões exageradas intencionalmente. Seu uso é muito frequente em obras artísticas, como em músicas, poesias e filmes, já que é, também, muito vista na linguagem informal.

    ex: Eu estou congelando de frio!

    • Eu já te falei um milhão de vezes que eu não gosto disso.
    • Quando tomei a picada da injeção, eu não senti absolutamente nada.
    • Eu morro de rir quando assisto a essa série!
    • Chorei um oceano de lágrimas lendo esse livro...