SóProvas


ID
5269687
Banca
VUNESP
Órgão
CODEN - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Toda informação produzida ou recebida por uma pessoa física ou jurídica, como resultado do exercício de suas atividades, codificada em dígitos binários e acessível por meio de sistema computacional, e que é utilizada como fonte de prova e/ou informação, é denominada documento

Alternativas
Comentários
  • Documento arquivístico digital: Toda informação produzida ou recebida por uma pessoa física ou jurídica, como resultado do exercício de suas atividades, codificada em dígitos binários e acessível por meio de sistema computacional, e que é utilizada como fonte de prova e/ou informação.

  • Gabarito: Letra C

    Documento digital: documento codificado em dígitos binários, acessível por meio de sistema computacional.

    Obs.: importante diferenciar os conceitos de Documento Digital e de Documento Eletrônico.

    Documento Eletrônico: Gênero documental integrado por documentos em meio eletrônico ou somente acessíveis por equipamentos eletrônicos, como cartões perfurados, disquetes e documentos digitais.

    Fonte: Pág. 75 do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística.

  • A questão versa sobre as possíveis variações do conceito de documento, que pode ser arquivístico ou não, e que possui características específicas a depender do suporte escolhido, que é o material em que as informações são registradas. 

    a) Documento Eletrônico, segundo o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos, e-ARQ Brasil, é

    "Informação registrada, codificada em forma analógica ou em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de equipamento eletrônico."

    A questão busca um conceito de documento que contemple a organicidade, ou seja, o fato do documento ter sido produzido ou recebido por uma pessoa física ou jurídica no decorrer de suas atividades. O conceito de Documento Eletrônico, por si só, não abarca a organicidade desejada pelo enunciado. Entretanto, o conceito de Documento Eletrônico Arquivístico, possui a mesma definição apresentada, com o adicional de que o documento deve ter sido reconhecido e tratado como arquivístico. Errada.

    "documento arquivístico eletrônico: documento eletrônico reconhecido e tratado como documento arquivístico." 

    b) Os chamados documentos convencionais são aqueles em que as informações são registradas em suportes diferentes dos digitais. Exemplo: papel.

    O documento convencional, em si, pode ser arquivístico, caso seja orgânico (produzido ou recebido no decorrer das atividades da instituição, mas nunca será codificado em dígitos binários e acessível por sistema convencional, pois isso faria com que o documento deixasse de ser convencional. Errada.

    c) Para analisar o item, é necessário saber o que é um documento digital. Segundo o e-ARQ Brasil, documento digital é:
    "a informação registrada, codificada em dígitos binários e acessível por meio de sistema computacional."
    Adicionando a organicidade, temos o documento arquivístico digital, que segundo o e-ARQ Brasil é:

    "um documento digital que é tratado e gerenciado como um documento arquivístico, ou seja, incorporado ao sistema de arquivos."

    A questão busca organicidade, codificação binária e acessibilidade por meio computacional, que são as três características básicas de um documento arquivístico digital, o que torna o item correto.

    Além disso, é uma característica de qualquer documento arquivístico, seja ele eletrônico, convencional ou digital, ser fonte de prova ou informação, já que sua produção ou recepção se dá no decorrer de atividades institucionais. Certa.

    d) Documentos analógicos são aqueles em que as informações não são registradas em dígitos binários, e sim em suportes eletrônicos que registram as informações mecanicamente.

    O documento analógico pode ser arquivístico ou não, mas não é a alternativa correta por não conter codificação binária e acesso por meio computacional. Errada.

    e) O documento nato-digital é aquele que foi produzido ou recebido, na sua origem de forma digital. Um documento nato-digital pode ser orgânico ou não, ou seja, pode ou não ter sido produzido ou recebido no decorrer das atividades da instituição, é codificado em dígitos binários, acessível por meio computacional, mas a questão busca organicidade, que estaria contemplada caso estivéssemos analisando um documento nato-digital orgânico ou nato-digital arquivístico, e não nato-digital, isoladamente. Errada.

    Fonte: e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos / Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. 1.1. versão. - Rio de Janeiro : Arquivo Nacional, 2011.

    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Questão com duplo gabarito.

    O Nato Digital também está correto, segundo a própria Vunesp : Q1838020