SóProvas


ID
5261857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB1A1-I
    Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Ainda com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o seguinte item. 

A coerência e a correção gramatical do texto seriam mantidas caso o período “Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo” fosse reescrito da seguinte maneira: Mesmo que os pesticidas pareçam mais eficientes a curto prazo, hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    • Atenção: questão cobra manutenção da coerência e da gramática, mas não do sentido.

    ESCRITA ORIGINAL: Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo.

    REESCRITA: Mesmo que os pesticidas pareçam mais eficientes a curto prazo, hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo.

    1. A troca da conjunção adversativa (mas) pela conjunção concessiva (Mesmo que) mantém a correção gramatical e a coerência, mas altera o sentido.
    2. A troca do verbo aparentam por pareçam mantém a correção gramatical, a coerência e o sentido.
    3. Não há erro de pontuação: a vírgula após prazo (na reescrita) isola a oração subordinada deslocada; além de ser mantida a concordância verbal e nominal.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • apesar do ter feito a análise prévia da questão e marcado correto, quando fui reescrever na ordem direta percebi que o sujeito oracional não está na 3ª P do singular;

    também percebi que o tempo todo tem um ''nós'' oculto, ai fiquei naquela! Com uso da regra gerá aparente estranheza, sem ela incorreção. To viajando será?

    hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo, mesmo que os pesticidas pareçam mais eficientes a curto prazo.

    alguém pode dar um feedback?

  • coerência é diferente de sentido.

  • Troca o tempo verbal de indicativo pra subjuntivo, mas a questão pediu correção gramatical e não preservação de sentido.

  • Coerência é a característica daquilo que tem lógica e coesão, quando um conjunto de ideias apresenta nexo e uniformidade.

    sinônimos de lógica: Raciocínio coerente, coerência, congruência, fundamento, sentido, nexo,

    - Alguém mais ficou sem entender essa ideia de que coerência e sentido são coisas diferentes?

  • ERRADO

    Pois o "MESMO QUE" é conjunção concessiva e o "MAS" é adversativa, por tanto prejudicaria a correção gramatical do texto

  • esse "hoje" não teria que estar isolado por vírgulas?

  • Eu tenho que colocar na cabeça que coerência e sentido são coisas diferentes.

  • Não importa se mudou o sentido, já que a coerência foi mantida.

  • Você tem duas cordas, uma azul e outra preta. Você vai brincar de cabo de guerra com a azul, ela rompe, você troca pela preta.

    As cordas são diferentes? São.

    Mas ainda é uma corda que tá lá? Sim.

    Eis a diferença entre coerência e sentido. A coerência é a corda que liga as palavras, ela pode ser diferente, pode ser azul ou preta, mas ainda assim será uma corda.

  • SENTIDO = semântica, significado de algo. É a ideia que a frase passa.

    COERÊNCIA = Quando se muda uma estRutura no texto, mas ainda assim ele continua tendo lógica.

    Ex.: O dia está claro; O dia está escuro (viu como o sentido foi alterado, mas a coerência permaneceu?)

    Correção gramatical: gramática do texto.

    COERÊNCIA NÃO É SENTIDO!

    COESÃO COnexÃO entre as partes. Tem como foco a articulação interna, ou seja, as questões gramaticais. Ocorre por meio de palavras chamadas de conectivos.

  • Gabarito: Certo.

    Atentem-se ao comando da questão! Ela pediu apenas coerência e correção gramatical.

    Trecho original:  “Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo”

    Reescritura: ''Mesmo que os pesticidas pareçam mais eficientes a curto prazo, hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo.''

    A reescrita proposta não compromete a correção. Além disso, o texto resultante continua fazendo sentido, ou seja, preserva a coerência.

    A única coisa que mudou foi o sentido, pois na reescrita a conjunção ''mas'' é trocada pela conjunção ''Mesmo que''. Trazendo ideia de concessão.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Importante saber:

    Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém os sentidos do texto”, ela se refere aos sentidos originais do texto, ou seja, quer saber se esse sentido foi ou não alterado com a reescrita proposta.

    Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a coerência no texto“, ela se refere à lógica das ideias, ou seja, quer saber se faz sentido ou não aquela reescrita proposta.

