SóProvas


ID
5269717
Banca
VUNESP
Órgão
CODEN - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, “A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade.” O exposto está materializado no enunciado:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da D?

  • ATENÇÃO ESPECIAL não fere o princípio da impessoalidade?

  • A alternativa D não foi objetiva..

  • Gabarito : A

  • o erro da letra D, fere o principio da objetividade.

  • Po galera, sério? qual o erro da D)? Segue OS erros:

    "Senhor diretor, está valendo a pena a gente se esforçar para a implementação das novas baias para atendimento da população a partir da próxima semana."

    "Está valendo a pena"? quem quer saber? é um comentário particular, repleto de pessoalidade que não cabe na redação oficial e ainda por cima não concorda com a segunda parte "...atendimento da população A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA." Como está valendo a pena o esforço se a implementação ainda irá ocorrer?

    Bom, desculpem se errei em algum ponto, mas de fato a única que enxergo como correta é a letra A), quaisquer erros me corrijam por favor, bons estudos a todos.

  • a alternativa A fere o princípio da impessoalidade.

    "Senhor diretor, solicitamos atenção especial para a implementação das novas baias para atendimento da população a partir da próxima semana."

    o verbo destacado está na 1 pessoa do plural.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento sobre os atributos da redação oficial.

    a) A expressão "atenção especial" não está se referindo a alguém ou a algo. Na verdade, ela está sendo empregada no sentido de solicitar que o diretor se dedique mais para implementar as novas baias. Assim, o atributo da impessoalidade, bem como o da concisão, da clareza, da objetividade e da formalidade não foram infringidos e, portanto, esta é a alternativa correta.
    b) O emprego do vocábulo "louvável" compromete o atributo da impessoalidade, pois verificamos as impressões individuais de quem comunica. Dessa forma, esta alternativa é incorreta.
    c) O uso da expressão "expresso aqui minha satisfação" também está em desacordo com o que determina o atributo da impessoalidade, pois, assim como na alternativa B, identificamos que tal uso apresenta as impressões individuais de quem comunica. Assim, esta alternativa é incorreta.
    d) De acordo com o Manual de Redação, ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. Entretanto, no texto foi apresentado um trecho (já havia surgido opiniões e detalhes e vê-se, então, o quanto se caminhou) que não atende a tal atributo, pois impede que o assunto seja tratado diretamente. Dessa forma, esta alternativa é incorreta.
    e) O trecho "está valendo a pena a gente" está em desacordo com os atributos da formalidade e do uso da norma culta padrão da língua portuguesa. Conseguimos verificar nele a ausência de civilidade no enfoque dado ao assunto. Além disso, o emprego da locução pronominal "a gente", que semanticamente é equivalente ao pronome "nós", só deve ser utilizado em textos que admitam o uso da linguagem coloquial. Desse modo, esta alternativa é incorreta.
    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Resumo: não seja baba ovo, seja objetivo e pratico.

  • B - "É louvável" grau de pessoalidade

    C - "Minha satisfação" pessoalidade

    D - A concisão é ferida

    E - A formalidade é ferida

    A - Por mais que o verbo "solicitar" esteja na 1° pessoa do plural - Nós - ainda confere um ar de impessoalidade pois se refere a uma ação, que, neste caso, pode estar sendo requerida por todo um setor ou conjunto de órgãos.

  • qual o erro da D kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    essa foi boa