A questão é sobre conjunções e quer que assinalemos a alternativa em que o termo destacado é conjunção causal. Vejamos:
.
A) O ladrão conseguiu fugir porque ninguém o vigiara.
Certo. "Porque", nesse caso, é conjunção subordinativa causal e equivale a "já que, visto que, uma vez que...". "Porque" aqui indica a causa da fuga do ladrão.
Porque: conjunção com valor de “pois”, “uma vez que”... É utilizado em respostas. Ex.: Não fiz a prova porque não me senti preparada.
.
B) Vivemos os mesmos sonhos por que sempre lutamos.
Errado. "Por que" aqui é a junção da preposição "por" com o pronome relativo "que" e pode ser substituído por "pelos quais" (vivemos os mesmos sonhos pelos quais sempre lutamos).
Por que: equivale a “por qual razão / motivo” ou “pelo qual” (e variações). Ex.: Por que você não resolve mais questões? / A rua por que passamos estava cheia de buracos.
.
C) No jornal, não comentaram o porquê da briga no campo.
Errado. "Porquê" aqui é um substantivo.
Porquê: substantivo com significado de “motivo”, “razão”. Vem acompanhado de determinante: artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Ex.: Gostaria de saber o porquê dessa resposta.
.
D) Se não houve conflito, por que o famoso casal se separou?
Errado. "Por que" aqui equivale a "por qual razão / motivo".
.
Para complementar:
.
Por quê: vem antes de um ponto (final, interrogativo, exclamação) e continua com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”. É utilizado em perguntas no fim das frases. Ex.: Vocês não se inscreveram por quê?
.
Gabarito: Letra A