    Quando a CESPE afirma “… a reescrita mantém a correção gramatical“, ela está unicamente interessada em saber se as regras gramaticais – de ortografia, pontuação, concordância, etc. – são obedecidas.

  • Mas = Oposição

    Mesmo que = Oposição

    A coerência e a correção gramatical são mantidas.

  • Correção gramatical: sem erros gramaticais: pontuação, colocação pronominal, uso de crase, paralelismo.

    Coerência: Encadeamento das ideias-> não deixa o texto sem referente; você consegue entender o que e a quem os termos estão ligados -> o texto faz sentido pra você -> o texto não é confuso e não tem ambiguidade.

    Sentido do texto: troca de conjunções -> Conjunções coordenadas por subordinadas ou coordenadas por coordenadas ou subordinadas por subordinadas. Aqui é muito aconselhável que saiba o sentido de cada conjunção, pois a troca de uma por outra muda o sentido do texto.

    OBS: Em reescrita de frases, a mudança das palavras geralmente mudam o sentido do sexto.

  • Coerência: É diferente de sentido, para ser coerente basta o texto ser compreendido. "Se o texto tem pé e tem cabeça."

    Correção gramatical: Norma culta padrão da língua portuguesa.

    O texto após a reescritura continuou coerente, embora seu sentido tenha sido modificado que não é o caso da questão, e a correção gramatical está ok.

    Gab: Correto

  • "questão cobra manutenção da coerência e da gramáticamas não do sentido..........

    E foi assim que me lasquei.....

  • GABARITO: CERTO

    Nesse tipo de questão, eu gosto de fazer um "cara crachá" pra ver o que mudou e o que não mudou. O que não mudou não vai afetar a resposta da questão. O que mudou pode afetar. Veja nas cores:

    Original: Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo.

    Proposta: Mesmo que os pesticidas pareçam mais eficientes a curto prazo, hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo.

    Veja que quase tudo foi copiado e colado (verde claro). Porém, a mudança está no trecho em vermelho. Essa mudança em vermelho não afetou a gramática nem a coerência. Mudaria o sentido com certeza, mas não é o que a banca perguntou. Então está certa.

    Esse "cara crachá" ajuda muito!

  • CORRETA

    “Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo”

    ADVERSATIVA (a frase mais importante é a que vem junto a conjunção coordenativa "mas")

    REESCRITA

    : Mesmo que os pesticidas pareçam mais eficientes a curto prazo, hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo.

    CONCESSIVA (a frase mais importante é a que NÃO vem junto a conjunção subordinativa "mesmo que")

    Conclui-se que a frase mantem a coerência e a correção

  • Acho que é incoerente sim!

    "Ainda que não fossem guerreiros, guerreavam" - Certo, pois tem coerência!

    "Ainda que não fossem guerreiros, não guerreavam" - Errado, pois é incoerente!

    "Ainda que parecesse ruim, era ruim mesmo" - Errado, pq não é coerente... como a frase proposta na afirmativa...

  • O sentido adversativo (expresso pelo conector "mas") possui semântica igual ao do concessivo (mesmo que), já que, em ambos os casos, admitem uma contradição ou um fato inesperado.

    Logo,

    Termos adversativos e concessivos podem ser substituídos sem provocar alteração semântica. Quanto ao aspecto gramatical, deve-se observar principalmente o tempo e o modo verbal, porque alguns conectores concessivos obrigam o verbo a ser apresentado no modo subjuntivo.

  • A pegadinha tá em trocar a conjunção e não falar em sentido.

    Foco no papiro

  • coerência = nexo, relação ( à primeira frase)

  • Resposta Correta

    No texto original, temos duas orações coordenadas interligadas pela conjunção "mas". Ao colocar a conjunção adverbial concessiva "Mesmo que" no início da oração, a ênfase na primeira oração é mantida e em consequência a corência do texto se mantém.

  • Altera o sentido, porém mantém coerência e correção gramatical.

  • Se fosse sentido mudava . De adversidade para concessiva
  • ESCRITA ORIGINAL >>> Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo

    REESCRITA >> Mesmo que os pesticidas pareçam mais eficientes a curto prazo, hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo.

    MAS >>> ADVERSATIVA

    MESMO QUE >>> CONCESSIVA

    ALTERA O SENTIDO , PORÉM A COERÊNCIA E A CORREÇÃO SERÃO MANTIDOS !!

  • Não altera a correção nem a coerência e, cuidado com os comentários, também não altera o sentido, pois "mesmo que" está na outra oração. Se estivesse substituindo o "mas", alteraria o sentido. No entanto, não é esse o caso.

  • Mesmo que troque as conjunções "mas" (adversativa) para "mesmo que" (concessiva), ambas trazem a ideia de oposição.

    Gramática: Adriana Figueiredo.

  • Quando a questão pergunta se há coerência, ela quer saber se tem sentido, lógica. Veja que o contrário de incoerente é = contraditório. Isso ajuda a responder :)

  • A COERÊNCIA SERÁ MANTIDA, O SENTIDO É QUE FICARÁ COMPROMETIDO.

  • Cuidado com alguns comentários. É possível transformar a adversativa em concessiva. Sem alterar sentindo e correção. É o caso desta questão!

  • ATENÇÃO AO ENUNCIADO, ALGUNS COLEGAS NÃO SE ATENTARAM AO COMANDO DA QUESTÃO E ESTÃO RECLAMANDO. A QUESTÃO NÃO DISSE NADA SOBRE SENTIDO, MAS TÃO SOMENTE SOBRE COERÊNCIA E CORREÇÃO GRAMATICAL.

    A COERÊNCIA E A CORREÇÃO GRAMATICAL SERÃO MANTIDAS, O SENTIDO É QUE FICARÁ COMPROMETIDO.

  • Acho tão difícil marcar essas questões que estão corretas. Sempre fico pensando que há algum erro.

  • É difícil, porém repita:

    COERÊNCIA É DIFRENTE DE SENTIDO

    COERÊNCIA É DIFRENTE DE SENTIDO

    COERÊNCIA É DIFRENTE DE SENTIDO

    COERÊNCIA É DIFRENTE DE SENTIDO

    COERÊNCIA É DIFRENTE DE SENTIDO

    COERÊNCIA É DIFRENTE DE SENTIDO

  • O SENTIDO DE FATO MUDA, MAS A COERÊNCIA E A CORREÇÃO, TA OKAY..

    TROCANDO O ''MAS'' POR ''MESMO QUE'' MANTEM A CORREÇÃO GRAMATICAL...

  • Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo.

    Mesmo que os pesticidas pareçam mais eficientes a curto prazo, hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo.

    mas = adversativo

    Mesmo que = concessiva

    Mantém coerência e correção, muda o sentido

  • Gente, esta questão é muito mais que saber a diferença entre coerência e sentido. Quis tbm saber se o candidato sabe a respeito da "dobradinha" entre adversativa-concessiva.

    Fernando Pestana, no seu curso, diz que coerência é mais ou menos que entender a frase (se vc trocar conectivos e continuar entendendo a frase, então manteve a coerência). Já o sentido da frase muda (a maioria das vezes). Se vc não souber ou ficar na dúvida se o sentido da frase mudou, marque que mudou. Uma simples vírgula muda todo o sentido da frase. Um simples advérbio deslocado altera o sentido da frase (a maioria dos casos).

  • muda só o sentido :(

  • Galera essa é uma questão bem capciosa, pois realmente não prejudica a coerência do texto e a correção gramatical, modifica apenas o sentido. É preciso atentar na hora de responder pois é esse tipo de pegadinha que derruba muita gente.

  • Essas questões de reescritura eu fico 10 minutos só procurando um erro.

  • Essa é a questão para "pegar" alguns candidatos sem atenção...eu fui um! rsrsrs

    olhei o sentido e já marquei como errada. Retornando ao comando da questão, percebi o "mole".

    Serve de lição para a prova

  • A coerência e a correção gramatical. Ok.

    Sentido. ~Ok.

  • coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido. coerência é diferente de sentido.

  • chupa cespe, hoje não cai!

    sentido é diferente de coerência...

    • ATENÇÃO ao enunciado: Mantendo-se a correção gramatical e a coerência do texto.
    •  NÃO ANALISAR O SENTIDO CASO A BANCA NÃO PEÇA
  • Entender isso ajuda a resolver essas questões: ↓

     A coerência e a correção gramatical = a mensagem do trecho seria entendida da mesma maneira, caso " mudassem a ordem da frase, incluísse ou retirasse itens " ? Se sim, está correta. 

    Trecho original : Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo” 

    Reescritura: Mesmo que os pesticidas pareçam mais eficientes a curto prazo, hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo.

    A ideia contínua a mesma! 

  • Dica que sempre me ajuda nesse tipo de questão CESPE:

    Reescritura=> Concessão por adversidade e vice-versa, sendo POSSÍVEL (CORREÇÃO E COERÊNCIA mantida) com as devidas adaptações:

    Ex: Ela grita do nada, mas é gente boa (O.Coordenada Adversativa)

    Ex: Embora seja gente boa, grita do nada (O. Subordinada Concessiva)

    1º Mudança do tempo verbal (indicativo para subjuntivo) E

    2º Inversão da posição da conjunção.

    Fonte: apostila estratégia prof. Felipe Luccas

    Bons estudos!

  • GAB: CERTO.

    Mudou apenas o sentido!

    Se der para entender o que está sendo dito, está coerente.

  • VEJA QUE A QUESTAO NAO PEDIU O SENTIDO, SE FOSSE O SENTINDO ESTARIA ERRADA..

    PORTANTO, TA OK..

  • Esta questão avalia se o candidato sabe reconhecer se uma reescrita de um fragmento de texto obedece às regras gramaticais. Porém, não basta apenas que a reescrita esteja correta do ponto de vista gramatical. É preciso que aspectos como a coesão e a coerência não sejam prejudicados.

     

    Dito isto, vamos à resolução.

     

    Para facilitar, vamos separar os dois trechos selecionados pelo enunciado. Primeiro, temos:

     

     “Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo".

     

    Agora, a reescrita sugerida pelo enunciado:

     

    “Mesmo que os pesticidas pareçam mais eficientes a curto prazo, hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo".

     

    Em termos estruturais a reescrita alterou pouco o texto original, iniciando a frase com a conjunção mesmo que. De resto, o texto reescrito está plenamente de acordo com as regras gramaticais, com verbos concordando em número e pessoa com o sujeito da frase (concordância verbal) e com os determinantes (adjetivo, pronome adjetivo, artigo, numeral) concordando em número e gênero com o determinado (substantivo ou pronome) a que se referem (concordância nominal). Além disso, não há problemas de coesão e nem de coerência na frase.

     

    Gabarito do professor: CERTO.

  • REPITA COMIGO:

    COERÊNCIA É DIFERENTE DE SENTIDO.

    COERÊNCIA É DIFERENTE DE SENTIDO.

    COERÊNCIA É DIFERENTE DE SENTIDO.

    COERÊNCIA É DIFERENTE DE SENTIDO.

    COERÊNCIA É DIFERENTE DE SENTIDO.

    COERÊNCIA É DIFERENTE DE SENTIDO.

    COERÊNCIA É DIFERENTE DE SENTIDO.

    COERÊNCIA É DIFERENTE DE SENTIDO.

  • A questão cobra manutenção da coerência e da gramáticamas não do sentido.

    ESCRITA ORIGINALOs pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazomas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo.

    REESCRITAMesmo que os pesticidas pareçam mais eficientes a curto prazohoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo.

    1. A troca da conjunção adversativa (mas) pela conjunção concessiva (Mesmo quemantém a correção gramatical e a coerência, mas altera o sentido.
    2. A troca do verbo aparentam por pareçam mantém a correção gramatical, a coerência e o sentido.
    3. Não há erro de pontuação: a vírgula após prazo (na reescrita) isola a oração subordinada deslocada; além de ser mantida a concordância verbal e nominal.

    Gab. C

    Bons estudos!!

  • Se o examinador tivesse pedido o sentido ia derrubar muita gente.

    A troca entre os conectivos adversativos e concessivos não altera o sentido da frase se vier em orações distintas, como na frase em questão. Ambas apresentam sentido de oposição.

    • a matéria estava difícil, embora o professor tenha explicado bem.
    • o professor explicou a matéria bem, mas ela estava difícil.

    Pra cima!

  • Acho muito estranho uma prova de Língua Portuguesa em que uma questão que não preserva os sentidos originais ser considerada correta. Mais faz parte do jogo, é se policiar para se enquadrar no joguinho do examinador.

  • Achei que precisaria de virgula após o hoje

  • Questão Coerente.

    PERFECT.